Um tiroteio foi registrado neste sábado (13) no campus da Universidade Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos. A polícia local informou que duas pessoas morreram e oito ficaram feridos e foram levados a hospitais em condição grave. Até por volta das 20h50min (pelo horário de Brasília) as autoridades seguiam investigando o caso. As informações são do G1.

Continua depois da publicidade

A universidade ainda diz que ninguém foi preso, segundo o prefeito da cidade de Providence, Brett Smiley. A instituição chegou a emitir um alerta para que estudantes e funcionários permanecessem abrigados, após inicialmente divulgar que um suspeito havia sido detido.

Mais cedo, ao ser informado do tiroteio, o presidente Donald Trump enviou condolências às famílias e vítimas.

Brown retirou o aviso inicial

Segundo a universidade, o ataque ocorreu em um momento de grande movimentação no campus, enquanto estudantes passavam pelo segundo dia dos exames finais do semestre.

Inicialmente, a instituição chegou a informar que um suspeito havia sido detido, mas a notificação foi retirada pouco depois. Em novos comunicados, a Brown reforçou o pedido para que todos permanecessem abrigados até a liberação oficial da área.

Continua depois da publicidade

Em alerta enviado à comunidade acadêmica, a universidade orientou que portas fossem trancadas, celulares silenciados e que os frequentadores seguissem os protocolos de segurança para situações de atirador ativo, como evacuar o local apenas se fosse seguro, se esconder e aguardar novas instruções das autoridades.

Os disparos ocorreram nas proximidades do edifício Barus & Holley, um complexo de sete andares que abriga a escola de engenharia e o departamento de física da instituição. O prédio reúne mais de 100 laboratórios, além de salas de aula e áreas administrativas.

Equipes da polícia da Universidade Brown e da cidade de Providence, além de serviços de emergência, foram mobilizadas para atender a ocorrência. Moradores da região foram orientados a evitar o entorno do campus, enquanto a operação policial seguia em andamento.

O que disse Donald Trump sobre o caso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no fim da tarde que foi informado sobre o tiroteio. Em uma publicação em sua rede social, ele declarou: “Que Deus abençoe as vítimas e suas famílias”.

Continua depois da publicidade

De acordo com Kristy DosReis, chefe de informações públicas da cidade de Providence, as informações ainda são preliminares e seguem sendo apuradas. O FBI informou que está auxiliando nas investigações.