A ex-ginasta Isabelle Marciniak morreu aos 18 anos na quarta-feira (24), em Curitiba. A atleta de ginástica rítmica foi campeã brasileira em 2021 e teve a morte confirmada na manhã desta quinta-feira (25) pela Federação Paranaense de Ginástica, por meio de uma nota publicada nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
“Com muito pesar, a Federação Paranaense de Ginástica recebe a notícia do falecimento da ex-ginasta Isabelle Marciniak. Isabelle fez parte da história do Clube Agir, onde construiu conquistas importantes e brilhou em Campeonatos Paranaenses e Brasileiros”, diz o comunicado da federação.
Isabelle tratava um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que se origina no sistema linfático, responsável pela produção e circulação das células de defesa do organismo.
Ginasta venceu campeonato brasileiro em Florianópolis
Natural do Pará, ela construiu a maior parte da trajetória esportiva no Paraná. A jovem foi campeã geral do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica “Ilona Peuker”, realizado entre 23 e 27 de novembro de 2021, em Florianópolis. Na mesma competição, também conquistou o primeiro lugar no aparelho bola e o segundo lugar no aparelho fita, conforme a federação.
Veja fotos da jovem
Continua depois da publicidade
O que é o linfoma de Hodgkin
O linfoma de Hodgkin é tipo de câncer que se origina no sistema linfático. A doença se tornou conhecida do público por ter sido enfrentada pela influenciadora Isabel Veloso e pelo ex-técnico da Seleção Brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira.
De acordo com o Ministério da Saúde, o linfoma de Hodgkin se caracteriza por se espalhar de forma ordenada entre os linfonodos, por meio dos vasos linfáticos. A doença surge quando um linfócito, geralmente do tipo B, se transforma em uma célula maligna, passando a se multiplicar de forma descontrolada.
O câncer tem origem mais frequente na região do pescoço e no mediastino, área localizada no tórax. Pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum entre adolescentes e adultos jovens, especialmente entre 15 e 29 anos, além de adultos entre 30 e 39 anos e idosos com 75 anos ou mais. Homens apresentam maior propensão ao desenvolvimento da doença.
Federação lamenta morte da atleta em nota oficial
Na nota, a Federação Paranaense de Ginástica destacou a importância da atleta e relembrou uma das últimas conquistas da atleta, em 2023.
Continua depois da publicidade
“Entre seus últimos feitos, destaca-se o título de campeã com o trio adulto do Clube Agir, resultado de seu comprometimento e espírito de equipe”, afirma a federação.
O velório será realizado nesta quinta-feira (25), na Capela do Cemitério Jardim Independência, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
“Que sua história, sua paixão pelo esporte e sua lembrança sigam vivas como inspiração para todos que acreditam na ginástica como ferramenta de formação humana e transformação. Nossos sentimentos. Descanse em paz”, lamentou a federação.






