O senador James David Vance, conhecido como J. D. Vance, tem 39 anos e está no primeiro mandato do cargo nos Estados Unidos. O jovem político foi escolhido por Donald Trump como vice na chapa das eleições presidenciais dos Estados Unidos em que o ex-presidente vai tentar voltar à Casa Branca.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
J. D. Vance é descrito por analistas do jornal norte-americano The New York Times como um senador “ideólogo ambicioso que adora os holofotes”. A aposta é de que a juventude e a energia do senador ajudem a aliança de Trump na corrida presidencial.
J. D. Vance já foi crítico severo de Donald Trump, chegando a chamá-lo de “repreensível” e “heroína cultural”, ainda segundo informações do New York Times. Veículos dos Estados Unidos informaram também que ele teria chamado de ex-presidente de “idiota cínico” e “Hitler da América” a um ex-colega de quarto.
Apesar das críticas, Vance passou a endossar o discurso de Donald Trump sobre fraude nas eleições presidenciais de 2020. Depois disso, ganhou o apoio do ex-presidente ao entrar na política, na disputa pelo Senado, em 2022. Elegeu-se para o cargo, que passou a ocupar no início de 2023.
Continua depois da publicidade
O novo candidato a vice-presidente é conhecido também por ser autor do livro de memórias Hillbilly Elegy, que inspirou o filme Era uma vez um sonho, do serviço de streaming Netflix. O filme conta a história do senador, desde a origem em família humilde que foi morar no estado de Ohio, até a formação em Direito.
Veja fotos de J.D. Vance, vice de Trump na eleição dos EUA
Vance nasceu e foi criado na cidade de Middletown, em Ohio, região com forte presença da indústria nos Estados Unidos. Com a diminuição dos empregos, a família do hoje senador também passou a sofrer financeiramente.
Vance serviu ao Exército norte-americano na guerra do Iraque e depois se formou em Direito na Universidade de Yale.
Continua depois da publicidade
Vance foi crítico a Trump nas eleições de 2016. Considerou-o inapto para o cargo e criticou os discursos de Trump contra imigrantes. Depois de 2021, quando conheceu o ex-presidente, mudou de opinião e passou a elogiar as ações de Trump na presidência. As críticas do passado são minimizadas por ambos.
Nos últimos anos, Vance deu palestras e era convidado em jantares do partido. As dificuldades enfrentadas por ele, como o vício da mãe em drogas, era um assunto explorado entre os políticos aliados.
Trump anuncia senador J.D. Vance como vice em chapa para eleições nos Estados Unidos
Escolha ocorreu em meio à convenção
A escolha de J. D. Vance como vice foi feita por Trump em meio à convenção do Partido Republicano, que começou nesta segunda-feira (15) e confirmou a indicação de Donald Trump como candidato à Presidência. É a terceira eleição seguida que ele concorre.
O anúncio também ocorre dois dias após o atentado que deixou dois mortos e feriu Trump, durante um comício no estado da Pensilvânia.
Continua depois da publicidade
Leia também
AR-15: Arma encontrada em atentado contra Donald Trump é uma das mais vendidas nos EUA
O que se sabe sobre o ataque a Donald Trump durante comício no EUA
Os presidentes assassinados e outros atentados contra políticos na história dos EUA
Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos?