nsc
nsc

Intelbras

Internet das coisas: Saiba como tornar a sua casa inteligente e conectada

O conceito IoT já é realidade e com a automatização de processos, torna o lar mais prático e confortável

03/12/2021 - 09h59 - Atualizada em: 09/12/2021 - 15h00

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
casa inteligente
Na casa inteligente, a rotina pode ser facilitada com o uso da tecnologia IoT
(Foto: )

Os últimos anos trouxeram inúmeras mudanças para a nossa rotina e muitas delas foram acentuadas com a pandemia. De repente, casas se tornaram escritórios, agências, empresas e tivemos que nos adaptar rapidamente utilizando produtos e soluções tecnológicas para trabalharmos e ficarmos entretidos.

> Ranking Top of Mind 2021: Conheça as marcas mais lembradas pelos catarinenses

Neste cenário, os consumidores passaram a investir cada vez mais em produtos para deixar seus lares mais inteligentes e automatizados, priorizando um ambiente prático, confortável e moderno. Uma prova disso é que o termo internet das coisas, ou IoT, nunca esteve tão popular. Milhares de brasileiros já se acostumaram a utilizar as frases “Ok, Google” ou “Alexa, toque minha playlist de bom dia” ou “Qual é a previsão do tempo pra hoje?”.

Casa conectada

Na casa inteligente, o comando de TVs, lâmpadas, ares-condicionados, portas, tomadas, câmeras e muito mais está a um pedido de distância, ou seja, tudo pode estar conectado. Para que isso aconteça, os produtos precisam ser inteligentes ou, no caso de equipamentos mais antigos, é possível adquirir tomadas inteligentes ou smart plugs.

Em Santa Catarina, a Intelbras vem ampliando seu portfólio diante dessa tendência mundial, sempre com o intuito de democratizar a tecnologia. A companhia lançou, em 2021, a linha IZY, que é composta por produtos de alta qualidade e ótimo custo-benefício. A Izy garante ambientes completamente integrados e versáteis, com a possibilidade da criação de inúmeras ‘cenas’ personalizáveis conforme a rotina do consumidor, com a ajuda da Alexa, Google Assistente ou aplicativo exclusivo.

Ações como esta demonstram que investir na modernização da infraestrutura com tecnologia não é mais uma realidade distante – mas sim, possível.

Definindo cenários para a casa inteligente

Para deixar o lar smart, o usuário pode adquirir os produtos aos poucos, conforme for se sentindo mais à vontade para criar suas rotinas, definindo cenários que deixarão seu dia a dia mais prático sem mistérios. As possibilidades são inúmeras:

  • Acordar: para iniciar o dia tranquilo, é possível definir que as lâmpadas inteligentes do quarto aumentem o brilho gradualmente até o nível programado, despertando de forma agradável e tranquila. A Alexa `diz bom dia´ e começa a tocar uma playlist para ajudar no despertar através de um smart speaker. Enquanto isso, a cafeteira já pode ir preparando aquele cafezinho, tudo isso através do aplicativo;
  • Sair de casa: problemas como esquecer a chave de casa não existem mais graças às fechaduras digitais. Com elas, o usuário só utiliza a sua digital, tag ou senha para entrar e sair da residência ou apartamento. Também é possível liberar remotamente o acesso aos visitantes através de aplicativos e gerenciar quem entrou e saiu. Outro exemplo, é possível programar o funcionamento do ar-condicionado, como desligar assim que sair, ou ligar um pouco antes de chegar.
  • Mais segurança: sensores de abertura e fechamento em janelas e portas vão deixá-las mais seguras. Além disso, alarmes inteligentes podem ser utilizados na casa e, se houver algum problema, o usuário é alertado pelo aplicativo. Outra solução inteligente muito útil e que traz mais segurança são os detectores smart de fumaça e gás. Eles identificam situações de vazamento, emitindo um alerta sonoro e enviando uma notificação pelo aplicativo.
  • Eletrodomésticos mais antigos: o usuário não precisa sair comprando vários equipamentos novos, ele pode adaptar alguns dos que já possui em casa. A solução é o uso de tomadas inteligentes ou smart plugs. Com esse dispositivo, conectado ao aplicativo, é possível manter os equipamentos desligados e liberar a entrada de energia para seu acionamento apenas quando desejado. Para produtos como sanduicheira, panela e fritadeira elétricas, as tomadas inteligentes abrem oportunidade para o controle a distância, desde que o usuário deixe tudo pronto, esperando apenas ligar a energia.

A casa inteligente veio para ficar, a tecnologia está cada vez mais acessível e presente no nosso dia a dia. Saber desenvolver e utilizar diversos cenários através de soluções tecnológicas de qualidade e de empresas de confiança como a Intelbras só trarão mais praticidade, segurança e economia às tarefas domésticas, auxiliando no trabalho, seja ele remoto ou presencial.

Sobre a Intelbras

Empresa brasileira de capital aberto (INTB3) com mais de 45 anos no mercado, tornou-se referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no país através de seus distribuidores e revendedores. 

Intelbras tem inovação no DNA e soluções tecnológicas que protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. O portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial que permitem diversas aplicações em setores como empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades entre outros segmentos de negócio.

A empresa tem 9 unidades distribuídas pelo país: a matriz e duas filiais em São José/SC, duas filiais em Florianópolis/SC, uma filial em Santa Rita do Sapucaí/MG, uma filial em Manaus/AM, uma filial em Jaboatão dos Guararapes/PE e, ainda, uma em construção em Tubarão/SC.  Com mais de 5 mil colaboradores, a Intelbras exporta para diversos países da América Latina e está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há 18 anos.

Acesse o especial Top of Mind 2021.

Leia também

“Quando você foca no consumidor, você dificilmente erra”, afirma diretor de soluções da Globo

Impactos na mobilidade urbana contribuem com aquecimento do setor automotivo em SC

Colunistas