Santa Catarina tem 1.822 casos confirmados de Covid-19 em 2025, segundo dados do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges/SC). Até o momento, são 101 pessoas hospitalizadas no Estado, além de 28 internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). De janeiro até 19 de fevereiro, o Estado acumula 10 mortes pela doença.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os municípios que lideram o número de casos confirmados são Joinville, com 210, Blumenau, com 184 e Chapecó, com 146.

Sobreviventes da Covid-19 em SC lutam contra as sequelas da doença cinco anos depois

Questionada sobre o número de casos da doença com a aproximação do Carnaval, período conhecido pela folia e aglomerações, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) informou que o número não é alarmante, uma vez que “os dados deste ano são menores se comparados ao mesmo período do ano passado”.

Continua depois da publicidade

De janeiro até 19 de fevereiro de 2024, eram 10.536 casos de Covid-19 confirmados, 383 hospitalizações e 92 pessoas internadas em UTIs. Naquele período, o Estado tinha 43 mortos, quatro vezes mais do que o registrado em 2025 até agora.

Neste ano, o Carnaval deve acontecer entre os dias 1º e 5 de março, mas em algumas cidades a folia já começa nesta sexta-feira (21), como é o caso de Florianópolis, que abre as festas com o tradicional Berbigão do Boca. Na capital catarinense, são 35 casos confirmados até o momento.

Se a doença seguir o mesmo padrão do ano passado, o número de casos de Covid-19 pode aumentar após o Carnaval.

Em 2024, a data oficial da folia foi dos dias 9 a 13 de fevereiro. No dia 9, eram 247 casos confirmados no Estado. No dia 13, já eram 353. O número só foi aumentando, passando por um “boom” de casos no meio de fevereiro: no dia 26, eram 850 casos confirmados. Nos três dias anteriores, foram 794, 707 e 686. Após o “pico”, eles passaram a cair aos poucos, mas no dia 10 de março ainda eram 496 casos.

Continua depois da publicidade

Veja a o número de casos confirmados a cada dia de 2024


O gráfico vai de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2024 (Foto: Cieges/SC)

Como está a cobertura vacinal da Covid-19 em SC

A cobertura vacinal monovalente — as duas primeiras doses da vacina e a aplicação do reforço — em Santa Catarina está em 80% para duas doses, 44,5% para três doses e em 14,9% para quatro doses, conforme dados do Ministério da Saúde. A monovalente abrange:

  • Crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade;
  • Crianças entre 5 e 11 anos de idade;
  • Adolescentes e adultos de 12 a 59 anos de idade.

A cobertura vacinal bivalente (aplicadas nos grupos prioritários que já receberam pelo menos duas doses monovalentes prévias) está em 14,19% no Estado.

Continua depois da publicidade

O que recomenda a Dive

A recomendação da Dive para os catarinenses, se os casos começarem a aumentar, é evitar sair de casa. Mas é claro que para os fãs da folia, isso ficará difícil nos próximos dias. Por isso, o ideal passa a ser prestar atenção aos sintomas de febre, tosse, dor de garganta e dores nas articulações musculares ou de cabeça.

Caso eles apareçam, é fundamental evitar aglomerações e “procurar o serviço de saúde mais próximo da residência para o tratamento adequado, especialmente os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, crianças, doentes crônicos etc)”.

Veja as recomendações gerais:

  • Vacinação anual contra a influenza e a Covid-19;
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Usar máscara;
  • Evitar ambientes fechados e aglomeração de pessoas;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosa de olhos, nariz e boca;
  • Manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados,
    maçanetas e corrimãos limpos com álcool;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

A transmissão de doenças respiratórias ocorre quando uma pessoa infectada elimina o vírus em forma de aerossóis, gotículas, ao tossir, espirrar, falar ou, até mesmo, ao tocar na boca, nariz e logo depois em algum objeto.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Vacina contra bronquiolite entra no rol de imunizantes do SUS; saiba quando chega em SC

Cidade de SC consegue reduzir pela metade casos de dengue

Sabrina Sabino: carrapatos em Palhoça e o alerta para febre maculosa

Unimed vai investir R$ 44 milhões na construção de novo hospital em Brusque