Murilo Huff obteve a guarda unilateral provisória de Leo, seu filho de 5 anos com Marília Mendonça, nesta semana. A decisão ocorreu após a sentença da Comarca de Goiânia, na segunda Vara de Família, apontar negligência e alienação parental por parte de Dona Ruth, mãe da sertaneja, com o neto. As informações são do Extra. 

Continua depois da publicidade

Ainda conforme a sentença, Dona Ruth escondia as condições clínicas da criança e pedia para que as babás não contassem sobre medicamentos ou intercorrências de saúde do menino para Murilo.

“As provas documentais revelam que o menor, portador de diabete mellitus tipo 1, condição crônica que demanda vigilância rigorosa, aplicação diária de insulina e alimentação controlada, vem sendo submetida a situações de negligência”, diz trecho do documento. 

O juiz declara que há provas de que a avó omitia informações médicas para Murilo ao impedir “o envio de relatórios e laudos clínicos”. “Instrui que se escondam medicamentos, laudos e sintomas, chegando ao ponto de orientar diretamente”, diz a sentença. 

Alienação parental

De acordo com a sentença, Dona Ruth costumava falar frases como: “não fala pro Murilo que ele tá tomando antibiótico”, “esconde o remédio”, “Murilo quer se meter onde não sabe”, para as cuidadoras de Leo. Para o juiz, tais ações configuram quebra do dever de cooperação parental, violando o dever de transparência e afronta à função protetiva da guarda compartilhada. 

Continua depois da publicidade

O documento diz ainda que há mecanismos típicos de alienação parental na relação entre neto, filho e avó. Com a decisão do juiz, a mãe de Marília Mendonça só poderá visitar a criança de 15 em 15 dias. 

“A sabotagem da autoridade do genitor, o bloqueio sistemático do fluxo de informações relevantes, a tentativa de construir no imaginário infantil a falsa ideia de que o pai é ausente, incompetente ou irrelevante, são práticas que configuram atos de alienação com consequências severas e duradouras ao desenvolvimento afetivo da criança”, pontua.

Disputa pela guarda de filho de Marília Mendonça

O que diz a defesa? 

Em nota, a defesa de Dona Ruth alegou que “sempre prestou os cuidados necessários à saúde do menor, inclusive com acompanhamento médico e atenção especial diante do diagnóstico de diabetes tipo 1, doença que exige vigilância, dedicação e conhecimento, o que ela sempre ofereceu de forma contínua”. A mãe de Marília Mendonça afirmou que irá recorrer com urgência. 

Continua depois da publicidade

“A decisão ainda é provisória e passível de revisão. A avó exercerá seu direito de defesa a partir da intimação, onde somente nesse momento é que lhe será oportunizado apresentar as provas que contradizem as alegações iniciais, inclusive demonstrando o seu papel insubstituível no cuidado, na saúde e na estabilidade emocional do neto”, diz a defesa.

Entenda

O cantor Murilo Huff e Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, disputam na Justiça a guarda unilateral de Leo Mendonça Huff, filho da cantora. Desde que Marília Mendonça morreu, há três anos, a guarda era compartilhada entre os dois.

João Gustavo, irmão da cantora Marília Mendonça, se pronunciou na terça-feira (1°) sobre a situação. Ele pediu que as pessoas parassem de comentar de forma maldosa sobre Ruth Moreira.

Leia mais

Murilo Huff fala pela primeira vez após conseguir guarda provisória do filho: “Situações graves”

Continua depois da publicidade

“Vivendo um luto”, diz mãe de Marília Mendonça em meio à disputa por guarda do neto