A história de Florianópolis se inicia bem antes desses anos contados. Foram os índios Carijó os primeiros povoadores da Ilha de Santa Catarina e dos arredores. Na época chamada de Meiembipe, o que na língua tupi-guarani significa elevação do monte ao longo do rio. O rio, ou canal, Yjurere-mirim, e que no idioma original quer dizer pequena boca d’água, ou seja, canal estreito entre as elevações, ilha continente. Os índios formavam sociedades organizadas e plenamente adaptadas ao ambiente costeiro.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

De forma oficial, o povoamento organizado se inicia em 1673, quando o paulista Dias Velho põe em prática o plano de expansão comercial. Proprietário de terras em Santos, Cananéia, Paranaguá e São Francisco do Sul, Dias Velho se dirigia com frequência para o Sul. Até que surge como dono de casas e uma capela onde hoje está a Igreja Matriz. Dias Velho morreu aos 65 anos, assassinado junto com familiares por piratas que atacaram a Ilha.

Veja todas as curiosidades no vídeo

Qual dia celebrar?

A data para a comemoração do aniversário da cidade desperta polêmicas. Foi em 2015 que se chegou a um consenso sobre o dia. Naquele ano, a Câmara de Vereadores reconheceu oficialmente, por meio de lei, que a fundação de Florianópolis foi em 17 de fevereiro de 1673. Ou seja, há 347 anos. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), naquele ano o bandeirante paulista Francisco Dias Velho mandou 100 homens para povoar a Ilha de Santa Catarina, época em que o território ainda fazia parte de Laguna.

No dia 23 de março de 1726, a então póvoa de Nossa Senhora do Desterro foi emancipada e elevada à categoria de vila. Mesmo assim, por tradição, optou-se por manter a comemoração em 23 de março, data que foi oficializada como o “Dia do Município”, porque naquele dia de 1726 foi criada a antiga Câmara de Vereadores (chamada à época de “Casa de Câmara”). Foi o prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, em 1967, que assinou a lei determinando a comemoração da cidade no dia da emancipação política. O reconhecimento definitivo, por parte da Câmara de Vereadores, ocorreu a partir de um projeto do vereador Afrânio Boppré (PSOL).

Continua depois da publicidade

> 9 praias de Florianópolis para conhecer a origem do nome

Florianópolis ou Floripa?

A origem do nome Florianópolis também aqueceu debates. A ideia de trocar o nome da cidade já levantou acirradas discussões. Ao pé da letra, significa cidade de Floriano, conhecido como Marechal de Ferro, que governou o país entre 1891 e 1894.

Durante o mandato, 185 catarinenses foram fuzilados na Ilha de Anhatomirim. O fuzilamento ocorreu em abril de 1894, quando a cidade ainda se chamava Desterro. Uma resposta à Revolta Federalista – movimento, que teve início no Rio Grande do Sul, contra o governo de Floriano Peixoto, e que se estendeu pela região.

> Benzedeira de Florianópolis: tradição renovada pela internet

> Filme apresenta a história não contada da colonização negra em Florianópolis

Em março do ano passado, o assunto chegou a ser levado à Câmara de Vereadores pelo advogado José Braz Silveira, coordenador do movimento. Para Silveira, Floripa é “um nome mais palatável, mais turístico, mais fácil de se pronunciar”. A sugestão de Braz é que se faça um plebiscito na Capital junto com as eleições estaduais para a decisão da população sobre a mudança de nome.

Leia também

Ilha do Campeche, em Florianópolis, é um paraíso no meio do mar

Medusa gigante rara aparece na ilha do Campeche em Florianópolis; assista ao vídeo