Baseada na própria vivência e na de mulheres que defendeu, a advogada catarinense Danielle Leite escreveu o livro “Esta não é uma história de amor”, lançado nessa sexta-feira (24). A obra de ficção retrata, entre outros temas, a violência contra mulher.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Moradora de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, Danny atua na área do Direito de Família e defende mulheres vítimas de violência doméstica. Antes de se tornar advogada, ela se formou em Letras com habilitação em Espanhol. A literatura sempre foi uma de suas paixões.

Menina de 8 anos comemora fim da radioterapia vestida de princesa em SC

— É um pouco da minha história. Eu tive um divórcio bastante conturbado, difícil, passei por muitas coisas e demorei bastante tempo para entender que aquilo que eu vivia realmente era um relacionamento abusivo. Também tem muito daquilo que ouvi de vítimas — salienta a escritora.

Continua depois da publicidade

O livro físico está disponível na Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime e Submarino. Já a versão e-book pode ser encontrada na Amazon, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal).

Inspiração da avogada

Foi depois da separação que Danny se tornou advogada e descobriu que poderia ajudar outras mulheres. Segundo ela, os agressores têm um modo de agir parecido que gera sensações similares também nas vítimas. Isto faz com que as histórias de violência tenham muitos pontos em comum.

“Vou te matar e quebrar teu celular”: homem ameaça e agride mulher no Sul de SC

— A violência não é só física. Muitas vezes a mulher está vulnerável e acaba perdendo patrimônio, direitos dos filhos, direitos dela mesma, porque ela está vulnerável com aquela violência. Ela é tão vítima daquela situação que não consegue se preocupar em fazer um divórcio adequado — afirma.

Justamente pela ausência de agressão física as vítimas têm dificuldade de enxergar os sinais de violência, como aconteceu com a própria Danny. Por isso, a autora acredita que muitas mulheres podem se identificar com a obra. Outro objetivo do livro é desmistificar a ideia de que as vítimas não saem dos relacionamentos porque não querem.

Continua depois da publicidade

— Quem for ler e não se identificar, talvez consiga perceber através da jornada da personagem que, ao contrário do que se acredita, elas não são frágeis. Muitas vezes, essas mulheres são fortes, decididas, sonham com uma carreira, mas acabam se vendo envolvidas em algo que não é bom e do qual elas não conseguem sair — destaca a escritora.

Homem condenado por estupro da neta é preso no Sul de SC

Confira a sinopse

Esta não é uma história de amor, ou quiçá seja, dependendo da perspectiva. Alice sonha em conhecer o mundo e tornar-se uma grande jornalista. Aprecia a liberdade, deseja voar alto, muito além da casa modesta em que mora no interior do Brasil. A jovem quer experimentar, conhecer lugares, culturas, gastronomia, idiomas, pessoas diferentes. Viaja a Barcelona para estudar jornalismo e acaba engatando um romance tórrido e intenso com Chris, um jovem confiante, extrovertido e incrivelmente atraente. A garota, arrojada e decidida, vê sua vida transformada por esse amor de Chris. Ao mesmo tempo, Alice se depara com um mistério: o desaparecimento de jovens estrangeiras. Apaixonada pelo jornalismo investigativo, ela inicia uma jornada desafiadora a fim de desvendar o mistério e libertar-se das amarras do seu relacionamento. Nessa incrível história, que tem como cenário a fascinante cidade de Barcelona, Alice descobrirá que há muitos perigos, que os monstros não nascem monstros, e que as mulheres podem ser tratadas como mercadorias. Mas será que a jovem destemida e justa conseguirá desvendar os segredos? Entre o sonho de se tornar jornalista e o amor, qual escolha ela fará?”.

Veja fotos da advogada Danielle Leite

Leia mais

Operação contra “máquinas-fantasmas” afasta 10 servidores do cargo em prefeitura de SC

Papa concede título de Basílica Menor a santuário de SC pela primeira vez

Destaques do NSC Total