nsc
nsc

O futuro é agora

Até final de 2022, Brasil deve ter 100 mil carros elétricos circulando

Debatendo o futuro da mobilidade urbana, o 4º Mobisul está com inscrições abertas e gratuitas, com palestras, workshop, test drive e muito mais

11/04/2022 - 16h39

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
carros elétricos
Os carros elétricos devem dividir o mercado com modelos a combustão e híbridos até 2030
(Foto: )

Você sabia que o Brasil terá, até o fim deste ano, 100 mil carros movidos a energia elétrica? É o que estima a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Além disso, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, houve aumento de 93% no número de emplacamentos de carros elétricos, fomentando ainda mais o debate sobre o futuro ser “elétrico”.

Outra pesquisa do Instituto Big Data mostra que mais de 70% dos brasileiros consideram comprar um carro elétrico como próxima compra de veículo. Esse cenário deve ser o fio condutor do 4º Mobisul – Congresso Internacional de Mobilidade, que acontece de 26 a 30 de abril, no centro de eventos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus Florianópolis-Continente, em Coqueiros. Totalmente gratuito, o evento terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais.

Com o tema “Os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável”, o evento é limitado a 250 pessoas por dia e restam poucas vagas. Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação e o uso de máscara. Haverá, ainda, transmissão remota, ao vivo, com necessidade de inscrição. Para ver a programação completa e fazer a inscrição, acesse bit.ly/mobisul2022. Todos receberão certificado de participação.

Sobre o Mobisul

O Congresso terá plenárias, debates, workshop e a 1ª Feira de Veículos Elétricos e Híbridos de SC. No dia 26, será realizada a Câmara Smart Cities Fiesc, com o tema “Energia renovável e limpa: perspectivas para o futuro e projetos de energia solar”, além da inauguração da terceira maior usina solar do Estado em um único endereço, instalada no campus do IFSC Florianópolis-Continente, com 370 kW.

ifsc continente
Evento acontece no IFSC Florianópolis-Continente, onde será inaugurada a terceira maior usina solar do Estado em um único endereço
(Foto: )

Outra atração prevista para o evento será o veículo elétrico Renault Zoe, utilizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, resultante de uma parceria com o IFSC, que inclui a instalação de um eletroposto na sede do Legislativo.

> Wi-fi faz mal à saúde? Mitos e verdades que você precisa saber sobre tecnologias sem fio

A programação internacional contará com a participação de Gabriel B. Caselli Ostermann, da British Columbia (Canadá); Carlos F. da S. Ramos, do Instituto Superior de Engenharia (Porto/PT); José H. Querido Maia, do Instituto Politécnico de Setúbal/PT; Ismael Soto Gomes, da Universidade de Santiago do Chile; Luiz Fernando Oliveira, da Renault América; e Edgar M. Rodrigues, Gerente de Programa Mundo da Embraer/Eve Air Mobility, que produz aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical e infraestrutura de mobilidade aérea urbana.

Como resultado final, será elaborada uma carta com sugestões efetivas para ações de mobilidade urbana, no âmbito dos poderes executivo e legislativo. O documento terá a participação de todos os segmentos que estiverem no 4º Mobisul.

— Há uma necessidade de regulamentação urgente das ações públicas, como a difusão dos fóruns de mobilidade urbana e a melhoria do Estatuto das Cidades, com ênfase na melhoria da qualidade e da eficiência dos deslocamentos por parte das populações — explica um dos coordenadores do 4º Mobisul, André Ostermann.

carros elétricos no Brasil
Segundo André Ostermann, Mobisul fará sugestões para ações de mobilidade urbana, no âmbito dos poderes executivo e legislativo
(Foto: )

Estarão presentes na abertura o reitor do IFSC, professor Maurício Gariba Jr.; o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; o presidente da Assembleia Legislativa de SC, deputado Moacir Sopelsa; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi; e o governador Carlos Moisés da Silva.

O 4º Mobisul é uma realização do Sindepark/SC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc), Instituto Federal de SC (IFSC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio). Apoio: Celesc Distribuição S/A, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, WEG, Federação das Indústrias de SC (FIESC), Eletric Mobility Laboratory (Emol), Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Inova Aluguel de Carros, Mundo Car VEX São José 2022, hotéis Majestic e Slaviero. Patrocínio Ouro: Zletric e Volvo. Patrocínio prata: Wecharge.

I Semana da Mobilidade amplia discussão sobre o futuro elétrico

Coincidentemente no mesmo período a Grande Florianópolis reuniu dois eventos sobre mobilidade elétrica. Com isso, o 4º Mobisul e o Mundo Car VEX São José 2022 unificaram parte de suas ações para fortalecer a repercussão do tema na sociedade, criando assim a I Semana da Mobilidade.

A principal atividade conjunta será a Parada da Mobilidade, no dia 30, a partir das 10h45. Uma carreata de veículos elétricos sairá do Iate Clube de Florianópolis até o MC Eventos, junto ao Mundo Car Mais Shopping, atravessando a histórica ponte Hercílio Luz. Todos que tiverem carros elétricos ou convertidos estão convidados a participar.

Com foco na mobilidade, energia limpa e cidades inteligentes, o Mundo Car VEX São José 2022 vai de 28 a 30 de abril, no MC Eventos, junto ao Mundo Car Mais Shopping. Mais informações: vexmobility.com.br

Números importantes do setor até 2030:

  • 145 milhões de veículos elétricos estarão circulando pelo mundo (Canaltech)
  • As maiores montadoras não fabricarão mais carros à combustão
  • 30 milhões de pontos de recarga pelo mundo (InsideEVS)
  • R$ 820 bilhões serão gastos anualmente apenas com infraestrutura de recarga
  • Os carros elétricos devem dividir o mercado com modelos a combustão e híbridos até 2030. A projeção é feita pela Agência Internacional de Energia

Inscrições gratuitas estão abertas. Confira a programação completa e participe!

Leia também

Donas da própria carreira, mulheres tem ocupado cada vez mais cargos de liderança

Veja dados essenciais para entender o consumidor em Santa Catarina

Dicas para chegar na melhor idade cuidando da pele e da saúde

Colunistas