nsc
nsc

Turismo

7 lugares imperdíveis para conhecer neste inverno

BuscaOnibus selecionou destinos próximos às capitais para você programar a viagem de férias ou um passeio no próximo fim de semana

30/06/2022 - 13h13 - Atualizada em: 01/08/2022 - 14h35

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
É possível aproveitar o melhor da estação gastando pouco viajando pelo Brasil
É possível aproveitar o melhor da estação gastando pouco viajando pelo Brasil
(Foto: )

O inverno chegou e, como todos os anos, trouxe com ele a vontade de relaxar em um lugar aconchegante, provar pratos deliciosos e se aquecer com um vinho ou chocolate quente em volta de uma fogueira ou de uma lareira. E uma das melhores partes de viver em um país continental como o Brasil é poder aproveitar todas as estações sem precisar ir tão longe.

Se no verão a gente quer sombra e água fresca nas cidades litorâneas, no inverno a gente mira os destinos do interior para curtir um merecido descanso no meio do ano.

O BuscaOnibus, que já atendeu mais de 60 milhões de viajantes em 13 anos de história, separou sete destinos de inverno imperdíveis no Brasil. E o melhor, saindo das capitais de seus estados, é possível chegar de ônibus em algumas horas.

Alfredo Wagner (SC)

A cerca de 110 km de Florianópolis, Alfredo Wagner está localizado em uma região bem estratégica para quem gosta de ecoturismo: entre a Serra Catarinense, os Campos da Boa Vista e o Vale Europeu.

> Em busca de conforto, viagem de ônibus também é escolha de classes AB

É um município rodeado por vales, e por isso, torna-se o destino ideal para quem gosta de aproveitar as paisagens naturais. Ainda, a cidade é banhada por quatro rios — o Rio Braço do Norte (afluente do Rio Tubarão), o Rio Canoas, o Rio Cubatão, e o Rio Itajaí-Açu. Por isso, ficou conhecida como Capital das Nascentes.

Além das inúmeras trilhas, uma das principais atrações turísticas de Alfredo Wagner é a montanha dos Soldados de Sebold, formada por quatro pedras gigantes. A estrutura rochosa, de aproximadamente 90 metros, recebeu esse nome porque o formato lembra soldados enfileirados.

Viagem com amigos
Santa Catarina também reúne inúmeros destinos para quem quer aproveitar a estação fria com os amigos
(Foto: )

Além desta montanha, os aventureiros podem desfrutar de cachoeiras, cânions, mirantes e lugares ideais para montar acampamento. Já para quem busca aproveitar em família, pode conhecer o Museu de Arqueologia de Lomba Alta, ou desfrutar de muita diversão no Parque Aquático Salto das Águas.

A cidade está bem equipada para atender diversas preferências de hospedagem. Quem está à procura de descanso e conforto pode optar por uma grande variedade de pousadas e hotéis. Já para uma experiência mais próxima à natureza, cabanas e chalés estão disponíveis para aluguel.

Se interessou em conhecer a cidade? É possível encontrar passagens baratas e no horário ideal consultando no maior comparador de passagens do Brasil, o portal BuscaOnibus. Com mais de 250 viações, a plataforma disponibiliza opções de viagem rápidas e acessíveis até Alfredo Wagner, partindo de Florianópolis ou de Lages.

Garopaba (SC)

Garopaba está localizada no litoral Sul de Santa Catarina, e é uma das principais localizações para os apaixonados pelo mar. Isso porque a cidade conta com dez praias, algumas delas conhecidas como as mais bonitas do estado. Para visitá-la, você pode encontrar várias opções de viagem no BuscaOnibus partindo de Florianópolis ou outras cidades.

A cerca de uma hora de distância da capital catarinense, Garopaba conta com belas paisagens, com morros e vegetação. As praias de Silveira e Ferrugem são muito procuradas pelos surfistas, enquanto Ouvidor e Praia Vermelha são as localidades ideais para trilhas.

Durante o inverno, além da proximidade com a natureza, as praias de Garopaba favorecem a observação das baleias. Além disso, quem visita a cidade pode conhecer a vila dos pescadores e o centro histórico.

Opções gastronômicas, culturais e de comércio não faltam na Praia de Garopaba, localizada no centro. Ainda, os visitantes podem contar com uma grande infraestrutura para hospedagem.

Gramado e Canela (RS)

Um dos principais destinos de inverno dos brasileiros, Gramado e Canela – assim, juntos, pois as cidades são vizinhas – já é um clássico entre os roteiros turísticos. Saindo de Porto Alegre, a viagem dura pouco mais de duas horas de ônibus.

A arquitetura e a gastronomia remetem às tradições europeias dos colonizadores da região da Serra Gaúcha.

As cidades são românticas e também são perfeitas para viajar com a família. As crianças adoram o Mini Mundo, o Mundo a Vapor. Esquiar e fazer snowboard no Snowland também faz a alegria da garotada.

Conhecidas pelo ar romântico, Gramado e Canela reúnem gastronomia e traços arquitetônicos inspiradores
Conhecidas pelo ar romântico, Gramado e Canela reúnem gastronomia e traços arquitetônicos inspiradores
(Foto: )

Para os adultos, a região tem cervejarias e vinícolas abertas à visitação, além de fábricas de chocolate. O fondue é o carro-chefe dos restaurantes locais.

Quer conhecer Gramado e Canela? O BuscaOnibus disponibiliza trajetos até as cidades, partindo de Florianópolis, de Porto Alegre ou outras cidades próximas.

Morretes (PR)

Situada entre a Serra e o Litoral do Paraná, Morretes fica a cerca de uma hora de Curitiba. Inclusive, o caminho entre as duas cidades é conhecido como um dos mais bonitos passeios de trem do Brasil. Ainda, é possível fazer o trajeto de ônibus de forma acessível pelo BuscaOnibus.

A cidade chama atenção pelos charmosos casarões históricos, onde funcionam lojas e restaurantes, no entorno do Rio Nhundiaquara, e pela Mata Atlântica preservada. Nos mais de 1500 metros de altitude do Pico do Marumbi, é possível ter uma visão panorâmica da região e até do litoral paranaense.

No Rio Nhundiaquara, operadoras de turismo oferecem atrações para fazer a adrenalina subir, como o boia-cross, além de trilhas que levam a cachoeiras.

As miniaturas do Parque Encantado Hisgeopar fascinam adultos e crianças, entre elas, a das Sete Quedas é uma das mais impressionantes. Ah, não deixe de experimentar o barreado, prato mais tradicional da região.

Petrópolis (RJ)

A menos de uma hora de viagem da capital fluminense, a cidade serrana de Petrópolis reúne belezas naturais, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Dedo de Deus, e história.

Também conhecida como “cidade imperial”, porque foi fundada por Dom Pedro II, Petrópolis tem museus com acervos que contam fatos importantes da história do Brasil, como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, o Museu Casa do Colono e A Encantada (Casa de Santos Dumont).

> Como encontrar passagens mais baratas na hora de viajar? Confira dicas

Teatros e restaurantes complementam os passeios, e em julho acontece, ainda, o Festival de Inverno, com muitas atrações de arte e lazer para todas as idades.

Com ajuda do BuscaOnibus, você viaja do Rio de Janeiro até Petrópolis de forma segura e com um ótimo custo-benefício.

Diamantina (MG)

Distante a cerca de quatro horas de Belo Horizonte, Diamantina é uma pequena cidade de grande patrimônio histórico. Recebeu, inclusive, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

A cidade recebe cerca de três milhões de turistas por ano, e é o destino ideal para quem quer conhecer a fundo o acervo histórico brasileiro. Nela, é possível conhecer a casa onde viveu o ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck, e a moradia de Chica da Silva.

Entre abril a outubro, além das atrações históricas, o município se torna o destino ideal para os apaixonados por trilhas. Além disso, é o lugar ideal para desfrutar da culinária mineira com de forma prática, já que é possível desbravar o centro da cidade a pé.

Para visitar Diamantina através do BuscaOnibus, você pode optar por vários pontos de partida, incluindo Belo Horizonte e São Paulo (SP).

Vitória da Conquista (BA)

Localizada a cerca de 510 km de Salvador, Vitória da Conquista é uma das maiores cidades do interior baiano. Por ter um clima frio e seco, é conhecida como a Suíça Bahiana, característica única que atrai milhares de turistas. E você também pode visitá-la encontrando a sua viagem com o BuscaOnibus, partindo de Salvador, Porto Seguro ou outras cidades.

É rica em cultura e gastronomia, tanto que ganhou o apelido de Terra dos Biscoitos devido a grande variedade de opções. Ainda, chama atenção pela natureza, e tem como pontos turísticos obrigatórios a Reserva Florestal Poço Escuro e o Parque da Serra do Periperi.

Entre os dias 26 a 28 de agosto, o município sedia o Festival de Inverno Bahia, um dos maiores do Brasil. Anualmente, o evento recebe artistas de renome nacional dos mais diversos ritmos, o que abrange uma grande variedade de gostos e estilos.

Garanhuns (PE)

Para finalizar este pequeno guia de viagem, Garanhuns, em Pernambuco, também se destaca também por possuir um Festival de Inverno renomado, que atrai turistas de todo o país. Neste ano, o evento acontece entre os dias 15 a 31 de julho, e terá mais de 800 atrações.

A cidade é conhecida por ter o maior frio de Pernambuco, com temperaturas que chegam aos 16ºC. Além disso, possui uma arquitetura bastante influenciada na religiosidade, pontos históricos, e inúmeros parques e jardins. Está localizada a cerca de quatro horas da capital Recife, e por isso, é um destino de fácil acesso.

É possível chegar a Garanhuns partindo de Maceió, Recife e outras cidades, através de uma rápida pesquisa no BuscaOnibus.

Anote essas dicas e planeje sua próxima viagem com o BuscaOnibus!

Leia também

Maioria das pesquisas por viagens de ônibus é feita em cima de hora

Para onde viajar no Brasil? Confira dicas de roteiros culturais para fazer pelo país

É possível viajar de ônibus com segurança em tempos de pandemia? Confira dicas para preservar sua saúde

Colunistas