Com apenas 13 anos, o estudante Cezar Augusto Branco, do 8º ano da Escola Municipal de Educação Básica Ondina Neves Bleyer, em Lages, conquistou medalha de bronze nacional e prata estadual na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A façanha o colocou entre os destaques do país e abriu portas promissoras, com uma bolsa científica do CNPq e até uma vaga na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Continua depois da publicidade

Discreto e dono de uma inteligência incomum para a idade, Cezar é descrito pela professora de matemática e mentora, Adildes Oliveira dos Santos Ros Sampaio, como um jovem determinado e incansável em busca de conhecimento. “O Cezar não se limita só ao conteúdo que é passado na escola, vai atrás, busca sempre estudar um pouco mais. Demonstra talento, tem muita disciplina, é focado naquilo que gosta. Está no 8º ano, mas já estuda conteúdos de ensino médio”, descreve a professora.

Veja fotos

Movido pela admiração por Nikola Tesla, Cezar foi o único medalhista do Sistema Municipal de Educação premiado na 19ª edição da Obmep. Sobre a prova, afirma com naturalidade, “foi até tranquilo”. O medalhista sempre gostou de matemática e fala sobre se tornar referência para outros jovens como ele. “Sempre gostei de matemática, das ciências exatas. É uma área do conhecimento que desafia, faz crescer a vontade de aprender a cada dia. É um orgulho, como estudante da educação pública, poder ser referência para outros jovens de Lages.”

Sua conquista na Obmep o levou a integrar o Projeto de Iniciação Científica Jr. (PIC). Durante a premiação nacional em Florianópolis, o reitor da UFSC reforçou a intenção de acolher jovens talentos como Cezar em seus cursos superiores.

Continua depois da publicidade

O jovem já está classificado para a segunda fase da 20ª edição da Obmep, desta vez competindo no nível II. Mesmo ainda no Ensino Fundamental, Cezar já sonha alto; pensa em seguir carreira na engenharia ou na medicina.

Leia também

Professor da Serra de SC participa de curso no maior acelerador de partículas do mundo