nsc
dc

publicidade

Em Florianópolis

Alargamento da praia de Canasvieiras está 16% concluído a 45 dias da data de entrega

Informação é do secretário Valter Gallina. Ele aposta que reforço de nova draga garantirá conclusão da obra até 22 de dezembro

08/11/2019 - 11h04

Compartilhe

Por Guilherme Simon
alargamento Canasvieiras
Trabalhos de alargamento da faixa de areia de Canasvieias, no Norte da Ilha, nesta quinta-feira (7)
(Foto: )

Faltando 45 dias para o prazo previsto de entrega, a obra de alargamento da faixa de areia da praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis, concluiu 16% dos trabalhos.

A informação foi repassada nesta sexta-feira (8) pelo secretário de Infraestrutura da Capital, Valter José Gallina. Ele enfatizou, no entanto, que a prefeitura mantém a intenção de concluir a operação até dia 22 de dezembro.

— (O atraso) Não vai comprometer o prazo de entrega porque nós falávamos que íamos entregar antes do prazo. Agora vamos entregar no prazo, entre 20 e 22 de dezembro. Estamos bem convictos — afirmou.

De acordo com o secretário, em 35 dias de operação, aproximadamente 400 metros da praia foram alargados, 16,6% dos 2,4 km previstos no projeto, o que corresponde a uma média de 11,4 metros de faixa alargada por dia.

Para cumprir a entrega até 22 de dezembro, a partir de agora a operação precisará ser praticamente quadruplicada, alargando 44,44 metros a cada dia de trabalho.

A aposta de Gallina é que o reforço de uma nova máquina para dragagem, com capacidade de transporte de areia quase quatro vezes maior que a atual, compense o atraso nos trabalhos. Essa segunda draga deve chegar até a próxima sexta-feira a Florianópolis, segundo o secretário de Infraestrutura.

— Enquanto a atual draga transporta 600 metros cúbicos de areia por viagem, a nova transporta 2.800 metros cúbicos, e faz a mesma quantidade de viagens: de cinco a seis por dia — diz Gallina.

Sobre a obra

O trabalho de engordamento da praia de Canasvieiras iniciou, de fato, no dia 4 de outubro, mais de duas semanas depois do esperado, quando a primeira draga começou a operar no local. A máquina retira a areia de uma jazia no fundo do mar e a leva até a costa.

O projeto prevê um acréscimo de 50 metros de areia em uma extensão de 2,4 km da faixa, no trecho que vai de Canajurê até o trapiche. A intenção da prefeitura é que, depois de estabilizado, o tamanho da orla fica entre 30 e 35 metros – atualmente a profundidade é de 10 metros. O investimento é de R$ 10,5 milhões.

O alargamento é feito com areia retirada de uma jazida no fundo do mar, localizada a cerca de 1 km da costa. A estimativa é que, no total, serão utilizados 350 mil metros cúbicos de areia para concluir a operação.

Canasvieiras
(Foto: )

Leia também

Canasvieiras: tudo o que você precisa saber sobre a praia

Deixe seu comentário:

publicidade