nsc

    Literatura

    Autora de "A Casa das Sete Mulheres" publica romance sobre fundadora da Dudalina

    Obra de Letícia Wierzchowski relata pioneirismo de Adelina Hess e dos imigrantes do Vale do Itajaí

    05/12/2020 - 14h00 - Atualizada em: 05/12/2020 - 19h27

    Compartilhe

    Por Juliana Gomes
    Letícia Wierzchowski é autora de 32 livros
    Letícia Wierzchowski é autora de 32 livros
    (Foto: )

    A vida de Adelina Hess, fundadora da camisaria Dudalina, criada em Santa Catarina, serviu de base para o romance Estrelas Fritas com Açúcar, de Letícia Wierzchowski. A obra é a 32ª na carreira da autora, mais conhecida pelo livro A Casa das Sete Mulheres, adaptadado para uma série da TV Globo em 2003.

    Adelina é uma das primeiras mulheres empreendedoras do Brasil, seu trabalho deu origem a uma das maiores camisarias da América Latina, na década de 1940, em Luiz Alves, no Vale do Itajaí. Ela morreu em 2008, aos 82 anos, em Blumenau. 

    - Dona Adelina foi uma das primeiras mulheres do Brasil que começou um negócio e levou a termo, num mundo em que as mulheres ficavam em casa criando filhos, coisa que ela não deixou de fazer, de maneira impressionante. Criou todos os 16 filhos e um dos maiores negócios do país - relatou Letícia. 

    Ouça entrevista:

    No romance, está não só a história da família Hess mas também muito do pioneirismo dos imigrantes que colonizaram Santa Catarina. 

    - Contar a história dela é também contar a história do casamento dela. Ela foi casada com Duda, que teve a sabedoria e a generosidade de entender que ela não era uma mulher convencional para a época. O romance conta a história dela, mas conta a história de toda uma gente do Vale do Itajaí, pessoas que foram imigrantes que vieram da Europa e começaram a transformar o ramo da confecção num negócio, que virou um polo industrial no mundo - destacou a autora. 

    Leia também:

    Empresa dona da Dudalina fecha acordo com credores Empresa dona da Dudalina conclui processo de recuperação extrajudicial

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas