Os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú estiveram frente a frente nesta quinta-feira (26) no debate do NSC Total. André Meirinho (PP), Claudir Maciel (PSB), Marisa Zanoni (PT) e Peeter Grando (PL) passaram cerca de uma hora e meia respondendo a perguntas sobre os respectivos planos de governo e puderam se confrontar diretamente sobre temas livres. O evento foi marcado por uma aparente cordialidade entre os concorrentes, mas eles não deixaram de lado as alfinetadas.

Continua depois da publicidade

A candidata Juliana Pavan (PSD) não participou alegando problemas de saúde na família.

Receba notícias por WhatsApp

A questão do saneamento básico, que comprometeu a balneabilidade das praias de Balneário Camboriú na última temporada, motivou muitos dos questionamentos ao longo do debate. A alta demanda no Hospital Ruth Cardoso, os problemas frequentes de mobilidade, principalmente durante o verão, e os gargalos da BR-101 também apareceram na discussão. A educação não ficou de fora, com apontamentos sobre a compra de vagas privadas em creches públicas.

As propostas para os temas são as mais variadas. Na área da saúde, por exemplo, uma das ações de Claudir Maciel seria a construção de um anexo com 10 andares no Hospital Ruth Cardoso, fruto de uma parceria com empresários da construção civil. Na questão da mobilidade, uma das proposições de Peeter Grando é a criação de corredores de ônibus, como existe em Blumenau. Essa seria uma alternativa para atrair mais usuários ao transporte coletivo e reduzir o número de carros nas ruas. Já André Meirinho promete estudos para o transporte aquaviário, possibilitando uma nova forma de deslocamento de Balneário Camboriú a Navegantes. Marisa Zanoni, por sua vez, afirma que construirá três novas escolas e promete ações de curto prazo na educação básica.

Continua depois da publicidade

Quando o assunto entrou na área da saúde, veio o primeiro embate, protagonizado por Marisa e Peeter. Ela questionou o candidato sobre a posição dele em relação à baixa cobertura vacinal. O candidato deixou claro defender as imunizações já previstas no calendário, mas não outras “impostas”, uma referência às doses contra a Covid-19. Ao ouvir que a falta de imunização mata, Peeter respondeu que a corrupção também provoca danos, em referência à escândalos envolvendo o PT, partido de Marisa.

Outra troca de farpas envolveu Claudir Maciel e também Peeter Grando, que é o candidato apoiado pelo atual prefeito de Balneário Camboriú. Isso porque o prefeiturável do PSB defende a criação de um túnel na BR-101 passando por toda extensão da cidade. Peeter chamou a proposta de “faraônica” e disse que o candidato Claudir era “viajão” e “fanfarrão”. Peeter voltou a ser alvo de alfinetadas por parte de Meirinho, que disse que o candidato do PL “faz de conta” que cuida das pessoas.

Assista ao vídeo do debate

O que vai ser prioridade na largada do mandato

O que será prioridade nos 100 primeiros dias de governo caso cada candidato seja eleito foi a pergunta feita aos aspirantes à prefeitura de Balneário Camboriú no debate.

Mariza destacou a educação, alegando que vai trazer de volta para as unidades de ensino da rede pública crianças atendidas hoje em creches particulares onde o município tem comprado vagas, Frisou também uma mudança na gestão do Hospital Ruth Cardoso e investimentos em moradias populares.

Continua depois da publicidade

Claudir disse que reduzir 50% dos cargos indicados será uma das prioridades na largada de um eventual governo dele, bem como reduzir filas de espera por atendimentos na saúde e cobrar do governo federal a criação de um túnel para a passagem da BR-101.

Peeter, porém, vai na contramão. Diz ser muito mais viável cobrar do governo federal a interligação das marginais da BR-101, o que ele pretende fazer já no início de um eventual gestão, se eleito. Também pontuou que vai de imediato instalar 300 novas câmeras para reforçar a segurança pública e cobrar o governo de SC uma política de estado para resolver a questão dos moradores de rua.

Meirinho, por sua vez, elencou como prioridade a redução de cargos comissionados na prefeitura de Balneário Camboriú e uma auditoria na Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), para resolver a questão do tratamento de esgoto e abastecimento de água no município.

Leia mais

Adolescente de Balneário Camboriú morta em bombardeio mandou mensagem à mãe antes de ataque

FOTOS: Investimento de R$ 100 milhões dará a Itajaí inédito shopping em complexo náutico

Destaques do NSC Total