nsc
an

Legislativo

Homem, branco, empresário: veja o perfil da maioria dos candidatos a vereador em Joinville

Dados ainda mostram candidatos por faixa etária, escolaridade e estado civil

30/09/2020 - 10h54

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Câmara de Vereadores de Joinville
Câmara de Vereadores de Joinville
(Foto: )

Joinville tem 552 candidatos na disputa pelas 19 vagas para vereador nas Eleições 2020. As características mais comuns entre os nomes registrados pelos partidos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são: homens, brancos, casados e com ensino superior completo.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Como já é histórico em todas as eleições, os homens são a maioria entre os candidatos e representam 67,2% do total, com 371 nomes na disputa. Apesar do aumento de 1,4 ponto percentual na participação feminina em relação à última eleição municipal, os números ainda estão longe de representar a realidade do eleitorado de Joinville, formado em 51,9% por mulheres.

O estado civil é outra informação cadastrada pelos candidatos no momento do registro no TSE. E a maior parte é formada por pessoas casadas (61,7%) e solteiras (23,9%). Ainda aparecem nos dados os divorciados (9,7%), separados judicialmente (2,3%) e viúvos (2,1%).

> Joinville tem recorde de candidatos a prefeito nas eleições 2020

Em relação à cor/raça, os brancos são a maioria com 481 candidatos (87,1%). Em seguida, aparecem os pardos (7,6%) e os pretos (4,5%). A novidade neste ano é a presença de um indígena entre os postulantes ao Legislativo. Duas pessoas ainda se identificaram como amarelas e outra não informou cor/raça ao TSE.

> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Joinville nas Eleições 2020

Uma mudança registrada neste ano foi a faixa etária com maior número de candidatos. Em 2016, havia mais nomes com idade de 45 a 49 anos, mas agora há mais pessoas com 50 a 54 anos entre os concorrentes. Os dados do TSE mostram que a pessoa mais idosa tem 75 a 79 anos, enquanto o mais jovem tem 19 anos.

> Duas alianças devem dividir quase metade do tempo do horário eleitoral

E a escolaridade dos candidatos também apresentou alterações em relação às eleições anteriores. Mesmo que a maioria ainda tenha o ensino superior completo (39,1%), o percentual é menor do que em 2016. O mesmo acontece em relação aos nomes com ensino fundamental completo. Por outro lado, houve aumento nos candidatos com fundamental incompleto, ensino médio, superior incompleto e entre quem apenas lê e escreve.

> “Com Fé”, “Acima de Tudo”, “Juntos”, “Gente”: como as alianças se chamam em Joinville nas Eleições 2020

Já em relação à profissão dos candidatos, os empresários seguem como a maioria. São 58 concorrentes que se declararam desta forma ao TSE, o que representa 10,5% do total. Em seguida, aparecem os aposentados (41 pessoas), comerciantes (33), servidores públicos municipais (23) e administradores (17).

> Eleições 2020: confira as regras e saiba o que pode e o que não pode fazer

Confira o número de candidatos a vereador por partido:

Leia mais:

> Proposta cita criação de secretaria para pavimentação e zeladoria em Joinville

> Proposta sugere novo mercado público em área de terminal de ônibus em Joinville

> Ampliação da duplicação da Santos Dumont entra nas propostas

> Movimento quer a volta da Fundação Cultural em Joinville

> Eleições em Joinville: candidatos preparam estratégia sobre Bolsonaro

Colunistas