As agências espaciais americana e europeia, NASA e ESA, respectivamente, divulgaram nos últimos dias novas imagens do 3I/Atlas, cometa interestelar que está em órbita no nosso Sistema Solar e que foi descoberto em julho. Os novos registros estão entre os mais nítidos já revelados do nosso visitante e também mostraram novos detalhes desse intrigante corpo celeste.

Continua depois da publicidade

As imagens foram feitas pelo telescópio Hubble e também pela sonda JUICE, que está a caminho de Europa, uma das Luas de Júpiter e que deve chegar ao destino em 2029.

Na foto da sonda JUICE, é possível identificar as caudas de plasma e poeira e também o coma do cometa. Nas imagens do Hubble, o núcleo fica bastante destacado e se percebe que o brilho do 3I/Atlas segue intenso e azulado após a passagem pelo Sol, ocorrida no final de outubro.

Novas imagens do 3I/Atlas

A NASA informou que novas imagens do 3I/Atlas devem ser reveladas nas próximas semanas. A agência já está com uma série de fotografias do cometa, capturadas pelo Hubble e pela JUICE. Os registros estão sendo sobrepostos e estudados, e as próximas divulgações virão acompanhadas de mais detalhes sobre a composição química e o comportamento do visitante interestelar.

Recentemente, a NASA realizou uma live, onde também mostrou imagens inéditas do 3I/Atlas, explicou a formação do cometa, divulgou novas informações e, também, rebateu mais uma vez as teorias conspiratórias levantadas sobre o astro. A agência também reforçou que o 3I/Atlas não representa nenhum tipo de ameaça para a Terra.

Continua depois da publicidade

Cometa vai se aproximar da Terra em dezembro

O cometa 3I/Atlas vai ficar mais “perto” da Terra em breve. No dia 19 de dezembro, o visitante vai passar a cerca de 270 milhões de quilômetros do nosso planeta, ponto de maior aproximação na trajetória.

Na ocasião, poderá ser observado de praticamente qualquer lugar da Terra com o uso de equipamentos como binóculos e lunetas, mas não deve ficar visível a olho nu.