A exatas duas semanas de distância para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que acontecem no dia 5 de novembro, a disputa entre a democrata Kamala Harris e republicano Donald Trump segue acirrada. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As pesquisas de intenção de voto apontam uma eleição polarizada, com os dois candidatos empatados dentro da margem de erro no voto popular e nos estados-chave.
Eleições norte-americanas têm início de votação antecipada em dois estados
No último levantamento, divulgado nesta terça-feira (22), feito pela agência de notícia Reuters e o Instituto Ipsos, Kamala aparece à frente de Trump, com 46% contra 43% das intenções de voto. Os números representam um empate técnico.
Continua depois da publicidade
A eleição estadunidense, portanto, deve ser decidida voto a voto e, no momento, o cenário está indefinido.
Delegados: na projeção atual, Trump deve ser eleito
Para ser eleito presidente dos Estados Unidos, é preciso conquistar 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Cada estado possui um número específico de delegados, que varia conforme a população e o total de representantes no Congresso.
O candidato que for mais votado de um estado leva todos os delegados da área, mesmo que ele vença por somente um voto de diferença.
Caso os resultados das últimas pesquisas se concretizem, a projeção atual indica que Donald Trump tem vantagem sobre Kamala Harris, e seria eleito.
Continua depois da publicidade
Pesquisas nacionais
Kamala Harris e Donald Trump estão empatados dentro da margem de erro no voto nacional, conforme indica a média das pesquisas de intenção de voto reunidas pelo jornal “The New York Times” e pelo projeto “FiveThirtyEight”. Confira:
THE NEW YORK TIMES
- Kamala Harris: 49%
- Donald Trump: 48%
FIVETHIRTYEIGHT
- Kamala Harris: 48,2%
- Donald Trump: 46,4%
A candidata democrata possui vantagem numérica.
O que são os estados-chave?
Os estados-chave são os que não apresentam um tendência clara entre os democratas ou republicanos. Por isso, a eleição é incerta nessas regiões.
Em 2024, são considerados estados-chave Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos?
Quem é J.D. Vance, candidato a vice de Trump nas eleições dos EUA