nsc
nsc

Desmistificando

Wi-fi faz mal à saúde? Mitos e verdades que você precisa saber sobre tecnologias sem fio

Que o avanço tecnológico é cada vez mais visível, isso é verdade... Mas já passou da hora de desmistificar algumas ideias

30/03/2022 - 17h15 - Atualizada em: 30/03/2022 - 17h16

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
wi-fi
Tecnologias sem fio estão cada vez mais presentes na rotina e, spoiler: elas não fazem mal à saúde
(Foto: )

Em um passado não tão distante, estar conectado exigia a ação de centenas de cabos, não é mesmo? Hoje essa realidade está mudando. Dispositivos sem fio estão por todos os lados e ainda prometem ocupar novos lugares na vida e na rotina das pessoas.

> Bairro de Palhoça aposta na inteligência artificial para garantir segurança de moradores e visitantes

A tecnologia wireless é o que permite conectar dispositivos móveis ou fixos sem a necessidade de um conector físico. Com ela, a transmissão de dados acontece via radiação infravermelha, satélite ou radiofrequências. Um ponto de acesso envia os dados em forma de ondas de rádio, que são captadas por antenas e transmitidas para os dispositivos em conexão com a rede local.

Mas, apesar de estar a cada dia mais presente na vida das pessoas, algumas dúvidas ainda são compartilhadas. Confira alguns mitos e verdades sobre a tecnologia sem fio:

Tecnologia sem fio faz mal à saúde

Mito. Pode ficar tranquilo(a): ter dispositivos wireless em casa não oferece danos à saúde. Todas as tecnologias sem fio trabalham com radiação eletromagnética, igualzinho a televisão — que faz parte dos lares brasileiros desde a década de 1950.

Alarmes sem fio não são eficientes

Mito. É lógico que, quando uma atitude suspeita é identificada, o alarme precisa responder instantaneamente. O mito de que alarmes sem fio não respondem tão bem surgiu do medo de ficar exposto ao perigo — e esse receio é completamente normal. Entretanto, não corresponde aos fatos: as melhores centrais de alarme sem fio têm uma comunicação bidirecional com os demais dispositivos, permitindo que a central de alarme e os dispositivos se mantenham em comunicação o tempo todo.

Além disso, os dispositivos contam um um mecanismo de alerta sobre qualquer tentativa de violação física dos produtos — o tamper, que está presente nas partes da frente e de trás do sensor, garantindo o funcionamento do sistema mesmo em caso de intervenção não permitida.

Instalação sem quebra-quebra

Verdade. Os dispositivos de tecnologia sem fio oferecem um excelente benefício logo de cara: a instalação é fácil, rápida e não exige quebra de paredes. O Sistema 8000 de alarmes da Intelbras, por exemplo, é perfeito para quem deseja optar por dispositivos de monitoramento eficientes, mas não quer enfrentar uma reforma estrutural. Sem quebra-quebra, sem gastos desnecessários e nenhuma bagunça ou sujeira.

Os sensores só funcionam a curta distância

Mito. Este é outro mito que precisa ser elucidado. Dispositivos sem fio interagem com sua central através de um sistema de radiofrequência robusto, ou seja, distâncias maiores são contempladas. A potência dos componentes cobre todos os cômodos de uma casa e até mesmo de um centro comercial de centenas de metros quadrados.

Design elegante e moderno

Verdade. Quando a arquitetura do ambiente é bem planejada para gerar harmonia e conforto, não faz sentido inserir aparelhos brutos ou com design ultrapassado. Por isso, contar com dispositivos sem fio elegantes e discretos é a melhor saída. Os sensores da Intelbras são desenvolvidos para ficar imperceptíveis aos olhos, mas sempre cumprindo sua função: conectar, proteger e facilitar a vida dos moradores e frequentadores do local.

> O que esperar da tecnologia para a área de segurança?

Casa inteligente na palma da mão

Com o avanço da tecnologia, é possível encontrar inúmeros dispositivos sem fio. Desde os mais simples e comuns do cotidiano, como carregadores de bateria, mouses, teclados, fones de ouvido e caixas de som, até os mais modernos e complexos, que garantem proteção e praticidade em ambientes públicos e privados.

A Intelbras, empresa brasileira que há 45 anos oferece soluções inovadoras em segurança, redes, comunicação e energia, tem um portfólio completo de produtos sem fio que fazem toda a diferença no dia a dia. Alarmes de segurança, câmeras de monitoramento e dispositivos para controlar cercas elétricas, eletrodomésticos, lâmpadas e fechaduras — tudo de forma remota.

De acordo com a empresa, os produtos Intelbras possuem um sistema sem fio bidirecional, garantindo a entrega das informações entre a central e os dispositivos. Funciona em uma faixa de frequência de 915 Mhz a 928 Mhz criptografada, o que garante a segurança do sistema de alarme sempre. Por ser sem fio, os dispositivos auxiliares são alimentados por baterias que possuem uma autonomia de até 5 anos de duração.

Agora que alguns mitos e verdades foram explanados, é hora de falar sobre as principais vantagens da tecnologia wireless.

Versatilidade

Além da fácil instalação, os dispositivos sem fio são altamente versáteis e oferecem ótimo desempenho, uma vez que podem funcionar tanto sozinhos, quanto integrados a um sistema, como em uma casa inteligente. 

A linha Izy da Intelbras permite acionar ou programar cenários de iluminação, eletrodomésticos, cortinas e portões, controlar diversos aparelhos de forma remota através de um único dispositivo, transformar qualquer televisão em uma smart TV e controlar acessos com fechaduras e videoporteiros de forma inteligente.

Bateria durável

Dispositivos sem fio não podem depender apenas da conexão wireless, afinal, sistemas de segurança não podem depender de energia para funcionar, não é mesmo? Os dispositivos do Sistema 8000 da Intelbras possuem baterias com vida útil de até 5 anos, aumentando a performance e a comunicação eficiente dos aparelhos.

Segurança e tranquilidade no dia a dia

Quem possui alarmes comuns em casa, com certeza já viu o aparelho disparar erroneamente. Além do incômodo, as falhas acabam gerando perda de credibilidade, afinal, quando houver uma ocorrência real, os moradores da residência podem acreditar que o alarme errou mais uma vez.

> O que vai mudar com a nova conexão 5G?

Com a linha 8000 da Intelbras, isso não acontece. Isso porque a empresa é a única fabricante nacional que desenvolve dispositivos com sensor de fotoverificação — no momento da invasão, os moradores recebem imagens do momento. Além disso, os sensores inteligentes com Pet Immunity diferenciam pets de até 20 quilos de um invasor, garantindo mais eficácia no monitoramento.

Monitoramento 24 horas

Nem todo dispositivo sem fio garante proteção 24 horas. Entretanto, a Central de Alarme Sem Fio AMT 8000 é completa — a Intelbras recomenda a contratação de uma empresa de monitoramento 24 horas para complementar a segurança de residências, empresas e indústrias. Essa vantagem, aliada às câmeras e sensores de alta performance, permitem acionar a equipe de segurança imediatamente, minimizando o impacto da invasão.

Quer saber mais sobre segurança e aparelhos sem fio? Acesse o site da Intelbras!

Leia também

Intelbras investe em ambiente de trabalho criativo e humanizado

Internet das coisas: Saiba como tornar a sua casa inteligente e conectada

Intelbras Itec oferece mais de 600 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos

Colunistas