nsc
nsc

Conforto de primeira

Em busca de conforto, viagem de ônibus também é escolha de classes AB

Veículos modernos garantem segurança e também são a escolha ideal para todos os viajantes

25/04/2022 - 13h03

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
viajar de ônibus
As classes AB viajam 12% a mais de ônibus do que a média da população
(Foto: )

Ficou para trás o tempo em que viajar de ônibus era exclusividade de quem desejava ou precisava economizar. Nos últimos anos, a modernização dos veículos e a qualidade do atendimento das companhias rodoviárias foram atributos fundamentais para começar a atrair público de classes econômicas mais altas.

Segundo dados levantados pela Kantar IBOPE Media, líder no mercado de pesquisa de mídia na América Latina, só em 2019, o índice de pessoas que viajaram de ônibus no Sul do País chegou a 17%. Destes, 8% eram da classe A e 19% da classe B. E não para por aí: em média, as classes AB viajam 12% a mais de ônibus do que a média da população.

Para fazer uma boa viagem, é preciso pesquisar alguns tópicos essenciais. Afinal, cair na estrada vai muito além do meio de transporte. O BuscaOnibus, maior site comparador de viagens do país, reúne todas as informações necessárias para fazer uma escolha de mestre: horários, melhores preços, trechos, tipos de ônibus, empresas, destinos e outras informações que podem ser relevantes para seu trajeto.

Com mais de 10 anos de história, a plataforma contabiliza mais de 600 milhões de pesquisas por passagens com preços mais atrativos e, além disso, trazendo companhias que oferecem conforto e veículos de alto padrão. São dezenas de empresas nacionais e internacionais disponíveis que consolidam o site como referência no segmento. Para entender o comportamento de quem prefere viajar de ônibus, José Almeida, fundador da BuscaOnibus, elucida:

— As razões que levam as pessoas a viajarem de ônibus dependem principalmente de três fatores: a distância da viagem, a situação econômica do viajante e a natureza do deslocamento, sendo que a combinação desses fatores aumenta ainda mais a variação desses motivos.

As vantagens, entretanto, vão além — e ultrapassam qualquer barreira social ou econômica.

Viagem de ônibus para quem quer economizar

Não há dúvidas: ao pensar em viajar de ônibus, a primeira vantagem que vem à mente é a economia. O BuscaOnibus, por exemplo, ajuda a comparar as melhores tarifas para ninguém extrapolar o orçamento.

— Com as promoções de passagens de ônibus cada vez mais comuns, viajar de ônibus pode ser mais econômico, principalmente após o aumento do preço da gasolina — comenta o fundador da plataforma.

Ideal para algumas horas de descanso

Seja para lazer ou a trabalho, quem viaja deseja chegar ao destino com disposição para enfrentar a maratona de atividades que o aguarda. Neste cenário, optar por ônibus modernos e com estrutura completa permitem que o trajeto seja confortável e garanta algumas horas de sono.

viajar de ônibus
As novas gerações de ônibus tem priorizado cada vez mais o conforto dos viajantes
(Foto: )

— Muitos viajantes optam por fazer a viagem durante a noite, dormindo confortavelmente num ônibus Leito ou Cama, para chegar cedo ao destino descansados para os compromissos do dia seguinte — explica José Almeida.

Pegar a estrada é para quem preza por conforto

Quem já viajou de avião sabe como pode ser um percurso desconfortável. Assentos estreitos com baixa inclinação e pouco espaço para as pernas podem levar a dores musculares intensas e indisposição chegando ao destino final. Com ônibus de última geração, isso não acontece. José Almeida conta mais detalhes:

— Modelos mais recentes como o Marcopolo G8 têm maior conforto que qualquer outro meio de transporte, principalmente na categoria Cama, onde a poltrona vira uma cama com abertura até 180 graus. Alguns ônibus de longa distância têm serviço de bordo durante toda a viagem. A maioria dos ônibus conta com sistemas de ar-condicionado silenciosos, tomadas de 110V, ligações USB para carregamento de dispositivos eletrônicos e Wi-fi gratuito.

> Site comparador de viagens ultrapassa 600 milhões de pesquisas por melhores preços de passagens

Para o passageiro dormir tranquilo, os veículos reforçam a segurança. Sistemas de ponta são capazes de detectar sinais de sonolência do motorista, gerando alertas, além de adotarem normas internacionais de segurança contra acidentes.

Viajar de ônibus é para todos

É preciso desmistificar a ideia de que viajar de ônibus é uma questão apenas de economia. Independentemente da classe social e econômica, todos podem desfrutar de uma jornada tranquila e confortável, sem perder de observar as belezas naturais do caminho.

— À semelhança do que já acontece em regiões desenvolvidas como Europa e Estados Unidos, o Brasil evoluiu para um pensamento coletivo de que a praticidade vale mais que o status. Com ônibus mais confortáveis e seguros, a viagem se torna uma alternativa mais barata, mais confortável, mais segura e menos cansativa do que viajar em viatura própria. Assim, o ônibus vem ganhando o respeito merecido entre todas as classes sociais — complementa o diretor da BuscaOnibus.

Acesse www.buscaonibus.com.br e confira as melhores ofertas de passagem.

Leia também

Novo app de mobilidade repassa valor total da corrida para o motorista

5 lugares onde a Inteligência Artificial está presente e você nem imagina

Até final de 2022, Brasil deve ter 100 mil carros elétricos circulando

Colunistas