Desde que a prefeitura de Blumenau decidiu proibir por completo a passagem de carros de passeio e motos no corredor de ônibus da Avenida Martin Luther, houve um aumento no número de infrações por conta do desrespeito à regra. Porém, engana-se quem pensa que o trecho campeão de multas é a avenida do bairro Victor Konder. Ela está, inclusive, somente no terceiro lugar do ranking.

Continua depois da publicidade

Receber as notícias do NSC Total Blumenau pelo Canal do WhatsApp

Há alguns anos o corredor de ônibus da Avenida Martin Luther foi liberado para todos os veículos entre 16h30min e 19h. Nos outros locais, apenas os agentes de trânsito liberam excepcionalmente as faixas do transporte coletivo se houver muita necessidade.

Porém, em março deste ano a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) entendeu que a intenção de desafogar o tráfego não teve o resultado esperado e determinou que o corredor da Martin Luther se tornasse exclusivo aos ônibus em qualquer hora do dia, inclusive das 16h30min às 19h.

Houve repercussão nas redes sociais e, na vida real, centenas de motoristas ignoraram a ordem. Flagrantes feitos na primeira semana de proibição pelo fotojornalista do NSC Total Blumenau, Patrick Rodrigues, mostraram em menos de uma hora dezenas de motoristas e motociclistas cometendo infrações.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos flagrantes

Naquele momento, no entanto, a fiscalização era educativa. O risco de multa começou a ocorrer apenas no dia 1º deste mês. Desde então, 17 condutores foram notificados por transitar no corredor da Martin Luther. Porém, ao analisar as infrações em todos os pontos em que há passagem exclusiva para os ônibus na cidade, o campeão de multas é outro.

Conforme dados da SMTT, a primeira colocação em infrações pertence à Avenida Beira-Rio, que foi palco de 73 notificações neste ano até segunda-feira (7). A Rua São Paulo ficou em segundo lugar, com 64 multas. O ranking fecha com a Avenida Martin Luther, com 43 infrações.

Para a SMTT, há apenas uma explicação: o desrespeito.

Foco no transporte coletivo

— O corredor volta a ser exclusivo para ônibus, o que vai beneficiar o transporte público, que é uma das nossas prioridades para melhorar o trânsito em Blumenau — disse, à época da liberação, o secretário da SMTT, Fábio Campos.

Segundo a secretaria, transitar pelo corredor de ônibus é infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e que gera sete pontos na carteira de habilitação. Além dos ônibus, vans escolares em horários pré-determinados e táxis com passageiros também têm autorização para usar a pista exclusiva.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Blumenau anuncia “muralha” da segurança pública com câmeras e reconhecimento facial