Políticos usaram as redes sociais para comentar a invasão aos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto durante atos antidemocráticos neste domingo (8), em Brasília.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O grupo chegou às sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário depois de deixar o Quartel General do Exército e marchar pela Esplanada dos Ministérios.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disparou bombas de gás para conter os manifestantes, que ocuparam as cúpulas do Congresso e invadiram áreas internas do prédio. No Palácio do Planalto, os grupos quebraram vidraças e invadiram a rampa de acesso ao prédio, além de depredar móveis e artigos de escritório.
Bolsonaristas radicais invadem Congresso e STF e entram em confronto com a polícia em Brasília
Continua depois da publicidade
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, afirmou que está em contato com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Um recado aos democratas: vamos nos unir! Não podemos tolerar que a casa do povo seja atacada por terroristas”, escreveu.
Outros políticos da base do governo também se manifestaram. A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, chamou o governo do Distrito Federal de “irresponsável” pela atuação das forças de segurança contra os atos.
“Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer”, escreveu. Os atos também foram rechaçados por nomes como Marcelo Freixo (PT-RJ), Guilherme Boulos (PSol – SP), Humberto Costa (PT-PE), Sâmia Bomfim (PSol – SP) e Ciro Nogueira (PP-PI).
Veja posicionamento de autoridades
Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contato permanente. O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) January 8, 2023Continua depois da publicidade
Acabei de falar com o presidente do Congresso Nacional, @rodrigopacheco, e fui informado que todas a providências legais estão sendo tomadas. Um recado aos democratas: vamos nos unir! Não podemos tolerar que a casa do povo seja atacada por terroristas. A Democracia é mais forte!
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) January 8, 2023
Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 8, 2023
PM do DF permitiu absurdamente a entrada de bolsonaristas no Congresso Nacional e a aproximação ao Palácio do Planalto. Os golpistas, com ou sem farda, têm que ser responsabilizados e presos!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 8, 2023
Um lado subiu a rampa pedindo democracia para sempre. Outro lado invadiu usando práticas terroristas. Esses terroristas não representam o Brasil.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 8, 2023Continua depois da publicidade
É preciso investigar se houve alguma condescedência de autoridades. E ter a nitidez de que o grande responsável por essa atrocidade está foragido do país há uma semana. Punição para todos eles já!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) January 8, 2023
Peço a todos equilíbrio e sensatez. A democracia se fortalece no contraditório e no respeito às diferenças.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) January 8, 2023