Uma das aves mais conhecidas em Blumenau é a aracuã, que canta todas as manhãs e fins da tarde nas copas das árvores. Em 2010, uma votação popular elegeu a aracuã-pintada como ave-símbolo da cidade, com mais de 14 mil votos de 51.774 moradores que participaram — cerca de 18% da população na época. Porém, uma confusão feita há 14 anos fez com que os blumenauenses tivessem como símbolo ambiental uma espécie que, na prática, nunca voou pela cidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias pelo nosso canal do WhatsApp

E tudo aconteceu porque uma lei de 2011 oficializou como ave-símbolo de Blumenau a Ortalis gutatta — como, inclusive, consta no documento da lei municipal. O problema é que esse animal não habita a região sul do Brasil. Essa confusão foi o que motivou a correção da legislação, que foi publicada nos últimos dias no Diário Oficial do Município. E qual a ave-símbolo agora? Ainda é a aracuã, porém, a espécie que de fato faz parte da nossa fauna blumenauense: a aracuã-escamosa (Ortalis squamata).

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau foi quem identificou o erro e solicitou a alteração. Uma análise foi feita pelos biólogos Jerriane Oliveira Gomes e Arnor Bublitz Filho. O parecer técnico reitera que não há qualquer registro da espécie Ortalis guttata no Sul do país e argumenta que o nome científico correto é fundamental para uma comunicação, pesquisa e conservação da biodiversidade.

E qual a diferença entre uma espécie e outra?

Julio César de Souza Junior é médico veterinário e professor universitário que atua no Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau (Saasblu). Ele explica que, na cidade, há somente uma espécie desta ave, que seria a aracuã-escamosa (Ortalis squamata), que tanto ouvimos cantar nas árvores. Esta espécie é encontrada predominantemente em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Continua depois da publicidade

— É muito comum encontrá-las em fragmentos florestais urbanos em Blumenau. Habitando as bordas das florestas e atravessando de um fragmento a outro nas cidades — explica.

A espécie indicada como ave-símbolo em 2011, a aracuã-pintada (Ortalis guttata), habita predominantemente os estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre, Pará e Amazonas. O professor confirma que se tratou de um erro taxonômico, ou seja, quando ocorre um erro na classificação ou na nomenclatura de seres vivos ou outros objetos. 

— Acredito que tenha sido um erro na publicação da lei. Quem escreveu não tinha conhecimento técnico e não buscou orientação ou não teve a orientação correta — finaliza.

Leia também:

Esses são os seis problemas que mais fazem o blumenauense reclamar na prefeitura

Como era a Praia do Gravatá em Navegantes antes dos prédios; veja fotos do passado

Empresas ensaiam disputa pela milionária gestão financeira da Oktoberfest Blumenau