Os planos de final de ano para muitas famílias brasileiras é o mesmo: pegar a estrada e fazer uma viagem para curtir as festas e as férias. Esse roteiro exige planejamento, e a questão financeira é um dos principais pontos dessa jornada. Por isso, ter estratégias para economizar combustível durante o trajeto é essencial e pode deixar esse passeio ainda mais divertido e relaxante.
Continua depois da publicidade
Para muitos motoristas, é difícil pensar em possibilidades para reduzir o consumo do carro, especialmente em viagens longas, onde o motor acaba sendo mais exigido. Além disso, o calor extremo do verão exige o uso do ar condicionado, o que, na teoria, aumenta ainda mais o gasto de combustível e eleva o preço da viagem.
A boa notícia é que, com revisões, inspeções, cuidados básicos e direção moderada na estrada, é possível economizar combustível mesmo em viagens longas e com o uso do ar condicionado. Práticas simples, mas que garantem uma viagem tranquila e sem dores de cabeça com gastos excessivos.
Revisões em dia
A prevenção é, sempre, a melhor estratégia para qualquer economia do carro, inclusive para diminuir o consumo de combustível. Manter as revisões e manutenções periódicas em dia garante que todos os sistemas essenciais do veículo funcionem perfeitamente, o que exige menos força do motor e, consequentemente, gastos menores.
Também é recomendado levar o carro até uma oficina de confiança para uma revisão e vistoria geral antes de pegar a estrada, mesmo que essas revisões e manutenções estejam em dia. Isso pode detectar algum problema que talvez passe despercebido ao motorista, mas que, em uma viagem, pode prejudicar o funcionamento do carro e até mesmo causar acidentes.
Continua depois da publicidade
5 dicas para economizar combustível na viagem
1 – Calibre os pneus corretamente
Pode parecer um hábito simples e até mesmo irrelevante, mas manter os pneus calibrados é essencial para a segurança do motorista e dos passageiros. Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que mais da metade dos acidentes fatais nas estradas brasileiras são causados por pneus em mau estado de conservação ou com a calibragem defasada.
Os pneus são o único ponto de contato do veículo com o solo e o que mantém o carro em movimento. Se estiverem murchos ou cheios demais, podem prejudicar a estabilidade e dificultar a condução. Além disso, exigem um esforço maior do motor, o que resulta em um consumo elevado de combustível.
2 – Reduza ao máximo o peso no interior do veículo
Esse é ponto que exige planejamento. Mas levar o menor peso possível no interior do veículo é uma prática que ajuda a não aumentar o consumo de combustível na estrada.
A lógica é simples: quanto mais peso, mais força o motor irá fazer e mais combustível vai exigir, aumentando o consumo e os gastos financeiros. Um carro com muito mais peso do que o habitual também pode sofrer danos nos eixos, freios, no câmbio e nas rodas.
Continua depois da publicidade
Diminuir a quantidade de malas, de alimentos e de outros itens que possam aumentar os quilos no interior do veículo é uma atitude que ajuda a economizar combustível nas viagens.
3 – Troque as marchas no tempo certo
Para os veículos com câmbio manual, efetuar a troca de marchas no momento adequado é uma prática que também evita o gasto excessivo de combustível. Geralmente, as trocas são feitas quando os motores estão em rotações mais baixas, entre 2.000 e 3.000 rpm).
Isso faz com que o motor trabalhe na frequência ideal, com eficiência, e aproveitamento ao máximo o combustível bombeado e também a lubrificação das engrenagens.
Mas o descuido com as trocas de marchas tem o efeito oposto. Exige mais força do motor e mais bombeamento de combustível, aumentando o consumo e, ainda, pode causar danos em alguns sistemas, inclusive no próprio câmbio.
Continua depois da publicidade
Para os carros de câmbio automático, o indicado é tentar manter uma velocidade constante, sem muitas acelerações bruscas ou reduções. Cada vez que isso é feito, o sistema bombeia combustível, elevando o consumo.
4 – Controle o uso do ar condicionado
Algumas estratégias se mostram eficientes não apenas para as viagens, mas para o dia a dia. Uma delas é, em dia de calor extremo, abrir as portas e janelas do carro por alguns minutos antes de pegar a estrada. Isso faz com que o ar quente no interior do veículo saia, o vento circule e diminua a temperatura interna.
Evitar usar o ar condicionado na temperatura mínima e potência máxima também é uma prática indicada. Planejar a viagem para que parte do trajeto seja feito ou nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde e início da noite, onde as temperaturas estão mais amenas, também é uma opção, já que diminui a necessidade de acionar o ar condicionado.
Continua depois da publicidade
5 – Direção suave
Controlar a aceleração, as reduções e freadas bruscas, fazer a troca de marchas no tempo correto e respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito. Atitudes talvez óbvias, mas muitas vezes ignoradas pelos condutores, o que pode gerar multas e punições e, ainda mais grave, causar acidentes.
Dirigir de maneira suave e consciente não só evita transtornos e garante a segurança como também ajuda a economizar combustível na viagem, já que o carro não será exigido mais do que o adequado e o motor não vai precisar trabalhar de maneira mais intensa.
De maneira resumida, o ideal é evitar acelerações bruscas e frenagens de última hora, manter uma velocidade constante e usar o acelerador com moderação. Uma direção agressiva aumenta o consumo.
Planejamento
Escolher o destino, avaliar os trajetos possíveis, planejar as paradas para abastecimento e até mesmo para descanso são pontos fundamentais da preparação para a viagem e ajudam não apenas a economizar combustível, mas também para tornar a jornada mais previsível, segura e divertida na estrada.
Continua depois da publicidade
Para o motorista, é fundamental checar a documentação do veículo e do condutor. Outros pontos necessários: ter sempre reposição do óleo do motor e do líquido de arrefecimento no interior do carro, para caso de necessidade na estrada, além do chamado “kit de emergência” que contém macaco, chave de roda e outras ferramentas e acessórios básicos, como lanternas.
Uma vistoria simples antes de pegar a estrada para avaliar nível de óleo, luzes e faróis e condições do pneu, entre outros detalhes, também é fundamental. Iniciar o trajeto com o tanque cheio e os pneus calibrados também é uma atitude que ajuda muito a economizar combustível e a ter um longo trajeto sem a necessidade de paradas extras ou de reparos.
