nsc
hora_de_sc

Chuvas

Alagamento na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, atinge casas e arrasta carros

Segundo bombeiros, inundação foi provocada por rompimento de lagoa que recebe efluentes de estação de tratamento da Casan

25/01/2021 - 06h54 - Atualizada em: 25/01/2021 - 12h08

Compartilhe

Por Guilherme Simon
Alagamento na Lagoa da Conceição
Alagamento atinge a Lagoa da Conceição na manhã desta segunda (25)
(Foto: )

Um alagamento atinge ruas e casas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (25). Moradores registraram a força da água, que invadiu vias e arrastou carros. A Avenida das Rendeiras, principal acesso da região, foi interditada e não tem previsão para reabertura. A Servidão Manoel Luiz Duarte foi a mais atingida.

> Entenda por que chove tanto nos últimos dias em Santa Catarina

Segundo o Corpo de Bombeiros, a inundação foi provocada pelo rompimento de uma lagoa de depósito de água proveniente da estação de tratamento da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), localizada próxima das dunas. A ocorrência foi registrada por volta das 6h30min.

Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil atuam no local para retirar os moradores que ficaram ilhados. Duas pessoas precisaram de atendimento médico. Um homem que sofreu ferimentos leves durante a inundação e outro que se recuperava de cirurgia. Aproximadamente 60 moradores foram retirados de botes pelas equipes dos bombeiros até por volta das 10h20, segundo informações da rádio CBN Diário.

— Nesse momento estamos com duas forças-tarefas, mais efetivo da cidade de Florianópolis, em operação. São cerca de 20 homens, que nesse momento estão fazendo a retirada das pessoas que estão ilhadas nas residências — informou o tenente-coronel Diogo Bahia Losso, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, por volta das 8h20min.

> Veja fotos e vídeos dos estragos da chuva em Florianópolis

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, Ricardo Stefanelli, responsável pelo setor de comunicação da Casan, confirmou que a inundação na Lagoa da Conceição foi provocada pela ruptura da lagoa de infiltração utilizada pela concessionária. Ele explicou que se trata de uma lagoa artificial, que recebe efluentes tratados.

— A lagoa não suportou a enxurrada. Como a lagoa recebe efluentes já tratados, nós estamos aqui tentando recompor as bombas que se romperam com a enxurrada para que volte o sistema à normalidade — declarou.

Alagamento na Lagoa da Conceição
Carros foram arrastados pela força da água
(Foto: )
Alagamento na Lagoa da Conceição
Moradores são resgatados pelos bombeiros na Lagoa da Conceição
(Foto: )

Em comunicado após o incidente, a Casan informou que já trabalha para recolocar as estruturas que foram danificadas com o rompimento.

"Em função do rompimento de lagoa artificial de infiltração que recebe efluente tratado da Estação de Tratamento de Esgotos da Lagoa da Conceição, a Casan já providencia recolocação de tubulações e de bombas danificadas pelas fortes chuvas para normalizar o sistema", informou o comunicado.

> Mãe e filha morrem em deslizamento sobre casa em Florianópolis

Ainda segundo a Casan, desde as primeiras horas da manhã, equipes estão no local mobilizados para solução do problema. "Profissionais de assistência social também estão presentes avaliando prejuízos e orientando moradores", diz o texto.

Arte alagamento na Lagoa da Conceição
Inundação ocorreu após rompimento de lago artificial usado pela Casan
(Foto: )

“Foi desesperador”, diz pescador que teve casa inundada

Morador da Lagoa da Conceição há 35 anos, o pescador Roberto Carlos Vicente, 54, afirma que nunca tinha passado por uma situação parecida. Roberto conta que estava dormindo quando a água começou a invadir a casa dele, e que conseguiu pular a janela e correr para as dunas para escapar da água.

— Parecia que estava acabando o mundo. Daí a água estava no joelho, daqui a pouco estava na cintura, daqui a pouco estava no peito. Daí eu consegui abrir a janela e pulei pela janela (...) Foi desesperador, pânico, as pessoas gritando — contou.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Ao longo da manhã, equipes dos bombeiros, com o auxílio de botes, seguem resgatando moradores que ficaram ilhados por conta da inundação.

Segundo informações da CBN Diário, parte dos moradores que já foi resgatada está em uma estrutura improvisada próximo do local da inundação. Outros foram para casa de parentes e amigos.

Alagamento na Lagoa da Conceição
Bombeiros atuam no resgate de moradores que ficaram ilhados na Lagoa da Conceição
(Foto: )
Alagamento na Lagoa da Conceição
Carro submerso após inundação na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
(Foto: )
Alagamento na Lagoa da Conceição
Moradora é resgatada pelos bombeiros
(Foto: )

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, devido à interdição nos dois sentidos da Avenida das Rendeiras, a integração e horários das linhas do transporte coletivo na região e nas proximidades foram afetados. A orientação é que os usuários do transporte coletivo acompanhem os horários de forma precisa pelo aplicativo ou site Floripa no Ponto.

Na manhã desta segunda, a Prefeitura de Florianópolis também informou ampliou as possibilidades de acolhimento para famílias afetadas pela chuva na Capital. Segundo a prefeitura, são 50 novas vagas, com possibilidade de ampliação em um novo abrigo montado no Prédio Nega Tide na Passarela Nego Quirido.

Para solicitar auxílio da prefeitura, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil da Capital pelo número 199, que faz os encaminhamos para os acolhimentos necessários.

A chuva forte que atinge a região de Florianópolis desde a semana passada já deixou 65 pessoas desalojados, cinco desabrigados. Duas pessoas morreram em um deslizamento sobre uma casa no bairro Saco Grande. A prefeitura decretou situação de emergência na tarde de domingo (24).

Veja mais fotos:

Alagamento na Lagoa da Conceição
Moradora deixa casa levando cão de estimação
(Foto: )
Alagamento na Lagoa da Conceição
Água invadiu ruas e alagou casas
(Foto: )
Alagamento na Lagoa da Conceição
Segundo bombeiros, inundação foi provocada por ruptura de lago artificial da Casa localizado na região das dunas
(Foto: )
Alagamento na Lagoa da Conceição
Indundação atingiu estacionamento que fica às margens da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
(Foto: )
Alagamento na Lagoa da Conceição
Ruas foram tomadas pela água após ruptura de lago artificial
(Foto: )

Leia também:

> Vídeo: muro desaba sobre casa em Florianópolis

> "Não saiam de casa, não circulem sem necessidade", alerta prefeito de Florianópolis

> ‘Homem-pássaro’ salta do prédio mais alto da América do Sul em Balneário Camboriú; assista

Colunistas