Uma coelha e 34 galinhas foram resgatadas do Rancho dos Profetas, propriedade da Catedral Imagem e Semelhança, nesta terça-feira (22). A igreja, conhecida pela polêmica envolvendo traição de ex-pastor, declarou que o local não estava abandonado e que os animais eram bem cuidados. O caso, no entanto, é investigado pela Polícia Civil depois de uma denúncia anônima ser enviada a uma vereadora de Joinville.
Continua depois da publicidade
A ação de resgate foi realizada, durante a tarde desta terça-feira (22), no rancho localizado na Estrada Rio da Prata, em Pirabeiraba. Agentes da Delegacia de Proteção Animal, Polícia Científica e Centro de Bem-Estar Animal (Cbea) participaram do resgate, junto com a vereadora Liliane Freitas Lovato.
Veja imagens do resgate
Como animais foram encontrados
Os animais estavam espalhados por galinheiros e estruturas de madeira no rancho. De acordo com a denúncia anônima, eles estavam abandonados há alguns dias e, em conversa com vizinhos, a situação foi confirmada. Além disso, a vereadora Liliane da Frada conta que recebeu fotos e vídeos que mostram potes de alimentação vazios e, pelo menos, um animal morto.
Quando a equipe de resgate chegou ao local, encontrou um caseiro cuidando da propriedade. Entretanto, ele admitiu que foi contratado no mesmo dia.
Fiéis da igreja ainda alertaram as autoridades sobre uma obra realizada dentro do rio pelos donos do rancho, o que pode caracterizar crime ambiental. De acordo com a delegada Tânia Harada, um inquérito foi instaurado para apurar a situação de maus-tratos e construção irregular em área não edificável.
Continua depois da publicidade
O que alega direção da catedral
Em nota publicada nas redes sociais, a bispa da igreja declarou que os animais são cuidados, diariamente, por um profissional habilitado. Ela ainda disse que eles recebiam alimentação adequada, água potável e condições salubres.
“Ressaltamos que a propriedade não está abandonada, sendo mantida com zelo e atenção. Inclusive, às sextas-feiras, realizamos momentos de oração no local, além de mantermos uma rotina diária de limpeza e manutenção. Confiamos plenamente na justiça e aguardamos que os fatos sejam devidamente esclarecidos”, publicou a catedral.
A coelha, chamada Lili, recebeu atendimento veterinário e foi encaminhada para um lar temporário. Os outros animais serão retirados do local nos próximos dias.
Relembre polêmica de traição
Uma noite comum de culto em uma igreja de Joinville terminou com confusão, tapas e um homem armado na noite do dia 29 de junho. O motivo da briga teria sido um caso de traição por parte do pastor. O fiel que expôs o caso ainda alegou que ele teria usado o dízimo para comprar um carro.
Continua depois da publicidade
Por conta das acusações, uma briga teria começado dentro da igreja, localizada na rua Blumenau, bairro Santo Antônio. A Polícia Militar chegou a ser acionada e afirmou que, em um primeiro momento, a confusão teria se dispersado sozinha.
Depois, uma nova confusão começou dentro da igreja. Os envolvidos teriam se estapeado e, neste momento, foi necessária a intervenção policial, que usou “equipamentos de menor potencial ofensivo para contenção do tumulto, conforme prevê as técnicas policiais”, de acordo com nota da PM.
Veja imagens do caso
Leia também
Pastor acusado de traição renuncia e igreja de Joinville faz proposta a fiéis
Após briga em culto por causa de traição, igreja faz anúncio aos fiéis em Joinville
Briga em culto vira caso de investigação policial em Joinville; entenda motivo














