nsc
an

Eleições 2020

Conheça o perfil dos 19 vereadores eleitos em Joinville

Características mais comuns são: homens, brancos e com ensino superior completo; veja outros dados

17/11/2020 - 15h17 - Atualizada em: 18/11/2020 - 14h33

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Câmara de Vereadores de Joinville
Câmara de Vereadores de Joinville
(Foto: )

Joinville elegeu os 19 vereadores para representar a população na Câmara a partir de janeiro de 2021. As características mais comuns entre os nomes eleitos no último domingo (15), de acordo com as informações declaradas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são: homens, brancos, casados e com ensino superior completo.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

O perfil da maioria dos eleitos retrata as mesmas características mais comuns entre os 552 candidatos que concorreram às vagas no Legislativo. No entanto, o retrato da Câmara para 2021 é um pouco diferente do perfil da população joinvilense em alguns aspectos.

O primeiro deles é relacionado ao gênero. Mesmo que os dados do IBGE mostrem que as mulheres são maioria entre os habitantes de Joinville, com 51,9%, a Câmara terá representatividade feminina de apenas 10,5%, com a presença de duas vereadoras. E o número é ainda menor do que a legislatura atual, composta por três mulheres.

As diferenças também existem em relação à idade. A faixa etária com mais vereadores eleitos neste ano é a de 50 a 59 anos, com sete nomes. Já o Censo 2010, do IBGE, mostra que as faixas etárias que reúnem maior número de habitantes na cidade são de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos. Cada uma delas terá quatro vereadores na próxima legislatura.

Já em relação à escolaridade, foram eleitos 16 parlamentares com ensino superior completo, o que representa 84,2% da Câmara. Enquanto isso, os dados do Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD) de 2019 mostram que apenas 16% da população joinvilense com 25 anos de idade ou mais têm esse grau de escolaridade. A maioria (32,6%) tem apenas o ensino médio completo e superior incompleto.

> Como foram os votos de Darci e Adriano por bairros em Joinville

> Darci de Matos e Adriano Silva falam sobre propostas se eleitos no segundo turno

Veja o perfil dos vereadores por categoria:

Faixa etária

A idade dos vereadores eleitos para a próxima legislatura varia de 26 a 63 anos, sendo mais jovem Lucas Souza (PDT) e o mais velho, Sales (PTB). Em relação à faixa etária, o intervalo de 50 a 59 anos é o mais comum, com sete vereadores. Em seguida, aparecem as faixas de 30 a 39 anos, com quatro parlamentares, e de 40 a 49 anos, com outro quatro. 

63 anos - Sales (PTB) 62 anos - Maurício Peixer (PL) 61 anos - Kiko do Restaurante (PSD) 59 anos - Henrique (MDB) 55 anos - Adilson Girardi (MDB) e Tania Larson (PSL) 54 anos - Ana Lucia Martins (PT) 52 anos - Sidney Sabel (DEM) 50 anos - Cláudio Aragão (MDB) e Osmar Vicente (PSC) 45 anos - Brandel Junior (PODE) 44 anos - Érico Vinicius (Novo) 42 anos - Pastor Ascendino Batista (PSD) 41 anos - Cassiano Ucker (Cidadania) 37 anos - Wilian Tonezi (Patriota) 34 anos - Neto Petters (Novo) 33 anos - Diego Machado (PSDB) 32 anos - Alisson Julio (Novo) 26 anos - Lucas Souza (PDT)

Gênero

Apenas duas mulheres foram eleitas vereadoras em Joinville: Ana Lucia Martins (PT) e Tânia Larson (PSL). O número é menor do que a atual legislatura, que já tem Tânia e outras duas mulheres: Ana Rita (Cidadania) e Iracema Bento (PSDB).

Cor/raça

A legislatura que começará o trabalho em janeiro de 2021 terá 18 vereadores brancos. A única exceção é Ana Lucia Martins (PT), a primeira mulher negra a ser eleita para a Câmara de Joinville. 

> “O racismo é velado em Joinville”, diz primeira vereadora negra eleita na cidade

Escolaridade

Dos 19 vereadores eleitos, 15 têm ensino superior completo, de acordo com os dados declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Kiko do Restaurante (PSD) tem ensino médio completo, enquanto Lucas Souza (PDT) e Sales (PTB) declararam ter ensino superior incompleto.

*Érico Vinicius (Novo) tem graduação em Direito pela FURB e pós-graduação em Gestão Empresarial. Anteriormente, a reportagem informou que ele tinha ensino médio completo, de acordo com as informações declaradas pelo candidato ao TSE. No entanto, a assessoria do vereador eleito afirmou que pode ter havido erro no preenchimento de algumas informações ao TSE.

Estado civil

Entre os eleitos, 15 vereadores declararam ao TSE serem casados. Outros três são solteiros - Alisson Júlio (Novo), Érico Vinicius (Novo) e Lucas Souza (PDT) - e uma vereadora é viúva - Ana Lucia Martins (PT).

Profissão

Além dos quatro vereadores reeleitos, as profissões mais comuns entre os novos parlamentares são administrador e empresário. Diego Machado (PSDB), Osmar Vicente (PSC) e Sidney Sabel (DEM) se declararam como administradores. Já Brandel Júnior (Podemos), Érico Vinicius (Novo) e Kiko do Restaurante (PSD) são empresários na cidade.

Colunistas