Além de ser uma ótima pedida para curtir os dias mais quentes do verão, pegar uma praia também traz benefícios para a saúde. Tomar um banho de mar ajuda a aliviar o estresse, diminui a tensão e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. O contato com a água salgada também ajuda a reduzir os sintomas de doenças como a depressão: segundo a pesquisadora Deborah Cracknell, do Aquário Marinho Nacional francês, até mesmo olhar para a água do mar melhora o humor e aumenta a sensação de calma, como ela explica em seu livro “A Terapia do Mar: Conheça os benefícios dos oceanos para a saúde e bem-estar” (Editora Nascente, 2019).

Continua depois da publicidade

A pesquisadora Bernadine Satariano, da Universidade de Malta, descreve a costa marítima como um ambiente de conexão com a natureza, de restauração da saúde física e mental e também de socialização. Em um artigo publicado em 2021, ela aponta que a beira do mar é um espaço onde os indivíduos desenvolvem conexões sociais e se tornam parte de uma comunidade, reforçando os laços com amigos e familiares. Segundo a autora, o litoral é um local que facilita e promove novas conexões e a coesão social, que são altamente benéficas para a saúde e o bem-estar.

Ou seja, independentemente de qual seja a praia de sua preferência, uma coisa é certa: tanto as águas calmas quanto as ondas mais altas trazem inúmeros benefícios para a saúde, e o verão é a melhor época para aproveitar tudo o que a água e o sal marinhos podem oferecer.

Sistema imunológico

Um estudo desenvolvido na Universidade de Alicante, na Espanha, constatou que a água do mar aumenta a resistência do sistema imunológico. A água marinha contém diversos minerais, como o cloreto de sódio (que é o responsável pelo gosto salgado), o selênio, o silício e o zinco. Seus componentes possuem efeitos antioxidantes e imunomoduladores, que são substâncias que atuam diretamente no sistema imunológico.

Cicatrização da pele

Alguns componentes da água salgada, como o iodo e o sódio, têm efeito cicatrizante, e outros ainda são antissépticos. É por isso que a água do mar ajuda a cicatrizar feridas ou pequenos machucados. A areia da praia também contribui nesse processo, com sua ação esfoliante. Assim, tomar um banho de mar é uma forma natural de remover a pele morta do corpo.

Continua depois da publicidade

Respiração

As vias respiratórias também são alvo da limpeza proporcionada pela água do mar, que remove secreções e muco das narinas. A água ainda contribui com a redução de sintomas de alergias, como rinite e sinusite, como demonstram estudos desenvolvidos no hospital Royal Prince Alfred, na Austrália.

Além da água, a brisa que vem do mar também tem ação “limpante” no organismo, pois age diretamente nos pulmões.

Circulação sanguínea

O contato das ondas do mar com a pele ajuda a fortalecer a circulação sanguínea, por meio do aumento da oxigenação dos tecidos e da vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos). A água do mar reduz o inchaço, pressão arterial e previne a acumulação de gordura nas artérias.

Mergulhos e caminhadas na beira do mar são recomendadas para quem sofre de varizes, hipertensão arterial, aterosclerose, miocardite e doença arterial coronária.

Continua depois da publicidade

Terapias e tratamentos

Além dos benefícios psicológico e emocionais, a água do mar também é utilizada como tratamento para doenças como a fibromialgia. Conhecidos como “talassoterapia”, os procedimentos utilizam as propriedades da água, algas, lama e areias marinhas, e são realizados tanto à beira-mar quanto em espaços controlados, como em spas, simulando o contato com o mar.

Mas cuidado

Mesmo com muitas propriedades benéficas, não significa que não é preciso tomar alguns cuidados antes de aproveitar o banho de mar. Por exemplo, se estiver passando o dia na praia, atente para não entrar na água logo após as refeições. Ao contrário do que muitos pensam, isso não é um mito. No entanto, não é exatamente a água que causa o problema.

Água salgada - NSC - Guia do Verão
Banho do mar é benéfico para a sáude, mas exige alguns cuidados. (Foto: Freepik)

Fazer atividades físicas — como nadar — logo depois de comer pode trazer perigos à saúde. Quando fazemos exercícios, os músculos precisam de mais fluxo sanguíneo. Porém, após as refeições, o corpo precisa se concentrar no processo digestivo, enviando sangue para o estômago. Fazer atividades físicas, especialmente intensas, pode causar alterações na digestão, como desconfortos, refluxo gástrico e vômito.

Além disso, após sair da água, lembre-se de reaplicar o protetor solar, pois o mar e o suor do corpo alteram os efeitos do produto, diluindo-o na pele e retirando o fator de proteção. Para evitar queimaduras, reaplique o filtro solar sobre a pele seca com frequência – em casos de exposição prolongada ao sol, o recomendado é passar novamente a cada duas horas, ou sempre após o banho de mar.

Continua depois da publicidade

E, apesar de todos os benefícios, há uma parte do corpo que pode sofrer um pouco com o contato com a água marinha: o cabelo. O sal e outros componentes da água do mar fazem com que os fios fiquem com mais frizz e aumentam a desidratação capilar e, juntamente com a exposição ao sol e à brisa da praia, a água salgada faz com que os cabelos fiquem quebradiços, ressecados e opacos. Para evitar que isso ocorra, proteja-se da radiação solar nos horários mais quentes (das 10h às 16h), lave os cabelos com água doce após os mergulhos e mantenha uma rotina de hidratação capilar.

Seguindo estes cuidados básicos, você vai poder aproveitar ainda mais os dias de verão e todas as benesses que a água salgada tem a oferecer, com segurança e proteção durante o banho de mar.

Leia também

Calor e saúde: saiba como se prevenir das doenças típicas da estação

Verão é a estação ideal para se reconectar com a natureza