nsc
    dc

    Fique por dentro

    Eleições 2020: tudo sobre o dia da eleição em Santa Catarina

    Saiba quais são as datas do pleito, como justificar o voto, como consultar os candidatos de cada cidade e muito mais

    01/10/2020 - 11h30 - Atualizada em: 15/11/2020 - 07h43

    Compartilhe

    Por Carolina Marasco
    Cabine de votação nas eleições de SC
    Cabine de votação nas eleições de SC
    (Foto: )

    As eleições municipais de 2020 movimentam o cenário político em Santa Catarina e em todo o Brasil. Se você busca saber todas as informações sobre as eleições, confira abaixo tudo que precisa saber para votar, além das regras da votação, as medidas sanitárias contra o coronavírus e outros assuntos relevantes. 

    Leia as últimas notícias sobre as eleições 2020

    Eleições 2020: datas, como votar e horário

    As eleições municipais 2020 no Brasil ocorrem nos dias 15 de novembro – data do primeiro turno – e 29 de novembro – data do segundo turno. O calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. Porém, as datas e os prazos do pleito precisaram ser adiados pela pandemia do novo coronavírus.

    Com as mudanças impostas pela pandemia do novo coronavíruas, o horário da votação sofreu alterações. Para votar, os eleitores terão mais uma hora: o horário será das 7h às 17h, com horário preferencial para os idosos, das 7h às 10h.

    O que muda nas eleições 2020?

    Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

    Como saber onde votar?

    O eleitor pode consultar on-line o local de votação, através de ferramenta do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do aplicativo e-Título. A ferramenta permite consultar números do título de eleitor, zona eleitoral e endereço da seção de votação.

    Quem não tiver o número do documento, basta indicar o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. A ferramenta de consulta está disponível desde as eleições de 2014. Confira o passo a passo para consultar o local de votação.

    Como consultar o título de eleitor?

    No site do TSE, a pagina inicial traz a opção 'titulo eleitoral' na área 'serviço ao eleitor'. Para consultar, é preciso preencher o nome completo, o número do título ou o CPF. Nos outros campos, o nome da mãe e a data de nascimento do eleitor. Marcar a verificação e clicar em consultar.

    Com essa pesquisa, é possível conferir o domicílio eleitoral, ou seja, onde a pessoa está habilitada para votar. Zona, seção e local de votação, com endereço e telefone, são mostrados para que o votante relembre onde está registrado para votar. Acesse o passo a passo para consultar o título de eleitor e a situação eleitoral.

    Candidatos a vereador apostam em nomes esquisitos para ganhar votos

    As eleições deste ano em Santa Catarina terão nas disputas nomes importantes da política e do cenário internacional: Maduro, Donald Trump, Nixon e até Osama participarão do pleito e tentarão se tornar vereadores para o próximo mandato com diferentes partidos políticos.

    Entre os apelidos (no mínimo) curiosos utilizados por candidatos, estão desde funções exercidas, instituições e alcunhas “carinhosas” — até algumas que remetem a personagens como esses citados acima. Confira aqui a lista completa de nomes esquisitos dos candidatos a vereador em SC.

    Fique por dentro de tudo sobre as eleições municipais 2020 em Santa Catarina

    Datas, prazos e saiba mais sobre o calendário eleitorial 

    Horário da votação

    Regras das eleições 2020

    Biometria está suspensa nas eleições municipais 2020

    Tudo sobre as medidas contra a Covid-19 na hora do voto

    Como consultar o local de votação

    Como consultar o número do título eleitoral

    Como ser mesário nas eleições 2020

    Mesários não pagam concursos públicos em SC

    Tire suas dúvidas sobre urnas eletrônicas

    Eleitor pode justificar voto pelo celular nas eleições municipais 2020

    e-Título e documento de identificação: o que levar pra votar

    Acompanhe as eleições 2020 em tempo real

    Urna eletrônica é segura? Descubra no vídeo:

    Mudança nas regras das eleições municipais

    A eleição municipal de 2020 será marcada por mudanças. O fim das coligações proporcionais, a alteração sobre a prestação de contas dos gastos com advogados e contadores e a suspensão da biometria são os destaques.

    Fim das coligações proporcionais

    Partidos devem indicar nominata própria de candidatos a vereador, com limite de até 150% do total de cadeiras da câmara do município. Na disputa majoritária, para prefeito, as coligações seguem permitidas. A mudança foi instituída em na Emenda Constitucional 97, aprovada em 2017.

    Gastos com advogados e contadores

    Os partidos vão poder pagar despesas de advogados e contadores sem que esses valores entrem no limite imposto aos gastos de campanha. Os partidos ainda vão precisar prestar contas desses gastos à Justiça Eleitoral. Os valores do fundo eleitoral e do fundo partidário, que também poderá ser parcialmente gasto na campanha, ainda serão definidos na lei orçamentária.

    Suspensão da biometria nas eleições 2020

    A identificação dos eleitores por biometria está suspensa nas eleições municipais neste ano. O TSE seguiu recomendação de um grupo de médicos e dos técnicos da corte, que constataram que a identificação por digital poderia representar até 70% do tempo gasto por eleitor para votar.

    A expectativa é que o veto à tecnologia reduza a criação de filas e de aglomerações, o que é recomendável por causa da pandemia do novo coronavírus.

    Como conferir os candidatos a prefeito em SC

    Confira os candidatos a prefeito em 8 cidades de SC

    SC terá 912 candidatos a prefeito e quase 20 mil a vereador

    Quem são os candidatos a prefeito na Grande Florianópolis

    Quem são os candidatos a prefeito em Joinville

    Quem são os candidatos a prefeito em Blumenau

    Quem são os candidatos a prefeito em Chapecó

    Quem são os candidatos a prefeito em Lages

    Quem são os candidatos a prefeito em Criciúma

    Quem são os candidatos a prefeito em Itajaí

    Quem são os candidatos a prefeito em Balneário Camboriú

    Quem são os candidatos a prefeito em Jaraguá do Sul

    Quem são os candidatos a prefeito em Gaspar

    Quem são os candidatos a prefeito em Pomerode

    Quem são os candidatos a prefeito em Indaial

    O que faz o prefeito?

    O que faz o vereador?

    Leia mais:

    > SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas