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TOP OF MIND

4 destaques da comunicação e publicidade em 2021

Entenda o que têm em comum as campanhas de grandes marcas que foram muito bem sucedidas e receberam reconhecimento ao longo do ano

30/11/2021 - 10h16

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Estúdio
Por Estúdio NSC
Tendências marketing 2021
Ações da Playstation e Lego se destacaram em 2021
(Foto: )

Para os profissionais de marketing, a possibilidade de explorar um número cada vez maior de canais virtuais e novas tecnologias tem resultado em campanhas extremamente inovadoras e impactantes. O ano de 2021 viabilizou conceitos e campanhas impactantes, que podem inspirar para o próximo ano.

Todas elas têm em comum: conteúdo memorável, autêntico e uma mensagem poderosa. Conheça alguns destaques a seguir.

Diversidade

Já faz algum tempo que questões de igualdade de gênero passaram a fazer parte da pauta de marcas. Cada vez mais se fala sobre diversidade e, com isso, surgem ideias diferentes para lançar reflexões sobre o assunto e provocar mudanças.

Neste ano, a famosa marca de brinquedos LEGO se destacou com a campanha que desafiou os estereótipos de gênero. Com o objetivo de criar um local de trabalho inclusivo e diverso para as crianças, a ação se baseou em um anúncio da própria marca, de 1981, no qual meninas aparecem orgulhosas apresentando criações com LEGO.

A partir disso, foi criada uma plataforma “Future Builders", que incentiva os pais a enviarem imagens de crianças mostrando as criações deles.

“Celebrar as pessoas ajuda a empoderar as pessoas e, por meio desta campanha, nós, junto com a ajuda de pais e responsáveis, queremos celebrar as habilidades e o potencial criativo das mulheres jovens de hoje” disse Julia Goldin, Diretora Global de Produto e Marketing do Grupo LEGO.

Poster da campanha da Lego
Poster da campanha da Lego
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Comunidades gamers

A indústria de games cresce em ritmo acelerado e movimenta cerca de U$ 300 bilhões por ano, de acordo com a Accenture. Com cada vez mais pessoas aderindo aos games e formando comunidades, mais marcas também buscam participar deste universo.

A campanha da Coca-Cola, por exemplo, reuniu elementos da vida real e do virtual em um vídeo que mostra uma pessoa competindo em um campeonato de eSports e não indo muito bem na partida, até abrir uma Coca-Cola e o jogo começar a melhorar. O propósito da campanha é reforçar que é possível encontrar a magia de verdade em todos os momentos. “Estamos apenas a uma Coca‑Cola de distância”, diz o slogan.

A marca também promoveu uma caça online a códigos escondidos dentro do filme, premiando os participantes com sessões de jogos com gamers famosos. A ação ainda se desdobrou na plataforma Twitch, onde os streamers puderam desbloquear códigos durante as lives e os usuários tiveram chances de ganhar Twitch Bits, a moeda da plataforma.

Live marketing

Ações pensadas para engajar pessoas e estimular a interatividade com a marca são a essência do live marketing, abordagem eficiente para gerar resultados como reconhecimento de marca, brand awareness e engajamento.

Na ocasião de lançamento do PS5, a Sony realizou uma campanha para o PlayStation mudando temporariamente o símbolo das estações de metrô de Londres para os botões do console, as imagens instantaneamente reconhecíveis para jogadores e não jogadores: o triângulo, o círculo, a cruz e o quadrado.

A ativação foi anunciada nas redes sociais por meio de vídeo e imagens espalhadas pelos canais sociais do PlayStation, atraindo atenção e emoção imediata e generalizada. Esse foi o lançamento de console de maior sucesso no Reino Unido.

Ação da PlayStation em Londres
Ação da PlayStation em Londres
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Experiências híbridas

O termo “phygital” vem da combinação entre as palavras physical (“físico”, em inglês) com digital e surgiu há alguns anos para se referir a aquilo que se integra entre os dois meios. Experiências híbridas, que perpassam os dois ambientes, se tornaram uma realidade frequente das estratégias de marketing, especialmente depois que algumas das restrições da pandemia foram amenizadas e a vida fora das telas voltou a ganhar espaço.

Um exemplo de ação pensada para unir os dois meios foi a ação da Cheetos, para promover o produto Flamin 'Hot Cheetos e celebrar a comunidade hispânica. A marca lançou a campanha #DejaTuHuella (#LeaveYourMark), dividida em em etapas.

No TikTok, a primeira etapa desafiou estudantes a “deixarem sua marca” na sociedade na forma de música, moda ou qualquer outro modo de expressão com um vídeo de 60 segundos. Até o final do ano, 10 alunos serão premiados com um fundo educacional no valor de US$ 50 mil. O desafio acumulou mais de 120 milhões de interações.

Numa segunda fase, a marca lançou uma coleção limitada de roupas em parceria com a Adidas, vendida por um app específico, que só poderia ser desbloqueado com a ponta dos dedos coberta com o pó laranja que fica como resíduo quando se come Cheetos.

Ação da marca Cheetos
Ação da marca Cheetos
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Top of Mind 2021

Neste ano, a campanha do Top of Mind vai celebrar as marcas que trabalharam o conceito de branding emocional de forma diferenciada em Santa Catarina. Com o mote “não precisa nem se esforçar para lembrar”, o conceito da campanha se propõe a mostrar que, em um mundo em que recebemos muitas informações o tempo todo, ainda assim, sempre sobra espaço na mente para lembrar das marcas preferidas.

Descubra quais são as marcas mais lembradas de SC no evento online no dia 2 de dezembro e na edição impressa dos jornais da NSC no dia 4 de dezembro.

Saiba mais acessando o canal Top of Mind 2021

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