nsc
    an

    Eleições 2020

    NSC TV promove último debate entre candidatos a prefeito de Joinville

    O programa foi apresentado por Rafael Custódio, que atuou como mediador de Darci de Matos e Adriano Silva

    27/11/2020 - 05h00 - Atualizada em: 27/11/2020 - 23h53

    Compartilhe

    Cláudia
    Por Cláudia Morriesen
    foto mostra Rafael Custódio, Adriano Silva e Darci de Matos no estúdio da NSC TV
    Adriano Silva e Darci de Matos participaram do último debate do segundo turno
    (Foto: )

    O último debate entre os candidatos a prefeito de Joinville ocorreu nesta sexta-feira (27), a partir das 22h30, na NSC TV. Adriano Silva (NOVO) e Darci de Matos (PSD) participaram da sabatina mediada pelo apresentador Rafael Custódio no estúdio da NSC TV em Joinville. O objetivo do debate era se basear em perguntas entre os candidatos, de forma a aprofundar os programas de governo.

    > Pesquisa aponta vitória de Adriano Silva em Joinville

    > Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

    Primeiro bloco

    No primeiro bloco, que tinha tema livres, Adriano Silva começou perguntando a Darci de Matos sobre o déficit de vagas na educação infantil. Darci recordou quando criou o programa de creches comunitárias em Joinville e afirmou que irá comprar vagas nas escolas particulares de educação infantil para aumentar as vagas.

    Em seguida, Darci de Matos perguntou a Adriano sobre os benefício e incentivos fiscais. Adriano respondeu que, no Brasil, as empresas sofrem pela carga tributária, pela falta de reforma tributária.  

    Na segunda pergunta feita por Adriano, ele questionou sobre a proposta de Darci de reduzir secretarias. O candidato promete em seu plano reduzir de 23 secretarias atuais para sete secretarias. Darci se disse admirado por acharem "esquisito" sua intenção de reduzir gastos, enquanto seu oponente não falava como será sua reforma administrativa. 

    Ele informou que pretende focar nas secretarias de educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente e agricultura, fazenda, administração em recursos humanos e uma nova secretaria, a da cidadania. Em sua réplica, Adriano lembrou que aglutinar diretorias em poucas secretarias já foi uma decisão que falhou em Joinville.

    Por fim, Darci perguntou a Adriano sobre asfaltamento. Ele respondeu que dará seguimento à pavimentação em Joinville, com atenção especial à zona Sul. 

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    Segundo bloco

    O segundo bloco tinha temas pré-determinados, a partir de oito assuntos que estavam em cartões em uma urna no centro do estúdio. O mediador Rafael Custódio sorteou as perguntas a serem feitas a cada candidato. 

    O primeiro tema sorteado foi saúde. Darci de Matos tinha direito à primeira pergunta do bloco e questionou Adriano sobre seus projetos para a saúde, principalmente para o Hospital São José. Adriano disse que pretende aumentar o atendimento na atenção primária e na saúde da família.

    O tema seguinte foi racismo. Adriano pergutou a Darci como "ele mudaria o seu dia a dia"e trabalhar contra o racismo. O nome da vereadora eleita Ana Lúcia Martins (PT), que sofreu ameaças e ataques racistas após o primeiro turno, foi citado por ambos.

    A pergunta seguinte deveria ser sobre transporte público. Darci pediu a Adriano que explicasse suas propostas para a cidade neste segmento. A última pergunta do segundo bloco foi sobre pavimentação. Adriano questionou Darci como ele pretendia resolver a "cidade dos buracos", como Joinville tem sido chamada. 

    foto mostra o candidato Adriano Silva
    Adriano Silva é candidato a prefeito de Joinville pelo NOVO
    (Foto: )

    > Entrevista: "Vou cortar muitas secretarias e destravar a cidade", diz Darci de Matos

    > Entrevista: "Não posso ser uma ilha, isolada. Temos que pensar na governabilidade", diz Adriano Silva

    foto mostra Darci de Matos no estúdio da NSC
    Darci de Matos é candidato a prefeito de Joinville pelo PSD
    (Foto: )

    Terceiro bloco

    O bloco final também era de tema livre. Adriano Silva começou falando sobre o Centro de Joinville e questionou o oponente como ele pretendia revitalizar a região central. Após sua resposta, Darci destacou a atuação do NOVO em relação ao presidente Bolsonaro e perguntou como o candidato, se for eleito, irá buscar recursos junto ao Governo Federal.

    Em sua segunda pergunta, Adriano pediu que Darci falasse como pretendia melhorar a segurança nos bairros de Joinville. Na última pergunta do debate, Darci salientou que é ficha limpa e perguntou a Adriano que ele falasse o que achava sobre a lei que proíbe a eleição de candidatos condenados.

    > Eleições 2020: Hospital São José tem propostas de difícil execução

    Cada candidato tinha direito a fazer duas perguntas e a responder a duas questões em cada bloco. A ordem foi definida em sorteio feito previamente com representantes de cada campanha, em 20 de novembro. 

    > Novo prefeito deverá priorizar saúde e pavimentação, escolhem eleitores em pesquisa

    O programa começou logo após a novela A Força do Querer, e foi transmitido também pelo G1 SC e pela CBN Joinville (95,3 FM). Na CBN, ocorreu um "esquenta" do debate entre as 22 horas e as 22h40, com apresentação de Jota Deschamps e comentários do colunista de política de AN Jefferson Saavedra e dos comentaristas Upiara Boschi e Anderson Silva. 

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas