As praias de Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras, além da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, foram novamente pré-aprovadas para receber a Bandeira Azul na temporada 2025/2026.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito após avaliação do Júri Nacional do programa, realizada em junho, e inclui 50 praias e 10 marinas de todo o Brasil que agora seguem para análise do Júri Internacional. O resultado oficial e a cerimônia de entrega estão previstos para outubro, ainda sem data e local definidos.
As praias de Estaleiro e Estaleirinho, bem como a Marina Tedesco, integram o programa desde 2018/2019 e vêm renovando a certificação anualmente. A praia de Taquaras passou a fazer parte da lista em 2022, também mantendo os critérios exigidos desde então.
Criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, o Bandeira Azul é um dos reconhecimentos ambientais mais importantes do mundo.
Senna Tower, prédio gigante de Balneário Camboriú, será um dos mais altos do mundo
Continua depois da publicidade
Ele certifica praias, marinas e embarcações de turismo que cumprem 38 critérios rigorosos nas áreas de qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental. No Brasil, a coordenação do programa é feita pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
A adesão é voluntária e exige comprovação anual do cumprimento das exigências, o que fortalece o compromisso de municípios e operadores náuticos com a sustentabilidade e o turismo responsável.
O Júri Nacional responsável pela pré-seleção é composto por representantes do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Embratur, Secretaria do Patrimônio da União, Instituto Ambientes em Rede, Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e, neste ano, também pela recém-integrada Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur).
Leia mais
Festa do Peixe de Itajaí volta após 2 anos com 15 toneladas de peixe e atrações gratuitas
Como é por dentro do novo prédio luxuoso de Balneário Camboriú