O último capítulo de Vale Tudo, que vai ao ar nesta sexta-feira (17), marca também o fim de um ciclo para Bella Campos. Intérprete da vilã Maria de Fátima, cujo carisma conquistou o público em todo o país, a atriz vive o papel mais importante da carreira. No entanto, antes de chegar às novelas da Globo — Pantanal, em 2022, e Vai na Fé, em 2023 —, Bella trabalhava como atendente em uma cafeteria no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Foi no Café Barió, localizado dentro do CIC, que a jovem a vislumbrar a trajetória artística. Em 2016, aos 17 anos, após se mudar para Santa Catarina com a mãe e a irmã, ela foi contratada para trabalhar no local por R$ 998 mensais, pouco mais que o salário mínimo da época. Bella cursava o terceiro ano do ensino médio e se preparava para o vestibular de Psicologia.
Com o intenso movimento de peças de teatro e eventos, a atriz passou a ouvir frequentemente elogios por sua beleza e perguntas sobre se trabalhava na área artística. O incentivo de mudar de rumo veio do então gerente do café, Fabrício Sfreddo, a quem Bella já se referiu como “uma pessoa muito iluminada” na vida dela.
Ao NSC Total, o gerente detalhou os conselhos que dava à jovem atendente.
— Praticamente todos os dias, oito em cada 10 clientes que passavam no caixa comentavam sobre a beleza dela ou perguntavam se era modelo. Eu comecei a brincar com isso, dizendo “por que você não é modelo?”. Mas também passei a insistir pra ela acreditar e tentar seguir essa carreira — contou Fabrício Sfreddo.
Continua depois da publicidade
O proprietário do Café Barió, Juliano Becker, descreve a Bella daquela época como uma jovem atenciosa e dedicada. Além de atender os clientes no caixa, a jovem preparava café e preparava as comidas do estabelecimento.
— Ela trabalhou super bem, era bem atenciosa com os clientes, querida, paciente — afirmou Becker.
Fabrício Sfreddo viu potencial em Bella:
— Falei pra fazer pequenas coisas. Um dia, sentado na frente do CIC, falei: “muda seu perfil no Insta, coloca figura pública” e pra fazer um book de fotos. Apresentei ela a um amigo meu que era modelo na época, que a levou a uma agência. Ela acreditou, foi atrás, fez aula de teatro, e isso mostra a determinação que sempre teve.
O ambiente do CIC também desempenhou um papel, segundo o proprietário Juliano Becker:
— Aqui acaba sendo uma vitrine pessoal. Como é um teatro, nós temos diversos eventos que passam por aqui. Eventos do governo, peças de teatro… A gente recebe um público e pessoas que estão nesse meio de teatro, de novela e tudo mais. Acho que essa ligação com teatro acabou influenciando também — pontua.
O ex-gerente Fabrício Sfreddo disse acompanhar o sucesso dela com orgulho. Ele afirma que os dois já se falaram por mensagens nas redes sociais, depois que ela ficou famosa.
Continua depois da publicidade
— Fico feliz de ter feito parte, mesmo que de um pedacinho pequeno, dessa trajetória tão bonita que ela construiu. Fiquei feliz demais com a entrevista em que ela me descreveu como uma pessoa iluminada. É incrível como às vezes pequenas atitudes do dia a dia podem inspirar alguém ou reforçar aquilo que ela já carregava dentro de si. A Bella sempre teve brilho próprio, só seguiu o caminho que já era dela por natureza — reflete Sfreddo.
Veja fotos de Bella Campos em Florianópolis
Carreira na TV
O café foi o último trabalho de Bella antes de seguir carreira artística. Ela se mudou para Floripa aos 15 anos, junto com a mãe e a irmã. À Globo, ela disse que foi um período de muitas dificuldades financeiras, com trabalhos em farmácia e em uma pet shop.
— Eu nem sei se eu queria ser modelo, eu só queria sobreviver, só queria ter o mínimo de condição, porque a gente viveu uma realidade em que tínhamos de decidir se íamos pagar a conta de luz ou o aluguel, ou fazer a compra no supermercado. Minha carreira começa numa tentativa de sobrevivência — refletiu, à Globo.
Continua depois da publicidade
A mudança para a capital catarinense também marcou Bella em outro sentido.
— A nossa chegada em Floripa foi um choque de realidade, porque eu entendi que eu era uma menina preta. Até então, eu nunca tinha refletido sobre isso — contou.
Em seu Instagram, Bella já postou vários registros em Floripa. Em 2021, por exemplo, ela mostrou a vacinação contra a Covid-19 em um posto de saúde da Capital. Ao longo dos anos, postou fotos na Praia Mole e no aeroporto, por exemplo. Em 2023, ela veio passar férias na cidade e, recentemente, apareceu em um vídeo usando um moletom da marca Café Preto Tattoo, criada em Florianópolis.
O primeiro trabalho como modelo veio pouco tempo depois de Bella deixar o Café Barió, em uma campanha de roupas juvenis. Ela foi trabalhando cada vez mais com publicidade até que se mudou para São Paulo, deixou o plano de estudar Psicologia de lado e entrou na Academia Internacional de Cinema (AIC).
De lá para cá, Bella passou no teste para Malhação, adiado pela pandemia, e estreou em Pantanal (2022) como Muda. No ano seguinte, interpretou Jennifer em Vai na Fé. Agora, vive o auge na pele de Maria de Fátima, papel que consolidou sua projeção nacional.
Continua depois da publicidade
O ingrediente do sucesso? “Acreditar em si mesma é o início silencioso de todas as revoluções”, diz uma frase publicada por Bella nas redes sociais nesta sexta, dia em que Vale Tudo chega ao fim.
Veja papeis de bella Campos na Globo
Leia também
Bella Campos, estrela de Vale Tudo, usa marca de roupa de Florianópolis e dono celebra: “Incrível”











