nsc
    santa

    Pandemia

    Autoescolas, batizados e casamentos são liberados em Blumenau em novas medidas contra Covid-19

    Anúncio foi feito pelo prefeito na noite desta sexta-feira

    07/08/2020 - 18h54 - Atualizada em: 07/08/2020 - 20h55

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Autoescolas podem abrir as portas a partir de segunda-feira
    Autoescolas podem abrir as portas a partir de segunda-feira
    (Foto: )

    Autoescolas e cerimônias religiosas serão liberadas em Blumenau nos próximos dias. O prefeito Mário Hildebrandt anunciou as novas flexibilizações na noite desta sexta-feira (7). As aulas de direção podem funcionar sem restrição de horário a partir da próxima segunda-feira (10), já as cerimônias serão permitidas a partir do dia 18.

    > Clique aqui e receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

    A lista inclui batizados, crisma, casamentos (tanto civil quanto religioso) e comunhão. Tudo deve ocorrer com regras que serão detalhadas pela Vigilância Sanitária posteriormente. Uma delas é quanto à capacidade de público dentro das igrejas, estabelecida em 30%. A Diocese de Blumenau, porém, suspendeu cerimônias e celebrações por tempo indeterminado.

    — As normas vão dizer como o casal deve se portar e os demais convidados em relação aos distanciamentos necessários. Algumas já estão previstas, como a questão dos eventos, o jantar depois, que já tem 50% da capacidade do ambiente (como restaurantes, etc) estabelecida — antecipou o prefeito.

    Impaciência de Blumenau ameaça conquistas obtidas com isolamento social As autoescolas precisam seguir as normas já estabelecidas em portaria estadual (número 238), como higienização constante dos carros e aulas teóricas por videoaulas. O funcionamento não terá restrição de horário. Os hotéis também poderão receber clientes, mas com limite de 30% de ocupação. Com o decreto do dia 28 de julho, só era permitida a entrada de trabalhadores a serviço de setores essenciais. Novos hóspedes só seriam permitidos a partir de 17 de agosto. Ou seja, a prefeitura antecipou a possibilidade.  

    Lares de idosos

    A única restrição anunciada nesta sexta foi em relação aos lares de idosos e casas de reabilitação. As regras mais restritivas (a partir de segunda) são quanto à entrada de visitantes, que fica totalmente proibida, assim como as chamadas “creches para idosos” e a chegada de novos moradores, salvo em casos específicos e após diversas análises.

    — Por que estamos restringindo mais? Porque eles são de um grupo muito vulnerável, a maioria das mortes em Blumenau foram de idosos — defendeu Hildebrandt.

    Coronavírus em Blumenau

    O prefeito explicou que as ações de liberação são fruto dos resultados que as medidas restritivas anteriores trouxeram. Nesta semana Blumenau apresentou uma estabilização nos números. Com isso, é a segunda vez em menos de dois dias que a prefeitura anuncia flexibilizações. Na quarta, ampliou horário de funcionamento de estabelecimentos e missas às quartas-feiras.

    Nesta sexta-feira, a taxa de ocupação em UTIs chegou a 90%, depois de semanas acima desse percentual. Há 59 pessoas internadas nos hospitais em estado mais crítico (são 94 espaços dedicados aos pacientes com Covid-19, 31 deles montados em uma “operação de guerra”). 

    Nas enfermarias há 40 pacientes (23%). No total, desde o começo da pandemia, 9.989 pessoas se infectaram. 2.148 continuam em tratamento e 71 perderam a vida devido às complicações da doença.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas