nsc
an

Um ano de Novo

Adriano Silva apresenta balanço do primeiro ano como prefeito de Joinville

Evento aconteceu na noite desta quarta-feira na Acij

08/12/2021 - 21h03

Compartilhe

Sabrina
Por Sabrina Quariniri
Visivelmente satisfeito, Adriano Silva falou sobre seu um ano à frente da prefeitura de Joinville
Visivelmente satisfeito, Adriano Silva falou sobre seu um ano à frente da prefeitura de Joinville
(Foto: )

Na noite desta quarta-feira (8), o prefeito Adriano Silva (Novo) fez a prestação de contas e o balanço de sua gestão do primeiro ano à frente de Joinville. O evento aconteceu na Associação Empresarial de Joinville (Acij) e contou com a presença de cerca de 60 pessoas — entre empresários, secretários municipais, vereadores e demais autoridades —, com massiva presença masculina. 

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Antes do início oficial do evento, o prefeito atendeu à imprensa. Adriano cedeu 30 minutos para responder a perguntas, de forma calma e cautelosa. O presidente da Acij, Marco Antonio Corsini, foi o primeiro a falar oficialmente no evento. De forma breve, elogiou a gestão de Adriano e de seus secretários e destacou o trabalho da instituição, que teve uma "parceria forte com poder público" neste último ano. 

Evento contou com secretários municipais, vereadores, empresários e outras autoridades
Evento contou com secretários municipais, vereadores, empresários e outras autoridades
(Foto: )

Adriano Silva assumiu o microfone oficialmente por volta das 19h15 e permaneceu com a palavra por cerca de uma hora. Durante sua apresentação, em seus gestos e no discurso, foi perceptível seu contentamento com o ano que passou e com o trabalho executado por seu "time", como costuma chamar, mesmo em meio a um período que definiu como "desafiador", por causa da pandemia da Covid-19. 

Um dos destaques de seu governo, que seguiu as diretrizes do "jeito Novo de governar", segundo o prefeito, foi a criação do processo seletivo para os cargos municipais, o que fez com que "profissionais realmente capacitados" pudessem ocupar as secretarias. O nome do secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva — que já esteve à frente da pasta na gestão passada —, foi um dos citados como exemplo. 

Além disso, a aproximação com a Câmara de Vereadores, das secretarias e também dos órgãos de segurança pública foram, para o prefeito, essenciais na execução do governo. "É um dream team", como ele mesmo definiu. 

 — Nosso time conseguiu fazer algo que nos surpreendeu. Não existe uma secretaria que não teve entregas importantes na cidade. E isso nos orgulha — disse. 

Outro ponto evidenciado por Adriano, e que já era bastante forte durante a sua campanha eleitoral, foi o "resgate do orgulho joinvilense". Segundo ele, o que mais gostou de entregar foram as obras nos espaços públicos da cidade, que fez com que "as praças ficassem vivas novamente". 

Principais pontos do balanço do 1° ano

Nos principais pontos citados durante o balanço de um ano, na saúde, Adriano destacou o avanço na aplicação da vacina contra a Covid-19 (980 mil aplicadas) e o sistema de agendamento online. Na educação, citou que a cidade foi exemplo no país, sendo uma das primeiras a retomar as aulas. 

Na infraestrutura, destacou a volta da circulação no trânsito das ruas afetadas pelas obras do rio Mathias e a pavimentação em 65 km de ruas e avenidas na cidade. Na habitação, citou a regularização fundiária para mais de mil famílias e a regularização da Vigorelli. 

Leia também

Crimes de estelionato crescem mais de 150% em Joinville

> Sem uso há mais de uma década, prédio público de Joinville “fecha” acesso

> Hidrovia entre Joinville e São Francisco do Sul será “reformada”

> Joinville mantém liderança no ICMS e terá fatia maior em 2022

> SP é inspiração para Joinville mudar lei sobre organizações sociais

Colunistas