nsc
    hora_de_sc

    De olho no bolso

    Melhores apps e planilhas para organizar finanças em 2021

    Ainda dá tempo de utilizar as dicas abaixo para deixar a vida financeira mais organizada neste ano

    14/01/2021 - 09h17 - Atualizada em: 14/01/2021 - 09h23

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Hora
    Planilhas e gráficos
    Planilhas e gráficos são aliados para organizar finanças
    (Foto: )

    O ano novo começou e muitas pessoas desejam organizar as finanças em 2021. Em uma análise inicial, essa questão até pode parecer trabalhosa, no entanto, a prática o ajudará a realizar diversos sonhos como a compra da casa própria, de um automóvel novo, um curso de idiomas, iniciar um curso superior, entre outras possibilidades.

    A boa notícia é que há diversos aplicativos que ajudam as pessoas justamente organizarem melhor as finanças. Desse modo, será mais fácil conhecer as suas receitas e quais são os seus gastos cotidianos.

    Pode parecer um pequeno detalhe, mas o conhecimento das receitas e das despesas é o primeiro passo para um bom controle financeiro. Pensando nisso, separamos os principais sites que o auxiliarão a fazer por controle financeiro neste ano.

    > Golpe do WhatsApp: como ativar a segurança em duas etapas para ficar seguro

    1. Guiabolso

    Nesse aplicativo, você faz cadastro do saldo bancário e poderá fazer as suas movimentações para facilitar o planejamento financeiro e verificar quais são os seus gastos. Vale ressaltar que ainda é possível fazer a classificação das despesas e por meio dessa prática será mais fácil verificar onde se gasta mais.

    Após o cadastro inicial, o app fará a sincronização de todas as movimentações automaticamente e de maneira segura. Vale destacar que o aplicativo está disponível para os smartphones Android e iOs.

    2. Mobills

    Essa ferramenta conta com diversas praticidades que facilitam o controle do seu dinheiro, especialmente das despesas recorrentes (acontecem regularmente, como aluguel, internet, contas de água e luz) e dos gastos diários.

    Por meio desse aplicativo, você poderá fazer o cadastro do seu cartão de crédito. Com isso, torna-se mais fácil acompanhar a fatura detalhadamente e, assim, não perder o controle. Sabemos que o cartão de crédito é um dos principais vilões finanças domésticas, por isso, é muito importante estar atento em relação às despesas no crédito.

    O site ainda possibilita quee você defina os objetivos financeiros para a sua vida pessoal e cadastre as metas de gastos visando economizar de maneira constante.

    Outra vantagem proporcionada pela plataforma é a realização do backup e sincronização automáticos dos dados na nuvem. Desse modo, torna-se possível acessar as informações em outros dispositivos (smartphones, tablets, notebooks etc.) sempre que desejar, só é necessário ter acesso à internet. O app está disponível para os sistemas Android e iOs.

    3. Guru

    Essa plataforma é bastante prática, especialmente para quem já tem experiência no mercado financeiro. O aplicativo possibilita o acompanhamento de diversos ativos em tempo real. Entre eles estão rendimento das ações, ETFs (também conhecido como fundos de ações) e fundos imobiliários estão presentes em diversas corretoras.

    Para fazer o acompanhamento, só é necessário fornecer o CEI (Canal Eletrônico do Investidor), serviço oferecido pela B3. Vale ressaltar que o aplicativo ainda possibilita o acompanhamento dos índices da Bolsa de Valores brasileira e de outras existentes no exterior, e também informações em relação ao mercado financeiro. O app é gratuito e está disponível aos usuários dos sistemas Android e iOs.

    4. Organizze

    Por meio dessa ferramenta é possível acessar várias contas bancárias de maneira simultânea e com o saldo consolidado de todas elas. Além disso, o app mostra um demonstrativo de todos os lançamentos feitos em um determinado período (pode ser, por exemplo, em uma semana ou mesmo em um mês).

    Outro aspecto positivo faz referência à possibilidade de você registrar um orçamento em categorias ou subcategorias. Com isso, fica mais fácil definir prioridades, economizar e observar como está sendo gasto o seu dinheiro.

    É importante ressaltar ainda que essa ferramenta não precisa de internet para funcionar, Pois todos os dados são criptografados após a sincronização. O app está disponível nos sistemas Android e iOs.

    5. Controle Financeiro Wisecash

    A plataforma fornece diversos gráficos e resumos por categorias mensalmente e também no final de cada ano. Vale destacar também que essa ferramenta é gratuita.

    Por meio desse aplicativo, você poderá agendar uma determinada transmissão que será feita todos os meses. Com isso, não será preciso fazer a mesma tarefa centro e ainda não há o risco de a pessoa esquecer-se de um determinado compromisso financeiro.

    Outro aspecto positivo do app refere-se à interface intuitiva e fácil de manuseá-la, o que facilita o aprendizado, principalmente aos iniciantes que podem não ter familiaridade com as novas tecnologias ou com os termos técnicos das finanças. O aplicativo está disponível no sistema Android.

    > Conheça os benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde

    6. Kinvo

    O aplicativo faz o cadastro de investimentos distribuídos por instituições financeiras (bancos e corretoras) e possibilita o acompanhamento de maneira simples e centralizada.

    Vale destacar que quem é usuário Premium poderá fazer o acompanhamento e o cadastro de ativos no exterior, como as ações, e verificar a rentabilidade real da carteira de investimentos (isso é feito observando os ganhos da carteira descontando da inflação).

    É importante ressaltar ainda que o aplicativo ainda envia notificações sobre os títulos que estão para vencer. O app conta versão gratuita e Premium e está disponível aos usuários dos sistemas Android e iOs.

    7. Money Wise

    Esse aplicativo possibilita que você elabore orçamentos e anote todas as receitas e despesas. Dessa forma, você terá um maior controle em relação ao destino do seu dinheiro. Vale destacar que o app é intuitivo e possibilita que o cadastramento de cada aquisição seja feita com o objetivo de saber de maneira detalha como a pessoa gastou o dinheiro.

    Desse modo, por meio dessa plataforma, é possível saber se uma determinada pessoa priorizou, por exemplo, gastos essenciais, como os produtos de higiene, alimentação; se gastou mais com lazer etc.

    Por meio do Money Wise ainda é possível criar um orçamento com o objetivo de definir como a pessoa vai gastar o dinheiro, definir diversas metas financeiras e exportar os relatórios de ganhos e despesas a um arquivo de Excel. Vale lembrar que o app está disponível no Android.

    > IPVA 2021: consulte valor e calendário de pagamento em SC

    8. Money Care

    Esse aplicativo é bastante parecido em relação ao Money Wise. Vale ressaltar que a interface é intuitiva e, consequentemente, a curva de aprendizado é otimizada, ou seja, é fácil aprender a utilizar a plataforma.

    Assim como as outras ferramentas, com o Money Care é possível fazer a organização de todos os gastos e receitas de sua família. O aplicativo é brasileiro e a sua versão é em português. O Money Wise está disponível nos sistemas Android e iOs.

    9. Minhas Economias

    Esse app de controle de despesas possibilita que o indivíduo faça um planejamento financeiro preciso. Por meio dessa prática, a pessoa poderá definir prioridades e objetivos, prever os gastos e os saldos da conta bancária. Desse modo, as famílias evitam passar por situações complicadas, como entrar no cheque especial ou mesmo pedir empréstimos com juros abusivos.

    Ainda é possível fazer o cadastramento de lembretes com o objetivo de não esquecer nenhum pagamento. Vale ressaltar que o app possibilita que você fique por dentro das últimas informações sobre o mercado financeiro, o que o ajudará a fazer boas escolhas com o seu dinheiro e, consequentemente, escolher os seus investimentos de acordo com o seu perfil. O aplicativo está disponível nos sistemas Android e iOs.

    10. Cadê Meu Banco

    Esse app é muito útil para quem precisa ir a um banco só de vez em quando. Só é preciso escolher a instituição financeira de sua preferência. Após isso, o programa vai demonstrar quais são as agências mais próximas da sua atual localização. Muito prático isso, não é mesmo? O app está disponível no sistema iOs.

    > IGP-M: entenda por que a inflação do aluguel disparou em 2020

    11. Real Valor

    Por meio desse aplicativo é possível fazer o acompanhamento do rendimento da carteira de investimentos, importar o histórico de transações automaticamente e comparar diversos ativos do mercado financeiro. Além disso, você poderá ver as oscilações dos investimentos em tempo real. O app é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais Android e iOs.

    12. Gorila

    O aplicativo faz a consolidação de investimentos e atualiza os valores de maneira automática, inclusive de aplicações financeiras oriundas do exterior. Além disso, gera relatórios de rentabilidade da carteira por ativos agrupados e isolados. O app está disponível para os aparelhos com o sistema Android.

    13. Money Lover

    Esse programa possibilita o gerenciamento de despesas e facilita a criação de orçamentos. Nesse contexto, quando o orçamento limite é atingido, o próprio aplicativo se encarregará de enviar uma notificação ao usuário. O Money Lover também lembra as faturas a vencer. O app está disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOs.

    14. Idec

    A planilha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é bastante completa e será capaz de ajudá-lo a fazer um controle financeiro completo. A planilha é indicada para quem sabe usar o Excel e pode dedicar tempo com a intenção de controlar as finanças.

    A ferramenta permite fazer a previsão dos rendimentos visando o mês seguinte e fazer a contabilização das contas parceladas. Para baixá-la, é necessário fazer o cadastro no próprio site do Idec.

    Como você pôde perceber, há diversos aplicativos e planilhas que serão capazes de ajudá-lo a fazer o controle financeiro. Vale muito a pena ficar atento nessas ferramentas, pois elas facilitarão o seu trabalho de administrar melhor as finanças da família. Desse modo, você vai garantir um futuro tranquilo junto com as pessoas queridas e poderá realizar os seus sonhos.

    Leia também:

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    Colunistas