Com o encerramento das atividades do Kindermann, de Caçador, a parceria entre a equipe de futebol feminino e o Avaí terá um novo rumo a partir de agora. O time passa a se chamar Avaí Futebol Clube Feminino e será totalmente integrado ao Leão da Ilha a partir de 2023.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
A parceria, que havia se encerrado no final da última temporada, retorna até o dezembro de 2022.
Na última segunda-feira, Edison Roberto de Souza, conselheiro do Avaí, tomou posse como presidente da equipe feminina. A intenção é que ele trabalhe na transição dos clubes.
Depois do falecimento do fundador da equipe feminina, Salézio Kindermann, em maio de 2021, a família do patriarca decidiu, ao final do ano, encerrar as atividades do futebol e abrir mão da vaga na Série A1 do Brasileiro caso outro gestor não assume a administração do clube.
Continua depois da publicidade
Na cerimônia, o presidente do Avaí, Júlio Heerdt, propôs uma homenagem para eternizar Salézio Kindermann. O Avaí vai incluir as iniciais do fundador da equipe, “SK”, no uniforme feminino.
Que fique eternizado o legado do Salézio e da família para o futebol feminino — disse Júlio Heerdt
Histórico recente
Na última temporada, o Avaí Kindermann foi o oitavo colocado da primeira fase da competição, avançou às quartas de final, mas acabou eliminado pelo Corinthians, que ficou com o título em cima do Palmeiras na decisão. Também em 2021, as Avaianas Caçadoras disputaram duas Libertadores. Na edição válida pela temporada de 2020, que não ocorreu por conta da pandemia, a equipe caiu na primeira fase. Na edição válida por 2021, foi eliminada nas quartas de final, nos pênaltis, para o Santa Fé.
O maior título do Kindermann foi em 2015, na conquista da Copa do Brasil. Além disso, também foi, por duas vezes, vice-campeão brasileiro.