nsc
nsc

GPTW

Ambiente de trabalho saudável pode gerar mais resultados e produtividade para empresas

A Tec+ Soluções Inteligentes adotou nova cultura organizacional, promovendo o bem-estar de seus colaboradores no dia a dia e melhorando suas entregas

12/03/2021 - 15h08

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Tec+ conquista selo GPTW
Empresa de tecnologia de Blumenau, Tec+ conquista certificado "Great Place to Work", através da avaliação positiva de seus colaboradores.
(Foto: )

Você já parou para analisar como é a sua rotina no ambiente de trabalho? Nos últimos anos, empresas de diversos setores passaram a investir em melhorias, buscando proporcionar mais qualidade física e mental para seus colaboradores. São novos formatos que geram valorização do profissional, o tornando mais feliz, produtivo e saudável.

>> O que as empresas ganham ao cuidar da saúde emocional dos colaboradores

Essa mudança de hábitos gera benefícios pessoais para os colaboradores, mas também lucros em produtividade para as empresas. De acordo com estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 34 países membros, a cada dólar investido para boa condição de trabalho e saúde do colaborador são quatro dólares que retornam para a empresa em produtividade.

Para que as mudanças pudessem acontecer de maneira positiva, implementou-se na rotina das empresas a chamada cultura organizacional, que passou a fazer parte do dia a dia empresarial e ajudar na melhora da produção.

— A cultura organizacional é um conjunto de ações, identidades visuais, formas de comunicação e imagem de uma empresa — explica a psicóloga Karen Mocellin, .

Atuando há dois anos no setor de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional, Karen aponta que um ambiente saudável de trabalho começa com bom espaço físico, mobília confortável, boa iluminação e espaço arejado, mas não é apenas isso que consiste a cultura organizacional. É importante que a empresa zele, também, pelo bem-estar mental de seus colaboradores.

— Um bom relacionamento com colegas, uma boa gestão de equipe, valorização do trabalho do colaborador, bom manejo de conflitos e resolução de problemas, feedbacks positivos e comunicação assertiva para os negativos, além do retorno financeiro também. Muitas empresas desenvolvem atividades como pausas estratégicas para descanso, ginástica laboral (...) e celebrações de datas especiais. É importante buscar o equilíbrio das situações. Por exemplo, um ambiente de descontração, mas com atenção às metas, pois a empresa certamente quer resultados práticos, mas não quer nenhum colaborador desenvolvendo burnout (estado de estresse crônico) — ressalta.

Engajar os colaboradores a ter bom relacionamento entre equipe e valorizar as ações diárias através de feedbacks positivos, de incentivo ou financeiro influencia que o profissional busque melhorar a sua performance e inovar no seu setor de atuação. 

— Um bom ambiente de trabalho, boas relações e uma cultura organizacional clara e flexível, desenvolve bons profissionais, produtividade, diminuição de gastos e crescimento da empresa — reitera Karen.

>> 10 erros que você não precisa cometer ao começar a investir

O alinhamento de todas as boas práticas gera retorno para a empresa, que passa a reter bons colaboradores, reduzindo custos de contratação e demissão, podendo investir em planos de carreira. Foi esse o processo realizado na empresa Tec+ Soluções Inteligentes, de Blumenau, que com apenas cinco anos no mercado, já planeja o lançamento do seu plano de carreira para o final do ano.

A valorização do bem-estar em ambiente empresarial

Desenvolver um bom local de trabalho para seus colaboradores é algo que a empresa Tec+ Soluções Inteligentes tem se dedicado desde sua fundação, em 2016. Atuando com serviços de tecnologia, suporte empresarial e consultoria, tem como prática diária manter o ambiente de trabalho leve e cooperativo. A empresa, que iniciou suas atividades em um quarto alugado, na cidade de Blumenau, conta com 14 colaboradores, divididos em cinco setores.

— Valorizamos cada profissional, nos preocupamos com o bem-estar e a qualidade de vida de cada colaborador. Buscamos sempre evoluir juntos e fazer um trabalho cooperativo, dividindo tarefas e obrigações, proporcionando um ambiente leve de trabalho — aponta Otto Léo Henkels, gestor da Tec+.

Gestores da Tec+
Maicon Rodrigues e Otto Léo Henkels, gestores da Tec+, em Blumenau.
(Foto: )

A empresa acredita na meritocracia como combustível para que o profissional esteja sempre em movimento e trazendo inovações. O esforço pessoal do colaborador é levado em conta e como estímulo, a empresa oferece diferentes atividades como cursos, certificações e treinamentos. Com o foco em oferecer novas oportunidades, a Tec+ está desenvolvendo seu plano de carreira, com o lançamento previsto para final de 2021.

— Criamos um ambiente onde podemos evoluir todos os dias e aprender mais sobre pessoas e tecnologia, afinal passamos metade da nossa vida no trabalho e isso não precisa ser uma coisa ruim — avalia Maicon Rodrigues, gestor da Tec+.

Presente no ranking GPTW

Pela primeira vez, a Tec+ integra lista de empresas ranqueadas no “Great Place to Work” de Santa Catarina. Para uma empresa integrar a seleção, o ranking avalia diversos quesitos, entre eles gestão de equipe, liderança e cultura organizacional. É necessário que a empresa esteja alinhada com os princípios e seja, realmente, um bom lugar para se trabalhar.

Conquista GPTW
A Tec+ conquistou o selo GPTW, que certifica a empresa como um ótimo lugar para se trabalhar.
(Foto: )

Os gestores Maicon e Otto ressaltam a importância do ranking e que a certificação é uma validação do trabalho realizado pela empresa.

— Não é de hoje que nos esforçamos para desenvolver o melhor lugar possível para nossos colaboradores e conquistar este certificado confirma que estamos no caminho certo — finaliza Otto.

Acesse o site da Tec+ Soluções Inteligentes e saiba mais sobre essa empresa GPTW.

Leia também

Investir na carreira profissional abre portas para o mercado de trabalho

Profissões do futuro: Conheça os 5 cursos promissores para 2021

Colunistas