nsc
dc

SERIAL KILLER DE GOIÁS

5 perguntas sem respostas sobre o caso Lázaro Barbosa; polícia segue investigações

Investigadores apuram se uma organização criminosa teria participação nos assassinatos e outros crimes cometidos por Lázaro

29/06/2021 - 10h57

Compartilhe

Por Giulia Machado
Lázaro foi morto na segunda-feira (28)
Lázaro foi morto na segunda-feira (28)
(Foto: )

O assassino em série Lázaro Barbosa foi capturado e morto a tiros pela polícia nessa segunda-feira (28), após 20 dias de buscas. Apesar do desfecho para a história que chocou o Brasil, há perguntas que ainda não tiveram respostas tanto sobre os crimes cometidos, quanto sobre o confronto na mata que terminou com a morte do serial killer. Lázaro agiu sozinho? Por que fazendeiros teriam o hospedado? Qual a linha de investigação?

> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp

A confirmação da morte de Lázaro veio na manhã de segunda. Ele teria sido morto em uma troca de tiros após resistir à prisão ao ser encontrado na mata, no município de Águas Lindas de Goiás. Em um vídeo, que mostra o momento em que ele é levado à ambulância para ser transferido ao hospital, não é possível dizer se ele já estaria morto.

O secretario de Saúde do município informou que Lázaro teria sido atingido por pelo menos 38 tiros. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, para passar por uma necrópsia.

Inicialmente, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que o assassino em série havia sido preso. "Como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido", escreveu em uma rede social na ocasião.

A dinâmica da captura e morte de Lázaro ainda tem pontos sem explicação.

Veja o momento da captura

Nas imagens, é possível ver policiais e moradores da região comemorando a captura de Lázaro. Ele foi levado até a ambulância e transferido a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Lázaro agiu sozinho?

A polícia ainda investiga se Lázaro teria agido sozinho, mas há evidências de que ele teria recebido ajuda de terceiros e do envolvimento de uma quadrilha criminosa. A partir de agora, o objetivo é encontrar elos entre o assassino de Goiás e outras pessoas relacionadas ao crime organizado na região.

Por que fazendeiros o ajudaram?

Um fazendeiro e um caseiro chegaram a ser presos na última quinta-feira (24), por suspeita de colaborar para que o assassino em série não fosse encontrado. Os advogados de defesa negam o auxílio ao criminoso. Em depoimento, o caseiro afirmou que o patrão era amigo da família do fugitivo e que estava abrigando Lázaro na fazenda, de acordo com informações do G1.

> Repórter do SBT é atacada por pitbull durante apuração do caso Lázaro

Qual a motivação dos crimes?

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, afirmou que há outras pessoas envolvidas nos crimes e que haveria um quadrilha por trás do assassino em série. Materiais genéticos serão comparados para investigar a participação de outras pessoas, segundo informações do Correio Braziliense.

Rodney o classifica desde o começo das buscas como um psicopata, mas acredita que ele agia em benefício de terceiros. Ainda não se sabe em benefício de quem e nem o porquê, e portanto não se tem certeza da motivação dos crimes.

Força-tarefa que atuou nas buscas por Lázaro
Força-tarefa que atuou nas buscas por Lázaro
(Foto: )

Por que ele teve tanta facilidade em fugir?

O que explica o fato de Lázaro ter conseguido fugir três vezes da prisão? Ele conseguiu sair de unidades prisionais em 2007 (primeira vez), em 2009 e, pela última vez, em julho de 2018. A última detenção dele ocorreu por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo e estupro.

Por que ele recebeu benefício de saída temporária?

Autoridades relatam que Lázaro tem status de "psicopata". Preso na Papuda por roubo e estupro que haviam sido cometidos em 2009, ele recebeu a chamada "saidinha" de Páscoa e nunca retornou ao presídio. Como alguém com o histórico dele tem condições de receber este benefício?

Última residência

A última residência de Lázaro fica na cidade de Cocalzinho de Goiás, que tem cerca de 18 mil habitantes. No local a polícia encontrou itens e desenhos que indicam rituais de magia negra. Ainda não se sabe há quanto tempo ele morava lá e se mais alguém residia na casa.

* Sob supervisão de Augusto Ittner

Colunistas