nsc
nsc

Tecnologia no dia a dia

Bairro de Palhoça aposta na inteligência artificial para garantir segurança de moradores e visitantes

Com soluções inteligentes desenvolvidas pela Intelbras, o bairro é referência em qualidade de vida

29/03/2022 - 16h08

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
passeio pedra branca
O bairro Pedra Branca, em Palhoça, conta com inteligência artificial para garantir segurança
(Foto: )

A inteligência artificial não está apenas nos filmes de ficção científica, que projetam para o futuro tecnologias quase que inimagináveis. Ela está aqui, mais perto do que você imagina — e pode estar no seu dia a dia, trabalhando para a sua proteção. São máquinas com capacidade de raciocínio, que reconhecem padrões visuais, sensoriais e de comportamento e aplicam o raciocínio em situações comuns do cotidiano. É justamente por reconhecer esses padrões que o sistema consegue captar comportamentos anormais e agir de imediato para evitar acidentes, aglomerações e até impedir a ação de criminosos.

Em ambientes residenciais e empresariais, a inteligência artificial de ponta consegue mapear a área de cobertura quando integrada ao CFTV - Circuito Fechado de Televisão. O resultado é um monitoramento mais ágil e eficaz, refreando os erros causados por limitações humanas. Sem a tecnologia, funciona assim: as câmeras de segurança transmitem imagens para uma central. Lá, o material é analisado por profissionais da área, que precisam atuar com agilidade quando identificam qualquer comportamento incomum.

Por exigir atenção e ação humana de modo constante, o processo está sujeito a falhas. Ou seja, a segurança patrimonial e dos indivíduos pode ser comprometida. Com a IA, o risco à integridade física e material é extraordinariamente reduzido. Veja como a Inteligência Artificial atua na prática!

Tecnologia garante proteção em casa e no trabalho

Existe uma série de dispositivos inteligentes que podem proteger empresas e residências de atitudes criminosas. A Intelbras, que há 45 anos oferece soluções inovadoras em segurança, redes, comunicação e energia, conta com produtos capazes de compreender a rotina do local, captar situações atípicas e alertar a equipe de segurança em questão de segundos — sem perder a qualidade e sempre aprimorando a capacidade de análise preditiva.

Quem usufrui da tecnologia são os moradores da Cidade Pedra Branca, bairro modelo localizado em Palhoça. O projeto, desenvolvido exclusivamente para as necessidades do bairro, conta com câmeras de alta definição com visão panorâmica que permitem a contagem e identificação de pessoas, captação de placas de veículos, busca forense e reconhecimento facial. Além de diminuir o tempo de resposta em casos de delitos e infrações, a solução aumenta a sensação de segurança aos moradores e visitantes.

— Após a implantação do projeto da AMO em parceria com a Intelbras, a sensação de segurança no bairro Pedra Branca aumentou muito. Hoje, com a utilização dos equipamentos em conjunto com o sistema de gerenciamento Defense IA, nossos operadores conseguem trabalhar na prevenção de ocorrências — explica Diego Chierighini, Superintendente AMO e morador do bairro.

O Defense IA, mencionado por Diego, é um software da Intelbras que gerencia de forma unificada os equipamentos de segurança eletrônica. Com ele, é possível integrar câmeras, gravadores e controles de acesso com reconhecimento facial, leitura de placas e até realizar a contagem de pessoas para administração de fluxo. É uma solução prática, já que é leve, intuitiva e exige menos servidores, licenças e treinamentos.

> Vai viajar? Saiba como deixar sua casa protegida para viajar com tranquilidade

Com uma câmera inteligente ligada à tecnologia de leitura de placas de diferentes veículos, da Intelbras, é possível controlar a entrada de veículos em um condomínio e restringir o acesso de placas não registradas no sistema. Na Cidade Pedra Branca, essas câmeras estão localizadas na entrada do bairro, para garantir a captação do fluxo de entrada e saída, oferecendo mais segurança.

Além disso, o dispositivo ajuda a localizar infratores ou pessoas desaparecidas, por exemplo. Outra vantagem dos dispositivos IA é a possibilidade de desenhar uma linha virtual na imagem detectada e, caso um objeto cruze essa barreira invisível, o sistema reporta ao operador exatamente o que foi detectado. Ou seja, se um indivíduo tentar entrar no quintal de uma residência, o sistema identifica e reporta a central imediatamente. Para quem mora ou trabalha em ambiente monitorado com Inteligência Artificial, sobra mais tempo para curtir a vida.

— Com o sistema de monitoramento da Intelbras, conseguimos trabalhar na prevenção das ocorrências, o que nos deixa muito mais tranquilos para aproveitar a infraestrutura do bairro — comenta Diego.

Inteligência Artificial e integridade física

Os dispositivos inteligentes da Intelbras protegem não apenas bens materiais e propriedades intelectuais em empresas e residências. A tecnologia também capta movimentos que podem prejudicar a integridade física dos indivíduos. 

As câmeras inteligentes detectam quedas e acionam a central de comando, diminuindo o tempo de deslocamento das equipes de resgate até o local do ocorrido e reduzindo os possíveis danos causados pelo acidente. Em locais como escolas, universidades e estádios, os dispositivos captam comportamentos violentos, evitando crimes que oferecem risco à vida.

Inteligência artificial e a valorização imobiliária

Na hora de investir em imóveis, sejam residenciais ou empresariais, é preciso avaliar a potencial valorização ou desvalorização do bem ao longo dos anos. Afinal, um investimento só é inteligente quando gera mais lucro com o passar do tempo. Um bairro violento, por exemplo, dificilmente renderá bons negócios.

A segurança é um dos aspectos que as pessoas mais estimam na hora de decidir onde morar ou empreender. Isto é, locais com um forte sistema de monitoramento como o da Intelbras, além de serem mais seguros, são mais rentáveis.

— Um bairro seguro tem uma valorização imobiliária muito maior. O sistema que nos auxilia a gerar segurança tem sua parcela de contribuição na valorização dos imóveis — comenta Diego

Quer saber mais sobre o impacto da inteligência artificial na segurança residencial e corporativa? Clique aqui.

Leia também

O que vai mudar com a nova conexão 5G?

Intelbras investe em ambiente de trabalho criativo e humanizado

Intelbras Itec oferece mais de 600 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos

Colunistas