nsc
hora_de_sc

ENFIM, CONCLUÍDO

Alargamento em Canasvieiras: tudo o que você precisa saber sobre a nova faixa de areia

Inauguração ocorre na manhã desta sexta-feira (16)

17/01/2020 - 05h35

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
O calor do dia 14 de janeiro lotou a nova faixa
O calor do dia 14 de janeiro lotou a nova faixa
(Foto: )

Em meio a milhares de turistas que ocupam a orla de uma das principais praias de Florianópolis, Canasvieiras inaugura nesta sexta-feira (17) o alargamento da faixa de areia. Em cinco meses, desde que foi assinada a ordem de serviço, a obra aumentou em até 40 metros a largura da praia, entre Canajurê e o trapiche - extensão de aproximadamente 2,4 quilômetros. Antes, o espaço na areia variava de um a cinco metros, no máximo.

O projeto previa concluir o alargamento da faixa até abertura da temporada de verão, no dia 15 de dezembro. No entanto, alguns imprevistos, como a espera pela liberação de licença ambiental e um problema na máquina (draga holandesa Elbe) que fazia o principal serviço no local, adiaram em pouco mais de um mês a conclusão dos serviços.

Com a finalização dos trabalhos, o prefeito Gean Loureiro se diz satisfeito com a conquista. À CBN Diário, afirmou que as obras foram desafiadoras:

— Há décadas se sonhava com o engordamento dessa praia que agora vive uma nova realidade. A obra já mostra o quanto era importante ao olhar essa praia cheia com muito mais capacidade.

Ainda enquanto aguardava a liberação ambiental, em agosto, o secretário de Infraestrutura da Capital, Valter Gallina, antecipou que, embora a faixa tenha largura inicial de 40 a 50 metros, se espera uma redução do espaço para 30 a 35 metros assim que a obra estabilizar. O investimento foi de R$ 10,5 milhões.

Leia também: Canasvieiras: tudo o que você precisa saber sobre a praia

Antes e depois do alargamento

Antes: o espaço na areia variava de um a cinco metros, no máximo.

***
Faixa de areia antes das obras de engordamento
(Foto: )

Depois: concluída obra, faixa tem aproximadamente 40 metros de largura, informou a prefeitura.

***
Concluídos os serviços, orla em Canasvieiras
(Foto: )

Próximos alargamentos

Com objetivo de valorizar o turismo local e movimentar a geração de empregos no balneário mais movimentado do Norte da Ilha, o projeto foi executado pela primeira vez em Florianópolis e já apresenta resultados positivos, com a forte movimentação visto na beira do mar.

Com aprovação dos turistas, que se sentem melhores acomodados, o projeto deve servir de exemplo para o alargamento de faixa em outras praias do município, que também demandam atenção. É o caso dos Ingleses e de Jurerê, no Norte da Ilha, e da Armação, no Sul.

Sobre a obra

Em julho de 2019 a prefeitura de Florianópolis expressava o desejo em começar as obras no mês seguinte, em agosto, mas aguardava liberação de uma das licenças ambientais para autorizar a empresa vencedora da licitação a iniciar os trabalhos.

***
Área mais larga, antes do engordamento
(Foto: )

Dia 21 de agosto

Pela manhã foi assinada a ordem de serviço para execução da obra de engordamento da praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Embora a previsão era de que os trabalhos iniciassem no mesmo dia, mais de um mês foi necessário para a execução.

Saiba mais: Banhistas precisarão pagar tarifa para usar chuveiros nas praias de Florianópolis

Dia 4 de outubro

O trabalho de engordamento da praia de Canasvieiras iniciou, de fato, no dia 4 de outubro, mais de duas semanas depois do esperado, quando a primeira draga começou a operar no local. A máquina retirava a areia de uma jazia no fundo do mar, localizada a cerca de 1 km da costa e a levava até a costa. No total, foram utilizados 350 mil metros cúbicos de areia para concluir a operação.

up
Tubulação foi anexada no solo para intervenções
(Foto: )

Dia 8 de novembro

No dia 8 de novembro, faltando 45 dias para o prazo de entrega final, havia 16% dos trabalhos concluídos. De acordo com o secretário Valter Gallina, em 35 dias de operação, aproximadamente 400 metros da praia foram alargados, 16,6% dos 2,4 km previstos no projeto, o que corresponde a uma média de 11,4 metros de faixa alargada por dia.

Dia 2 de dezembro

No dia 2 de dezembro a prefeitura de Florianópolis informou que o casco da draga foi danificado durante uma operação de drenagem e, mesmo estabilizada, a máquina foi encaminhada ao Rio de Janeiro, para reparo, conforme exigência da seguradora. As atividades de terraplenagem continuaram, porém, o incidente gerou atrasos na conclusão do serviço.

Draga foi encaminhada ao RJ para reparo
Draga foi encaminhada ao RJ para reparo
(Foto: )

Dia 13 de janeiro

Nota divulgada pela prefeitura informou que a draga Elbe havia finalizado os trabalhos de engordamento. a partir de então, os trabalhos se concentraram na areia, próximo ao trapiche, para nivelamento. Seis máquinas foram utilizadas no mesmo dia, para conclusão do serviço e posterior recolhimento do material utilizado na intervenção da praia.

****
Prefeito visita draga no dia em que serviços são concluídos
(Foto: )

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas