nsc
    dc

    Dados

    Eleições 2020: confira as pesquisas em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville

    22/10/2020 - 14h38 - Atualizada em: 23/11/2020 - 09h54

    Compartilhe

    Por Carolina Marasco
    Eleitores de SC irão às urnas em novembro
    Eleitores de SC irão às urnas em novembro
    (Foto: )

    As eleições municipais em 2020 estão marcadas para o dia 15 de novembro, o primeiro turno, e para o dia 29 de novembro, o segundo turno. Até lá, as pesquisas eleitorais são as responsáveis por indicar as intenções de voto dos eleitores catarinenses. Para saber como está o cenário das eleições 2020 em cinco cidades de Santa Catarina, a NSC Comunicação encomendou pesquisas sobre a disputa nas prefeituras.

    Em Florianópolis, a pesquisa Ibope é a responsável por mostrar quais candidatos estão na frente da disputa pela prefeitura da Capital. Em Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville, o instituto Paraná Pesquisas é o que coordena os resultados das entrevistas feitas com eleitores catarinenses.

    > Eleições em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação

    Veja o que dizem as pesquisas para prefeitura de Blumenau e Joinville nas Eleições 2020 - 2º turno

    Pesquisa para prefeitura de Blumenau

    O atual prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), mantém vantagem na corrida eleitoral de 2020 em comparação ao oponente no segundo turno, João Paulo Kleinübing (DEM). Conforme levantamento feito pelo Instituto Paraná de Pesquisas a pedido da NSC Comunicação, se a eleição fosse hoje, a vitória dele ocorreria com 59,2% das intenções de votos, contra 24,7% de Kleinübing.

    > Confira aqui a pesquisa completa do 2º turno em Blumenau

    Pesquisa para prefeitura de Joinville

    O empresário Adriano Silva (NOVO) larga na frente e tem mais da metade das intenções de voto para o segundo turno das eleições municipais 2020 em Joinville, segundo levantamento do Instituto Paraná de Pesquisas, contratado pela NSC Comunicação. Silva apresentou 54,8% da preferência dos entrevistados, contra 29,7% de Darci de Matos (PSD). Se o candidato do NOVO confirmar o favoritismo nas urnas em 29 de novembro, será o único prefeito da sigla em todo o país.

    > Confira aqui a pesquisa completa do 2º turno em Joinville

    Confira o que dizem as pesquisas para prefeitura de Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville nas Eleições 2020 - 1º turno

    Pesquisa Ibope Florianópolis - 14 de Novembro

    Em busca da reeleição, Gean Loureiro (DEM) manteve a chance de vencer no primeiro turno a corrida à prefeitura de Florianópolis, na terceira pesquisa Ibope contratada pela NSC Comunicação. Com 57% das intenções de voto, o atual prefeito sustentou a vantagem sobre os demais candidatos com reais possibilidades de obter os votos necessários neste domingo, 15, em turno único.

    > Confira a pesquisa completa da NSC para a prefeitura de Florianópolis

    Pesquisa Ibope Florianópolis - 2 de Novembro

    O atual prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), aumentou a margem na pesquisa Ibope divulgada em 2 de novembro e aparece na frente com ampla vantagem nas intenções de voto para as eleições 2020

    Segundo pesquisa do Ibope feita a pedido da NSC Comunicação, Gean tem 58% das intenções de voto na Capital, um crescimento de 14 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa, divulgada no dia 5 de outubro. O cenário aponta uma possível vitória de Gean ainda no primeiro turno das eleições, o que não ocorria na pesquisa anterior.

    O Ibope fez o levantamento entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, e entrevistou 602 pessoas em Florianópolis. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

    > Confira aqui o resultado da pesquisa da NSC para prefeitura de Florianópolis divulgada em novembro

    Pesquisa Ibope Florianópolis - 5 de Outubro

    A pesquisa Ibope para prefeitura da Capital ouviu 602 eleitores entre 3 e 5 de outubro, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou menos. O atual prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), saiu na frente na corrida das eleições 2020 e aparece com 44% das intenções de voto na primeira pesquisa eleitoral deste ano.

    Gean está isolado na disputa conforme o cenário da pesquisa, seguido por um empate técnico no limite da margem de erro entre os candidatos Ângela Amin (Progressistas), Pedrão Silvestre (PL) e Elson Pereira (PSOL).

    > Confira aqui o resultado da pesquisa da NSC para prefeitura de Florianópolis divulgada em outubro

    Pesquisa para prefeitura de Criciúma - Novembro

    O atual prefeito, Clésio Salvaro (PSDB), sustentou o favoritismo na segunda pesquisa para a prefeitura de Criciúma, encomendada pela NSC Comunicação ao Instituto Paraná de Pesquisas. Foram ouvidos 640 eleitores, de 6 a 9 novembro.

    Salvaro foi citado por 63,7% dos entrevistados e mantém o primeiro lugar nas intenções de voto em Criciúma.

    > Clique aqui e confira o resultado completo da pesquisa de novembro em Criciúma

    Pesquisa para prefeitura de Criciúma - Outubro

    A primeira pesquisa para prefeitura de Criciúma ouviu 610 eleitores entre 15 e 17 de outubro, com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos. Clésio Salvaro (PSDB) lidera com ampla vantagem a corrida das eleições 2020 em Criciúma, de acordo com pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas a pedido da NSC Comunicação.

    O tucano, que concorre à reeleição, tem 64,6% das intenções de votos, conforme o cenário da pesquisa.

    > Confira aqui o resultado da pesquisa da NSC para prefeitura de Criciúma

    Pesquisa para prefeitura de Chapecó - Novembro

    João Rodrigues (PSD) segue na frente na corrida pela prefeitura de Chapecó nas eleições 2020, conforme pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas, contratada pela NSC Comunicação. Embora tenha recuado numericamente um ponto percentual, o candidato, que já foi eleito prefeito da cidade outras duas vezes, tem 37,9% das intenções de votos, patamar similar ao do levantamento anterior, oscilando dentro da margem de erro.

    > Confira aqui o resultado da pesquisa da NSC para prefeitura de Chapecó divulgada em novembro

    Pesquisa para prefeitura de Chapecó - Outubro

    A pesquisa para prefeitura de Chapecó ouviu 610 eleitores entre 16 e 18 de outubro, com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos. João Rodrigues (PSD) está na frente na corrida pela prefeitura de Chapecó nas eleições 2020, de acordo com pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas, contratada pela NSC Comunicação.

    O candidato do PSD, que já foi eleito prefeito da cidade outras duas vezes, tem 38,9% das intenções de votos, conforme o cenário apontado pela pesquisa. Na segunda posição, aparece o então vereador Cleiton Fossá (MDB).

    > Confira aqui o resultado da pesquisa da NSC para prefeitura de Chapecó divulgada em outubro

    Pesquisa para prefeitura de Blumenau - Novembro

    O atual prefeito Mario Hildebrandt (Podemos) se manteve à frente da disputa pela prefeitura de Blumenau na pesquisa realizada entre os dias 8 e 11 de novembro, com 660 eleitores. Ele tem 33,2% das intenções de voto. Logo atrás estão João Paulo Kleinübing, com 15,2%; Odair Tramontin (NOVO), com 11,2%; e Ricardo Alba (PSL), com 8,9%. Os três empatados dentro do limite da margem de erro. Desta forma, o cenário de segundo turno segue indefinido na cidade.

    > Veja o resultado da pesquisa da NSC para Blumenau divulgada em novembro

    Pesquisa para prefeitura de Blumenau - Outubro

    A pesquisa para prefeitura de Blumenau ouviu 610 eleitores entre 17 e 20 de outubro, com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos. Mário Hildebrandt (Podemos) abre vantagem sobre os demais candidatos na corrida das Eleições 2020 em Blumenau, conforme pesquisa feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas a pedido da NSC Comunicação.

    Hildebrandt, que tenta a reeleição, tem 33,9% das intenções. Atrás dele está João Paulo Kleinübing (DEM), com 15,7%. Se a eleição fosse hoje, de acordo com a pesquisa, iriam para o segundo turno Mário Hildebrandt e João Paulo Kleinübing.

    > Confira aqui o resultado da pesquisa da NSC para prefeitura de Blumenau

    Pesquisa para a prefeitura de Joinville - Novembro

    No segundo levantamento do Instituto Paraná de Pesquisas, contratado pela NSC Comunicação, a situação ficou indefinida nas primeira posições da corrida à prefeitura de Joinville. O candidato Darci de Matos (PSD) segue numericamente em primeiro, com com 23,8% das intenções de votos, mas agora é alcançado por Fernando Krelling (MDB), que tem 16,5%. Os dois estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro. 

    Em seguida está Adriano Silva (NOVO), que teve a maior evolução na nova pesquisa, com crescimento real de 6,5 pontos percentuais, acima da margem de erro. Adriano empata tecnicamente com Fernando Krelling.

    > Veja os dados completos da segunda pesquisa da NSC para a prefeitura de Joinville

    Pesquisa para prefeitura de Joinville - Outubro

    A pesquisa para prefeitura de Joinville ouviu 610 eleitores entre 18 e 20 de outubro, com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos. Darci de Matos (PSD) está na frente na corrida pela prefeitura de Joinville nas eleições 2020, de acordo com pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas, contratada pela NSC Comunicação.

    O candidato do PSD tem 24,1% das intenções de votos, conforme o cenário apontado pela pesquisa. Fernando Krelling (MDB) aparece em segundo, com 15,1%. Mesmo assim, não é possível dizer que, se as eleições fossem nos dias pesquisados, Krelling iria para o segundo turno com Darci de Matos.

    > Confira aqui o resultado da pesquisa da NSC para prefeitura de Joinville

    Eleições 2020: datas, como votar e horário

    As eleições municipais 2020 no Brasil estão marcadas para os dias 15 de novembro – data do primeiro turno – e para 29 de novembro – o segundo turno –. O calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. Porém, as datas e os prazos do pleito precisaram ser adiados pela pandemia do novo coronavírus.

    Com as mudanças impostas pela pandemia do novo coronavíruas, o horário da votação sofreu alterações. Para votar, os eleitores terão mais uma hora: o horário será das 7h às 17h, com horário preferencial para os idosos, das 7h às 10h.

    Para você ficar por dentro de todas as informações sobre a votação, preparamos um guia sobre as eleições municipais 2020 em Santa Catarina.

    O que muda nas eleições 2020?

    Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

    Como saber onde votar?

    O eleitor pode consultar on-line o local de votação, através de ferramenta do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do aplicativo e-Título. A ferramenta permite consultar números do título de eleitor, zona eleitoral e endereço da seção de votação.

    Quem não tiver o número do documento, basta indicar o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. A ferramenta de consulta está disponível desde as eleições de 2014. Confira o passo a passo para consultar o local de votação.

    > SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020

    Como consultar o título de eleitor?

    No site do TSE, a pagina inicial traz a opção 'titulo eleitoral' na área 'serviço ao eleitor'. Para consultar, é preciso preencher o nome completo, o número do título ou o CPF. Nos outros campos, o nome da mãe e a data de nascimento do eleitor. Marcar a verificação e clicar em consultar.

    Com essa pesquisa, é possível conferir o domicílio eleitoral, ou seja, onde a pessoa está habilitada para votar. Zona, seção e local de votação, com endereço e telefone, são mostrados para que o votante relembre onde está registrado para votar. Acesse o passo a passo para consultar o título de eleitor e a situação eleitoral.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas