Alunos de escolas do município de Criciúma enfrentam problemas com o calor excessivo no Sul do Estado. As aulas retornaram nessa segunda-feira (10), em meio às temperaturas que chegaram a 35°C. Entre as 62 unidades escolares da rede pública municipal, algumas salas não possuem aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A EMEB Caetano Ronchi, inaugurada em novembro de 2024, é uma das unidades mais afetadas em meio à onda de calor. Isso porque a escola conta com 18 salas de aula, e seis delas estão sem ar-condicionado, que já deveriam ter sido instalados.

— Nós temos aqui uma obra nova, que teve alguns problemas elétricos. A empresa responsável foi notificada e irá responder por conta dessa fiação que não parece adequada para a instalação. Eles ficaram com receio de ligar por conta da fiação — explica a secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette.

Nesta terça-feira (11), as temperaturas já atingiram os 39,3°C na cidade. Com a falta de sistema de ventilação nas salas de aula, alguns pais se mobilizaram para levarem ventiladores para auxiliar. Questionada pela reportagem da NSC TV, a secretária revelou que não sabia das mensagens enviadas pelos pais.

Continua depois da publicidade

— Parece que uma pessoa da APP deu a sugestão e os pais trouxeram os ventiladores. Mas a gente não vê nada de mal nisso, na verdade, eles estão se organizando para amenizar os problemas dos próprios filhos — completa a secretária.

O que diz a prefeitura

Conforme nota emitida pela prefeitura municipal, outras escolas também passam por problemas técnicos na instalação, que devem ser resolvidos nesta semana. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Educação de Criciúma informa que está realizando os devidos reparos nos ares-condicionados das escolas municipais, com o objetivo de garantir o conforto e bem-estar de alunos e profissionais da educação.
Em diversas unidades escolares, os aparelhos já estão em pleno funcionamento. Contudo, em algumas salas de aula, que apresentaram problemas técnicos, a equipe de manutenção está trabalhando para restabelecer o funcionamento das unidades de ar-condicionado o mais rapidamente possível.
Em função da grande quantidade de salas de aula, com 62 unidades escolares, pode haver algumas situações pontuais, e informa que foram adquiridos novos aparelhos de ar-condicionado, no valor de R$ 150 mil. A previsão é de que as primeiras unidades sejam instaladas já nesta semana.
A Escola Caetano Ronchi, também recebeu novos ares-condicionados, com as instalações iniciadas na última sexta-feira e continuidade prevista para esta semana. O Governo Municipal segue trabalhando para garantir a qualidade do ensino e a melhor infraestrutura das escolas da Rede Municipal”.

*Com apoio de Natália Chaves, da NSC TV.

Leia também

Defesa Civil coloca mais cidades em alerta para risco alto de ocorrências devido a onda de calor em SC

Continua depois da publicidade