nsc
dc

Eleições 2020

Ibope Florianópolis: pesquisa aponta vitória de Gean no primeiro turno

Atual prefeito aumentou a margem e tem 58% das intenções de voto. Elson (PSOL), Ângela (Progressistas) e Pedrão (PL) seguem em empate técnico

02/11/2020 - 18h12 - Atualizada em: 03/11/2020 - 09h15

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Gean Loureiro
Atual prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM)
(Foto: )

O atual prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), aumentou a margem em relação aos concorrentes e aparece na frente com ampla vantagem nas intenções de voto para as eleições 2020. Segundo pesquisa do Ibope feita a pedido da NSC Comunicação, Gean tem 58% das intenções de voto na Capital, um crescimento de 14 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa, divulgada no dia 5 de outubro. O cenário aponta uma possível vitória de Gean ainda no primeiro turno das eleições, o que não ocorria na pesquisa anterior.

> Upiara Boschi: Gean dispara no Ibope porque adversários não souberam pautar a campanha

O Ibope fez o levantamento entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, e entrevistou 602 pessoas em Florianópolis. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

> Ânderson Silva: Gean amplia vantagem em meio à crise na campanha

Entre os primeiros colocados na corrida eleitoral, além de Gean apenas o candidato Elson Pereira (PSOL) também cresceu no último mês, passando de 7% das intenções para 13%. Ele segue em um empate técnico dentro dos limites da margem de erro com outros dois concorrentes: Ângela Amin (Progressistas), que tinha 15% das intenções e caiu para 9%, e Pedrão (PL), que tinha 9% e variou dentro da margem de erro para 6%.

A pesquisa traz também o cálculo dos votos válidos, ao excluir os votos brancos, nulos e indecisos. Nessa conta Gean aparece com 64% e consolida o cenário de vitória em primeiro turno. Elson teria 14%, Ângela 10% e Pedrão 7%.

> Eleições 2020 em Florianópolis: quem são os candidatos a vereador

Os números são da pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam com base na lista de candidatos confirmados para as eleições.

Cenário de segundo turno

O Ibope também questionou os eleitores sobre um possível cenário de segundo turno. Foi avaliada apenas uma opção envolvendo os candidatos Gean Loureiro (DEM) e Ângela Amin (Progressistas), com base nos dados da primeira pesquisa do instituto. A simulação não foi feita com o candidato do PSOL, Elson Pereira, porque ele não aparecia com dois dígitos de intenção de voto na pesquisa anterior.

> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020

No possível segundo turno, Gean despontou com 69% das intenções de voto, contra 16% para Ângela. Outros 15% dos entrevistados disseram que votariam em branco/nulo ou que não saberiam escolher.

Ângela segue com maior rejeição

O Ibope também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de forma alguma. A candidata Ângela Amin continua com a maior rejeição, em 40%, com um crescimento em relação aos 32% da primeira pesquisa.

> Eleições 2020 em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação

A rejeição de Gean Loureiro caiu de 18% para 12%, formando um empate técnico com os candidatos Alexander Brasil (12%), Dr. Ricardo (8%), Helio Bairros (9%), Orlando Silva (9%), Pedrão (11%) e Elson Pereira (12%).

Os entrevistados também responderam quem eles acreditam que irá vencer a eleição, independentemente da intenção de voto. A grande maioria (74%) disse que acredita que Gean Loureiro irá vencer o pleito. Na última pesquisa eram 56%. Ângela Amin teve 8% dos votos, seguida por um empate técnico entre todos os outros concorrentes. Outros 10% dos entrevistados não souberam responder.

FICHA TÉCNICA

Período avaliado: entre 31 de outubro e 2 de novembro de 2020

Amostra: 602 eleitores

Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TSE: sob o número 07120/2020.

Colunistas