Após um começo de semana caótico nos hospitais de Blumenau por causa da alta demanda, a prefeitura informou que vai reavaliar o funcionamento dos postos de saúde e ambulatórios gerais durante os feriados. Nesta segunda e terça-feira, por causa do ponto facultativo de Carnaval, apenas uma unidade abriu a cada dia e o reflexo foi sentido nas emergências do Santo Antônio, Santa Isabel e Misericórdia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Em nota, a prefeitura disse reconhecer “que o atendimento nesse período ficou prejudicado, afetando, inclusive, os hospitais, mas ressalta que reavaliará o formato do acolhimento para os próximos feriados, já que o planejamento era atender uma demanda semelhante à registrada nos fins de semana”. Em entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC TV Blumenau, o secretário de Saúde Marcelo Lanzarin disse que uma das mudanças é a abertura do Ambulatório Geral da Itoupava Central aos fins de semana — justamente para atender a região Norte da cidade.

A situação veio à tona na segunda (12), quando o AG do Garcia era a única unidade de saúde da prefeitura aberta para atendimento. Houve alta demanda e as portas foram fechadas antes do previsto para que as equipes conseguissem atender quem já estava lá dentro. Na terça (13), um vídeo mostrou o pronto-socorro do Santo Antônio lotado, inclusive com pessoas sentadas e deitadas no chão.

A direção do hospital contou que a média diária é de 250 atendimento, mas praticamente dobrou no começo dessa semana. Foram 455 na segunda e 400 na terça. Cerca de 70% desses pacientes apresentavam quadros ambulatoriais, que poderiam ser resolvidos nos postos ou AGs. Conforme o Santa Antônio, as queixas eram de dengue, gastroenterite e problemas respiratórios.

Continua depois da publicidade

Blumenau cria serviço de consultas médicas 24 horas sem paciente precisar sair de casa

Vídeo mostra lotação no Hospital Santo Antônio

No Misericórdia, na Vila Itoupava, a situação também ficou complicada. Isso porque o hospital era a única unidade de saúde aberta atendendo durante todo o feriadão na região Norte de Blumenau. Segundo a direção, foram recebidos 319 pacientes em 48 horas. O número é cinco vezes acima do normal. Um médico extra precisou ser chamado na terça (13) à tarde para suprir a demanda.

Lotação no Hospital Misericórdia

O Hospital Santa Isabel informou ter remanejado equipes de outros setores para auxiliar no pronto-socorro e também colocou um médico a mais na escala diante do volume de pacientes.

Leia mais

Moradora é picada por jararaca durante caminhada em Blumenau

Morador de Blumenau é assassinado em casa e cidade chega ao quarto homicídio do ano

Destaques do NSC Total