A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), indicou que o governo do presidente Lula (PT) chegou ao maior nível de aprovação desde janeiro deste ano. Agora, o petista tem 48% que aprovam a gestão e 49% que desaprovam. No Sul, o presidente Lula também viu a popularidade crescer, conforme o levantamento.

Continua depois da publicidade

Segundo o índice, o resultado indica uma recuperação gradual da popularidade de Lula. As porcentagens foram impulsionadas principalmente por mulheres, eleitores de centro e brasileiros entre 35 e 59 anos.

Em maio, o governo teve a maior diferença, com desaprovação de 57% e aprovação de 40%.

Além disso, a pesquisa também indicou que 49% dos entrevistados avaliam que Lula saiu mais forte após o encontro com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em setembro.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

Quanto às pautas em destaque no país, 41% dos entrevistados acreditam que a reforma do Imposto de Renda, aprovada na Câmara dos Deputados na última semana, trará melhoras importantes nas finanças pessoais. Outros 52% são contra a PL da Dosimetria e consideram justas as penas aplicadas aos condenados pelo 8 de janeiro.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu mais de 2 mil pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Avaliação cresce na Região Sul

A pesquisa ainda divulgou dados por regiões do país. No Sul, o presidente Lula tem aprovação de 41% e desaprovação de 56%. Houve um crescimento em relação ao último levantamento, quando o governo tinha aprovação de 35% e desaprovação de 61%.

Outros apontamentos da pesquisa Genial/Quaest

  • Mulheres voltaram a aprovar mais o governo: 52% aprovam e 45% desaprovam
  • Católicos voltaram a aprovar mais o governo: 54% aprovam e 44% desaprovam
  • Voltou a ter empate entre o público de 60 anos ou mais: 50% aprovam e 46% desaprovam

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim
**Com informações do g1

Leia mais

Quaest: Aprovação de Lula cresce no Sul do Brasil, mas reprovação segue alta