nsc
hora_de_sc

Executivo

Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020

Primeiro turno das eleições está marcado para o dia 15 de novembro

14/09/2020 - 17h46 - Atualizada em: 23/09/2020 - 08h03

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Florianópolis Ponte Hercilio Luz
Capital tem o segundo maior eleitorado de Santa Catarina
(Foto: )

As eleições municipais em 2020 serão para a escolha de prefeitos e vereadores. Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo turno, para cidades com mais de 200 mil habitantes, será no dia 29 de novembro.

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

Em Florianópolis, dez candidatos foram confirmados para o pleito. A Capital tem 357 mil eleitores cadastrados, o segundo maior número de Santa Catarina.

Em ordem alfabética, veja quem são os candidatos a prefeito de Florianópolis confirmados.

Alex Brasil (PRTB)

Vice: Letícia Mattos (PRTB)

Alex Brasil
Alex Brasil
(Foto: )

Alexander Brasil, o Alex Brasil, tem 43 anos, é advogado e atua em movimentos de direita. Também é formado em Economia e Geografia. Atuou como assessor parlamentar do deputado estadual Jessé Lopes.

Ângela Amin (Progressistas)

Vice: João Batista Nunes (PSDB)

Angela Amin
Ângela Amin
(Foto: )

Ângela Amin tem 66 anos e cumpre atualmente o seu quarto mandato como deputada federal por Santa Catarina - o terceiro em sequência. Ela foi prefeita de Florianópolis por dois mandatos, entre 1997 e 2005, e antes disso ocupou também o cargo de vereadora na Capital. Em 2016 ela chegou ao segundo turno das eleições municipais, mas acabou derrotada por Gean Loureiro por uma diferença de 1153 votos. O vice, João Batista Nunes, é atualmente vice-prefeito da Capital após ser eleito ao lado de Gean Loureiro, que será agora adversário da chapa na eleição.

Elson Pereira (PSOL)

Vice: Lino Peres (PT)

Elson Pereira
Elson Pereira
(Foto: )

Quarto colocado nas eleições para a prefeitura de Florianópolis em 2012 e terceiro em 2016, com 20% dos votos, Elson Pereira disputará o pleito de 2020 com uma união de partidos de esquerda. A chamada "Frente Popular" deve unir PSOL, PDT, PT, PCdoB, PSB, REDE, UP, PCLCP e UCB. Formado em engenharia civil e com pós-doutorado em em urbanismo, Elson Pereira é professor no curso de graduação e no programa de pós-graduação em geografia da UFSC. O vice Lino Peres é vereador na Capital.

Gabriela Santetti (PSTU)

Vice: Diogo Leal (PSTU)

Gabriela Santetti
Gabriela Santetti
(Foto: )

Gabriela Santetti é mestre em educação pela UFSC e atua como professora de história. Ela foi candidata a prefeita e a deputada federal pelo PSTU nas últimas eleições, de 2016 e 2018. Diogo Leal é militante negro e trabalhador do município de Florianópolis. O PSTU decidiu não se coligar e irá disputar a eleição de 2020 com chapa pura.

Gean Loureiro (DEM)

Vice: Topázio Silveira Neto (Republicanos)

Gean Loureiro
Gean Loureiro
(Foto: )

Atual prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro tentará a reeleição para o cargo. Eleito em 2016 após vencer o segundo turno com 50,26% dos votos válidos, Loureiro está na política desde os 19 anos de idade, quando foi eleito vereador em Florianópolis - cargo que ocupou entre 1993 e 2013. Em 2014 foi eleito deputado estadual. Loureiro é formado em Direito e em Administração. O vice, Topázio Neto, é empresário do ramo da tecnologia.

Hélio Bairros (Patriota)

Vice: Edgar Lopes (Patriota)

Helio Bairros
Hélio Bairros
(Foto: )

Empresário e formado em Direito, Helio foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon) por 14 anos. Ele já atuou por 10 anos como procurador do município, e nas eleições de 2020 irá concorrer a um cargo público pela primeira vez. O vice de Helio será o agente aposentado da Polícia Federal, Edgar Lopes, 52. 

Jair Fernandes (PCO)

Vice: Ivan Rubens Dário (PCO)

Jair Fernandes
Jair Fernandes
(Foto: )

Jair Fernandes de Aguiar Ramos tem 34 anos, é técnico em edificações e carpinteiro autônomo. É militante do PCO e concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.

Orlando Silva (Novo)

Vice: Luiz Barboza Neto (Novo)

Orlando Silva
Orlando Silva
(Foto: )

Orlando Silva tem 47 anos, é advogado e professor de Direito Empresarial na UFSC, além de ter sido conselheiro da OAB-SC e presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia. Orlando vai disputar uma eleição pela primeira vez. O candidato a vice-prefeito, Luiz Barboza Neto, de 68 anos, é médico oftalmologista e fundador e atual presidente do Hospital da Visão de SC. Em 2018 ele foi candidato a deputado federal pelo Novo.

Pedrão Silvestre (PL)

Vice: Eduardo Usuy (PL)

Pedrão e Usuy
Pedrão e Eduardo Usuy
(Foto: )

Atualmente em seu segundo mandato como vereador por Florianópolis, Pedrão conseguiu na eleição de 2016 a marca de vereador mais votado da história de Santa Catarina, com 11,1 mil votos. Aos 33 anos, ele é formado em Administração Pública e vai concorrer ao Executivo pela primeira vez.O candidato a vice, Eduardo Usuy, é empresário e engenheiro.

Ricardo Vieira (Solidariedade)

Vice: Guaraci Fagundes (PV)

Ricardo Vieira
Ricardo Vieira
(Foto: )

Ricardo Camargo Vieira é médico de família, com atuação nas redes pública e privada. Mestre em Saúde Pública, ele também foi professor universitário. Vieira foi presidente da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem). Eleito duas vezes, foi vereador em Florianópolis entre 2008 e 2016.

Colunistas