A primeira temporada de verão com a vacinação adiantada vem animando os turistas, mas os preços salgados das passagens aéreas durante essa época do ano nem tanto. Com isso, viajar de ônibus mais uma vez se torna a alternativa ideal, por ser uma opção prática, barata e acessível.
Continua depois da publicidade
Entretanto, é possível que alguns passageiros ainda tenham receio de viajar durante a pandemia de Covid-19, que teve aumento de casos com a variante Ômicron. Por isso, o BuscaOnibus, site especializado em comparar preços de passagens para diversos destinos, preparou algumas dicas que podem ajudar o viajante a percorrer as estradas sem medo e com segurança nesse momento. Confira!
1. Cumpra as regras sanitárias
A pandemia não acabou e não é a hora de descuidar das medidas apontadas pelas autoridades sanitárias. A imunização age para diminuir os riscos e casos graves de Covid-19, mas não impede totalmente a contaminação da doença. Apesar de Santa Catarina ser o terceiro estado no ranking da vacinação no país, o vírus não tira férias e vem contaminando a população, tendo em vista a disseminação da variante Ômicron.
> Conexão Verão chega com música boa e dicas você para aproveitar o melhor da temporada em SC
Por isso, máscaras – de preferência PFF2, que são mais eficazes para a proteção, são extremamente necessárias. Utilizar álcool gel nas mãos ou lavá-las antes de entrar no ônibus, evitar consumir alimentos e bebidas (e por consequência retirar a máscara) são algumas das iniciativas que podem ser tomadas para diminuir o risco de contágio.
Continua depois da publicidade
Não viaje, em hipótese alguma, com sintomas que podem ser gripe ou Covid-19. Tenha empatia, pois mesmo que a doença esteja apresentando manifestação leve em uma pessoa, pode levar outra a óbito.
2. Opte por viagens em horários alternativos ou períodos de menor tráfego
Fique atento aos horários com maior número de passageiros e escolha aqueles onde o ônibus está mais vazio, se possível. Como a transmissão do novo coronavírus ocorre pelo ar, quanto mais aglomeração, maior a chance de contaminação.
Ainda que você siga as recomendações, os outros passageiros também precisam se adequar às medidas de segurança. Por isso, veja se a empresa responsável pelo trajeto adota e fiscaliza os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.
A higienização constante com vaporização é uma das soluções encontradas para diminuir a propagação do vírus, assim como a disponibilização de álcool em gel no veículo que vai realizar o transporte coletivo de passageiros.
Continua depois da publicidade
3. Compre online com antecedência
Não é preciso se deslocar até a rodoviária ou empresa de ônibus para comprar a passagem. Hoje, todo o processo pode ser feito de forma online – o que evita gastos e aglomerações desnecessários. Quanto menos tempo passar com outras pessoas que não morem na mesma residência, melhor.
Uma alternativa é procurar sites que encontrem os melhores horários e passagens disponíveis no momento. O BuscaOnibus é uma plataforma que realiza esse serviço, onde é possível encontrar informações sobre horários, preços, trechos, tipos de ônibus, empresas, destinos e outras informações que podem ser relevantes para seu trajeto, seja ele qual for. A ferramenta é utilizada por viajantes, turistas e sites especializados. Além de otimizar tempo na busca, ajuda o cliente a pensar melhor no roteiro para viajar em segurança, diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.
BuscaOnibus é referência entre viajantes
É possível encontrar horários de ônibus para milhares de destinos em todo o Brasil e também na América do Sul, com informações de mais de 250 empresas nacionais e internacionais. A empresa, com sede na capital catarinense Florianópolis, conta com mais de 60 milhões de clientes desde sua criação, em 2009. Além disso, a plataforma está disponível na versão mobile para ser utilizado com internet no celular e também em aplicativos para Android, disponível na Google Play.
Segundo José Almeida, diretor geral do BuscaOnibus, pelo sistema é possível fazer comparação de alguns trechos mais longos em que é possível comparar as passagens dos dois modais – ônibus e avião.
Continua depois da publicidade
— Além dos preços, há outros fatores que muitas vezes fazem os usuários optar pelo rodoviário, como não precisar do tempo e do custo de deslocamento até o aeroporto, e até mesmo o conforto, pois muitos gostam de viajar à noite enquanto descansam, ou a disponibilidade de internet durante todo o trajeto — detalha.
Acesse o site do BuscaOnibus e confira as melhores ofertas de passagem.
Leia também
Intelbras Itec oferece mais de 600 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos
Reserva de emergência: investimentos de renda fixa são alternativos à poupança
