Seja para relaxar, aquecer o corpo ou simplesmente para saborear, o chá é uma bebida natural que traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar. Durante a gravidez, principalmente por causa dos enjoos costumeiros, é muito comum que mulheres optem por consumir esse tipo de bebida.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Por isso, Natalia Barros, nutricionista mestre em Ciências pela UNIFESP e fundadora da NB Clinic, lista algumas opções que podem ser seguras para as gestantes. No entanto, lembre-se que é importante consultar um médico antes de consumi-las, a fim de confirmar a segurança para a mãe e para o bebê.

1. Chá de gengibre

Ele é amplamente conhecido por sua capacidade de aliviar náuseas e vômitos, sintomas comuns durante a gravidez. Além disso, estudos têm demonstrado que o gengibre é seguro quando consumido em quantidades moderadas durante a gestação.

Continua depois da publicidade

Acredita-se que seus compostos ativos, como os gingeróis, exerçam efeitos antieméticos e anti-inflamatórios. No entanto, é importante salientar que o consumo excessivo de gengibre pode aumentar o risco de sangramento, devido às suas propriedades antiplaquetárias.

2. Chá de casca de frutas

Chás de casca de maçã, pêssego ou laranja são geralmente considerados seguros durante a gravidez. Além de oferecerem uma variedade de vitaminas e antioxidantes, são pobres em cafeína e, portanto, representam uma opção menos arriscada para as gestantes. No entanto, é importante não exagerar no consumo, uma vez que cascas de frutas cítricas podem contribuir para sintomas de azia em algumas mulheres.

O chá de camomila deve ser evitado durante a gestação (Imagem: Brent Hofacker | Shutterstock)

Chás a serem evitados durante a gestação

Segundo Natalia Barros, alguns chás contêm ervas que podem ser prejudiciais, afetando os hormônios e o desenvolvimento do feto. Além disso, ela alerta que essas bebidas não podem entrar como substitutos da hidratação.

Continua depois da publicidade

“A água é fundamental durante a gestação para manter a hidratação adequada e garantir o desenvolvimento saudável do bebê. O consumo excessivo de chás pode levar a uma ingestão insuficiente de água”, alerta.

Abaixo, a profissional lista os tipos de chás que podem oferecer perigo às gestantes.

1. Chá de camomila

Apesar de a camomila ser frequentemente recomendada como um calmante natural, seu uso durante a gravidez é motivo de preocupação. Alguns estudos sugerem que a camomila, quando consumida em quantidades elevadas, tem propriedades abortivas e emenagogas, ou seja, que estimulam a menstruação e o relaxamento uterino, podendo aumentar o risco de abortos. Pesquisas mostraram maiores indícios de aborto espontâneo e partos prematuros nas gestantes que faziam o uso constante da camomila.

2. Chá verde

Fonte rica em catequinas e cafeína, que, consumida em excesso durante a gestação, pode estar associada a complicações como parto prematuro e baixo peso ao nascer. Portanto, bebidas contendo chá verde devem ser evitadas.

Continua depois da publicidade

3. Chá de erva-doce

A erva-doce é frequentemente utilizada para aliviar problemas digestivos. No entanto, seu consumo em grandes quantidades pode estimular as contrações uterinas, o que levanta preocupações sobre seu uso durante a gravidez.

4. Chá de erva-cidreira e mate

Ambos contêm cafeína, o que torna seu consumo desaconselhável durante a gravidez, uma vez que o composto pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso e aumentar o risco de parto prematuro.

Natalia Barros ressalta a importância do acompanhamento nutricional durante a gestação por este e outros motivos. “É fundamental que as gestantes consultem um nutricionista para orientações específicas sobre a dieta e o consumo de chás durante a gestação, visando assegurar a saúde materna e fetal durante esse período crítico”, afirma.

Continua depois da publicidade

Por Michelly Souza

Leia também

8 mitos e verdades sobre gravidez

Benefícios da atividade física durante a gravidez

Entenda os riscos e as chances de uma gravidez tardia

Destaques do NSC Total