nsc
    an

    Eleições 2020

    Segundo turno: pesquisa em Joinville aponta vitória de Adriano Silva

    Candidato do Novo sustenta vantagem do primeiro levantamento e tem 52,2% das intenções de voto contra 32,5% de Darci de Matos (PSD)

    27/11/2020 - 23h08 - Atualizada em: 28/11/2020 - 11h24

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Cristian Edel
    Por Cristian Edel Weiss
    Adriano Silva (NOVO) e Darci de Matos (PSD) disputam o segundo turno
    Adriano Silva (NOVO) e Darci de Matos (PSD) disputam o segundo turno
    (Foto: )

    A última pesquisa antes do segundo turno das Eleições 2020 aponta vitória de Adriano Silva (NOVO) para prefeito de Joinville. Na véspera da votação, o candidato do Novo tem 52,2% das intenções de voto contra 32,5% de Darci de Matos (PSD), de acordo com levantamento do Instituto Paraná de Pesquisas, contratado pela NSC Comunicação. Considerando apenas votos válidos – excluindo brancos, nulos e indecisos – a vantagem é ainda maior, com 61,6% para Silva e 38,4% para Matos. Se vencer no domingo, Adriano Silva será o primeiro prefeito do Novo em todo o país.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    A pesquisa foi realizada com 680 eleitores entre 25 e 27 de novembro, por telefone, devido à pandemia de coronavírus. A primeira pergunta foi em quem o eleitor votaria, caso a eleição fosse realizada naquele dia. Além de 52,2% para Adriano Silva e 32,5% para Darci de Matos, 7,9% disseram que votariam em branco ou nulo e 7,4% afirmaram que não sabem ou não responderam.

    A ascensão de Adriano Silva ao longo da campanha eleitoral foi apontada pelas pesquisas contratadas pela NSC Comunicação. No primeiro levantamento, o candidato começou com 6,6% das intenções de voto e chegou a 13,1% na última pesquisa antes da votação. No resultado do primeiro turno, ele obteve 22,98% dos votos válidos, avançando ao segundo turno contra Darci de Matos, que recebeu 25,3%. Já na primeira pesquisa para o segundo turno, divulgada em 23 de novembro, Adriano aparecia à frente de Darci, com 54,8% das intenções de voto, contra 29,7% do candidato do PSD.

    A margem de erro máxima estimada é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%: é a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

    A vantagem de Adriano Silva é de 19,7 pontos percentuais em relação ao adversário. A distância entre os candidatos teve queda real, ou seja, além da margem de erro, em relação ao apontado na pesquisa divulgada na última segunda-feira pela NSC Comunicação, em que o candidato do Novo estava 25,1 pontos percentuais à frente de Darci de Matos.

    Considerando os votos válidos, a vantagem de Adriano Silva é de 23,2 pontos percentuais. A margem também é menor do que o apresentado na pesquisa anterior, quando estava 29,8 pontos percentuais à frente de Darci de Matos.

    A pesquisa ainda perguntou aos eleitores quem eles acham que será o novo prefeito de Joinville, independentemente do candidato em quem votariam. Nesse questionamento, 57,2% afirmaram que Adriano Silva deve ser eleito no domingo, enquanto 26,8% acreditam que Darci de Matos comandará a maior cidade do Estado ao longo dos próximos quatro anos. Outros 16% não souberam ou não responderam.

    A pesquisa também quis saber o potencial eleitoral de cada candidato. Nesse quesito, o desempenho de Adriano Silva melhorou em relação ao levantamento anterior, com 44% dos entrevistados afirmando que com certeza votariam no candidato para prefeito de Joinville – eram 40,3% no último dia 23. Outros 26,8% disseram que poderiam votar nele e 25,3% informaram que não votariam de jeito nenhum no candidato do Novo.

    Darci de Matos também teve melhor desempenho no potencial eleitoral em relação à pesquisa divulgada em 23 de novembro. O levantamento mostra que 20,1% dos entrevistados disseram que com certeza votariam nele para prefeito de Joinville – eram 15,6% no início da semana. Já 27,8% afirmaram que poderiam votar no candidato do PSD e outros 49,6% informaram que não votariam nele de jeito nenhum.

    FICHA TÉCNICA

    Período avaliado: entre 25 a 27 de novembro de 2020

    Amostra: 680 eleitores

    Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da covid-19

    Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos

    Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

    Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

    Registro no TSE: sob o número SC-03503/2020

    Leia mais sobre as Eleições 2020:

    > Confira todas as pesquisas para as prefeituras de SC

    > Como foi o resultado de Darci e Adriano por região da cidade

    > Como foram as eleições de Joinville decididas no segundo turno

    > Darci de Matos lidera na zona Sul e Adriano Silva tem vantagem na região central de Joinville; veja no mapa do primeiro turno

    > Conheça o perfil dos 19 vereadores eleitos em Joinville

    > Segundo turno das Eleições 2020: data, prazos e calendário eleitoral

    > O que as eleições de 2020 dizem para as de 2022

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas