Estudantes de faculdades particulares de Santa Catarina terão uma espécie de “segunda chance” para serem contemplados com bolsas de estudo do programa Fumdesc, o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, do governo do Estado. A iniciativa é uma espécie de versão do Universidade Gratuita destinada às instituições de ensino superior particulares — o Universidade Gratuita contempla apenas as instituições comunitárias, do sistema Acafe.

Continua depois da publicidade

A nova chance de bolsas decorre de uma redistribuição de R$ 35 milhões em recursos do Fumdesc que não foram utilizados pelas instituições de ensino superior no primeiro edital, no início do primeiro semestre deste ano. Agora, por decisão de governo, esses valores serão realocados, permitindo uma nova rodada de concessão de bolsas — não se trata de um novo aporte de recursos para gratuidades.

A oportunidade é destinada a um público específico: alunos já matriculados e que estavam inscritos e aptos ao Fumdesc, mas que não foram contemplados na primeira etapa do ano. O prazo para esses estudantes se inscreverem para participar termina nesta terça-feira (10).

Veja fotos do Universidade Gratuita em SC

Continua depois da publicidade

As novas bolsas devem estar disponíveis em 27 instituições de ensino superior. Em caso de faculdades que tiveram todos os alunos contemplados, os valores recebidos poderão ser usados para bolsas no segundo semestre letivo. Como a quantidade de bolsas depende muito do valor das mensalidades e dos cursos escolhidos pelos alunos, as instituição não têm uma estimativa de quantas bolsas podem ser oferecidas nesta redistribuição de recursos.

Como vão funcionar as novas bolsas do Fumdesc

As bolsas concedidas se referem ao primeiro semestre deste ano e serão pagas de forma retroativa. No caso dos estudantes que optaram por pagar as mensalidades após não terem sido contemplados com a bolsa, a nova chance vai permitir reaver os valores pagos às instituições de ensino. Em caso de bolsa parcial, os alunos contemplados agora devem receber de volta a proporção do benefício concedido — se receber bolsa de 50%, metade das mensalidades pagas será reembolsado. Já os alunos não contemplados no início do ano que não quitaram as mensalidades ao longo do semestre poderão ter os débitos regularizados caso recebam agora a bolsa. Outra vantagem passa a ser a prioridade na renovação da bolsa, para o segundo semestre deste ano, que será lançada em um novo edital.

Segundo a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc), os estudantes interessados devem entrar em contato com a instituição de ensino na qual estão matriculados para obter informações detalhadas sobre os requisitos para esta nova fase.

— Essa nova etapa é uma excelente oportunidade para quem ainda aguardava o benefício. O Fumdesc tem se consolidado como um importante programa de bolsas, garantindo que mais catarinenses possam permanecer estudando em suas regiões, com apoio do governo do Estado — destaca o presidente em exercício da Ampesc, Everaldo Tiscoski.

Continua depois da publicidade

Entre as regras previstas no Fumdesc, o estudante precisa estar regularmente matriculado em instituição universitária que aderiu ao programa, possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos (para Medicina) ou quatro salários mínimos (para outros cursos), ser hipossuficiente segundo o índice de carência (IC), ser natural de SC ou residir há mais de 5 anos, e estar cursando a primeira graduação com recursos públicos estaduais.

Leia também

Como alunos ricos conseguiram entrar no Universidade Gratuita

Mais de 60 escolas de SC não tinham água potável em 2024, segundo relatório

Como será o “pacote de valorização” para professores de SC com aumento de 11% no salário